segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Risoto de Cogumelos Shitake e Curcuma

Sabiam que o nosso organismo está preparado para se curar de todo o tipo de afeções sem recorrer a qualquer tipo de medicação? A única coisa de que ele precisa é dos estímulos certos!Claro que se lhe damos os estímulos errados relacionados com o nosso estilo de vida, como a alimentação, sedentarismo, tabaco ou a esposição solar, ele vai reagir da pior forma. E o que temos que fazer quando isso acontece? Restabelecer o equilíbrio!

No meu caso, tendo todas as características de risco como a pele clara, olhos claros e muitos sinais, a esposição solar inconsciente quando era nova teve as piores consequências. Acredito, no entanto, que nada acontece por acaso e se não fosso o cancro não saberia as coisas que sei agora, não me tinha aproximado tanto de certas pessoas que descobri serem tão importantes na minha vida, não tinha dito tantas vezes a algumas pessoas que gosto delas, não tinha aprendido a ver a vida como a vejo agora. Afinal, nem tudo nesta doença é mau, há que saber ver SEMPRE o lado positivo por muito mau que sejam as situações.

A receita que vos quero mostrar hoje tem tem alguns daquele SUPERALIMENTOS que deviam sempre fazer parte da nossa alimentação e ainda mais no combate ao cancro. Falo dos cogumelos shitake e da curcuma.

Os cogumelos no geral são um alimento super nutritivo e muito versátil, dá para fazer tudo com eles, uso muitas vezes por semana. Em especial alguns deles têm propriedades estraordinárias.
Os shitake são cogumelos muito consumidos entre os povos asiáticos e por algum motivo estes são dos povos com menos incidência de cancro. Têm muitas propriedades medicinais, estão carregados de nutrientes, proteínas e aminoácidos essenciais. Têm um poder enorme de fortalecer o sistema imunitário, inibindo, especialmente, o desenvolvimento das celulas cancerígenas.

No que diz respeito à curcuma, podemos encontrá-la fácilmente nos supermercados como o Açafrão das Índias, e é mais um inimígo do cancro. Eu consegui encontrar esta especiaria na sua forma mais primitiva, como raíz, muito parecida com o gengibre. Utilizo muito, em quase tudo. Tem um grande poder anti-inflamatório e antioxidante. Vários estudos foram feitos com a utilização de células tumorais in vitro, onde se viu que esta especiaria inibe o crescimento do cancro e induz a sua apoptose (destruição) com um efeito muito semelhante á quimioterapia, sendo, no entanto selectiva. O seu efeito é potenciado quando junta com a pimenta preta.

Claro que todos os poderes destes alimentos (e outros que falarei depois) estão comprovados com estudos e investigações científicas. Quem me conhece sabe que não sou pessoa de acreditar em tudo o que me dizem sem primeiro fazer a minha própria pesquisa e, acreditem, a minha pesquisa tem sido imensa!...

Vamos à receita:

Ingredientes:
Arroz carolino ou de risoto
Cebola
Alho françês
Cenoura
Cravinho
Cogumelos shitake e outros
Queijo creme vegetal (usei este)
Miso (usado para fazer sopa, mas também como tempero, comprei este)
Molho de soja
Sal
Pimenta preta
Curcuma/Açafrão
Cebolinho

Preparação:
Como os meus shitake estavam desidratados, deixei em água durante uma meia hora até estarem mais macios. Reserva-se a água.
Caldo:
Começamos por preparar o caldo do risoto. Numa panela pica-se a cebola e faz-se um refogado com azeite, junta-se o alho françês ás rodelas e a cenoura também ás rodelas. Depois acrescenta-se a água dos cogumelos que desidrataram. Tempera-se com um pouco de sal, pimenta, acrescenta-se uns paus de cravinho e deixa-se ferver uns 10 minutos. Depois de desligar acrescenta-se uma colher de chá de miso (Atenção que é muito salgado). O miso não deve ferver pois perderá as suas propriedades.
Reserva-se o caldo.

Arroz:
Numa panela com um pouco de azeite salteiam-se os cogumelos cortados em pedaços, acrescenta-se o arroz e deixa-se fritar um minuto. Retificam-se os temperos e junta-se a curcuma ralada. Depois vai-se acrescentando o caldo previamente feito aos poucos. Mexendo sempre, nesta fase não nos podemos descuidar para o arroz não agarrar ao fundo. O arroz deve ter sempre algum caldo. Entretanto ele começa a deitar alguma goma e começa a ficar mais espesso, nesta altura estará quase cozido. Não deixar cozer demasiado para não ficar desfeito. Depois de cozido, apaga-se o lume e acrescenta-se uma colher de sopa de queijo creme e mexe-se muito bem. Este vai-lhe dar uma cremosidade especial.
No fim, pode-se pôr algumas ervas frescas por cima, eu usei o cebolinho.



Boa Semana =)


3 comentários:

  1. Gosto muito de risotto com cogumelos e achei este cheio de sabores que eu gosto
    E com um aspecto fabuloso
    Boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Adorei a sugestão.

    Que excelente aspecto.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/01/alho-frances-espiritual-e-banana-frita.html

    ResponderEliminar
  3. Que linda apresentação tem este risotto :)
    Beijinho e boa semana.

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar