quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Manteiga de Amendoim Caseira

Quando deixamos de consumir lácteos há que encontrar outras opções para os substituir e para complementar os lanches e pequenos almoços.
 Pensava que me ia ser muito difícil deixar o leite de vaca mas na realidade o pior foi mesmo a manteiga e o queijo. Entretanto encontrei, nas lojas de produtos naturais, queijo e manteija vegetal que realmente são muito bons. Mas atenção, é sempre bom ler os rótulos! Agora leio sempre os rótulos de tudo e nem imaginam as suspresas que tenho. Experimentem ler os ingredientes dos produtos e começamos a aperceber-nos do markting da coisa. Quantas vezes não vemos, nas embalagens de manteiga, por exemplo, manteiga "100% vegetal" e depois vamos ler os ingredientes e eis que diz o seguinte: "pode conter vestigios de leite de vaca". Que raio! Não dizia 100% vegetal?? Pois bem, por isso o melhor é ler sempre os rótulos, ou então fazemos a nossa própria manteiga em casa! Claro que não vamos fazer manteiga de vaca, mas temos sempre as manteigas de amendoim, caju ou avelãs, por exemplo, que são muito fáceis de fazer.

Já agora em relação ás Oleaginosas, assim se chamam estes frutos, como o próprio nome indica, têm óleos e gorduros. São frutos com algumas calorias, mas estão cheios de nutrientes. Qualquer um deles são uma grande fonte de magnésio, cálcio, ferro e proteina. Saibam por exemplo que 100gr de avelãs possui mais cálcio que um copo de leite de vaca, e esta heim?

Vamos então à receita:
Ingredientes:
- 1 chávena de amendoins descascados
- Sal ou Agave a gosto (conforme se queira doce ou salgado)

Preparação:
Torrar ligeiramente os amendoins no forno, eles ficaram brilhantes e facilita a extração do óleo.
Numa liquidificadora colocar os amendoins e triturar até se obter um creme aveludado (este processo pode demorar alguns minutos), juntar o sal ou o agave e triturar mais um pouco. Está feito.


2 comentários:

  1. Já vi uma vez e gostei, mas gostei mais da tua receita .
    O aspecto esta bem delicioso
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Costumo fazer, normalmente junto um pouco de óleo de amendoim para intensificar o sabor

    ResponderEliminar