terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Bolo de Côco e Cenoura (Sem Glúten, sem Leite, sem Ovos)

Uma das coisas que tenho tentado cortar ao máximo desde que iniciei esta dieta, é o trigo. Não é fácil, pois tudo à nossa volta tem trigo. A maioria dos pães, mesmo os que dizem ser de centeio, têm sempre farinha de trigo, as bolachas, as massas, quase tudo tem trigo. Então torna-se complicado, no entanto, cortando aqui e ali é possivél restringir bastante.

E porquê cortar no trigo?

A farinha de trigo branca é uma farinha refinada, é o que se chama de alimento morto, pois devido ao processo de refinação, são lhe retiradas todas as suas propriedades nutritivas. Muito resumidamente o que faz a farinha trigo:

- Aumenta os niveis de glicémia no sangue;
- É altamente inflamatória (daí muitas pessoas sofrerem de doença celiaca);
- Acidifica o sangue;
- Muitas vezes é géneticamente modificado (GMO), a comprar optar sempre os que tiverem o símbolo BIO

Estes 3 principais maleficios são também altamente cancerigenos, logo, é preciso cortá-los ao máximo. O que tenho tentado é fazer os meus prórpios bolos e pães. Dá algum trabalho, mas compensa. Uso vários tipos de farinhas diferentes e tenho conseguido receitas muito boas. Não podemos querer que os bolos sejam altos e fofos, pois é o glúten do trigo que confere essa propriedade aos bolos e pães, no entanto são muito bons na mesma.

Esta receita foi adaptada do livro "Cozinha Vegetariana para quem quer poupar" de Gabiela Oliveira.



Ingredientes:
- 1 cenoura crua
- 1chávena de farinha de milho
- 1/2 chávena de farinha de arroz
- 1 chávena de açucar de côco
- 1/2 chávena de côco ralado
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 1 colher de café de bicarbonato de sódio
- 1 e 1/2 chávena de leite vegetal
- 1/2 chávena de azeite
- 1 colher de sobremesa de sumo de limão
- Côco ralado para polvilhar

Preparação:
Ralar as cenouras e reservar. Juntar primeiro as farinhas, o açucar, o côco, o fermento e o bicarbonato. À parte juntar o leite, o azeite e o sumo de limão. Verte-se a mistura liquida nas farinhas misturando com uma vara de arames até se obter uma massa homogenea. Acrescentar a cenoura e mexer.
Untar uma forma com manteiga e polvilhar com farinha. Deita-se a massa na mesma e vai ao forno pré-aquecido a 180º durante uns 35minutos.

Polvilhar com o côco e está pronto!
Enjoy :)


1 comentário:

  1. Adorei o interior do bolo, ficou delicioso!
    Desconheço o açúcar de côco, aqui só encontro o óleo.
    Tenho tentado algumas receitas de pão sem farinha de trigo, mas a consistência não fica das melhores... se houver alguma que possa partilhar, gostava muito! :)

    ResponderEliminar