domingo, 13 de março de 2011

Arroz de Pato

Almoço de Domingo: arroz de pato! O tão típico arroz de pato, tão tradicional que ao mesmo tempo tem tantas formas de fazer. Eu aprendi com a minha mãe, claro que o dela fica muito melhor que o meu, acho que as mães têm o poder de transformar tudo em algo muito bom! Mas o meu não ficou muito atrás. Ora vejam...



Ingredientes:
1/2 pato caseiro
2 chávenas de chá de arroz (desta vez utilizei arroz vaporizado que era o que tinha)
1 Cebola
2 Cravinhos
Chouriço
1 Cenoura
Sal
Pimenta
1/2 Caldo de Carne
2 gemas

Preparação:
Depois do pato cortado em pedaços (não necessitam de ser pedaços muito pequenos) vai a cozer numa panela com água que cubra todo o pato. Á agua da cozedura junte metade de uma cebola com os dois cravinhos espetados, o chouriço, a cenoura, sal e pimenta a gosto e o 1/2 caldo de carne, só para dar mais sabor. O pato fica a cozer durante cerca de 35-40 minutos até ficar tenro.
Depois de cozido, retira-se o pato da água e deixa-se arrefecer um pouco, reserve também a água da cozedura.
Entretanto começa-se a fazer o arroz. Faz-se um refogado com cebola e azeite, depois da cebola loura junta-se 2 chávenas de arroz e cerca de 4 chávenas da água da cozedura do pato (junta-se mais água se o arroz começar a secar muito).
Enquanto o arroz fica a cozer, vamos desfiando o pato. O chouriço que cozeu com o pato, eu corto ás rodelas, mas algum dele corto em pedaços bem pequenos e junto ao pato desfiado, o resto fica para decoração.
Depois do arroz cozido, num tabuleiro de ir ao forno, põe-se uma camada de arroz, depois o pato e por fim outra camada de arroz. Esta ultima camada é pincelada com as duas gemas e decorada com o chouriço. Vai ao forno a 180º cerca de 30 minutos até ficar tostado e está pronto. Fica muito bem com uma salada de alface como acompanhamento.

2 comentários:

  1. Uma receita que eu adoro, a parte chata é desfiar o pato,lol!
    Ficou com um aspecto de comer e chorar por mais.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  2. O que fazemos com a cenoura e a cebola da cozedura???

    ResponderEliminar