terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Uma looonga ausência.... Uma mudança radical!

Foram uns longos meses de ausência....
Muitas mudanças na minha vida, muita coisa aconteceu...
Não queria deixar de aproveitar o blog para partilhar um pouco dessa mudança que aconteceu na minha vida, principalmente no que diz respeito à alimentação. Poderei ser uma ajuda para outros, poderei ajudar a quebrar alguns mitos, sei que não sou nenhuma especialista, mas tenho a experiência de quem passou por tudo na primeira pessoa!
Descobri (talvez da pior maneira!) que a alimentação para além de servir para saciar a nossa fome e a gula, serve ainda como prevenção e cura para muitas doenças, é, literalmente, uma farmácia! Não estou a falar do que ouvi dizer, do que li um dia numa revista ou do que a vizinha me disse, falo de estudos cientificos, falo de medicina, aquela a que chamam "alternativa"!

E porquê esta mudança de hábitos?
Pois bem... Num dia estou bem, aparentemente "saudável", grávida, feliz da vida, com milhares de planos na minha cabeça, e no dia a seguir estou internada num hospital com o diagnóstico daquela que é a mais temida doença do século, aquela que dizemos só acontecer aos outros, aquela com que lido todos os dias na minha profissão...o cancro!
E o que se faz quando nos tiram o chão que pisamos todos os dias? Não temos alternativa.... Temos que lutar, temos que seguir em frente! Sou demasiado nova para morrer, para me resignar, para desistir, por muito mau que seja o cenário que me pintem. Não sei como isto vai acabar (afinal, ninguem sabe, não é?), mas acreditem... não vai acabar sem dar luta!

E onde entra a alimentação? Vejamos.... Apareceu como que por magia, no ecrã do meu computador o titulo de um livro chamado "Dieta Anti-cancro". Titulo sugestivo, certo? Dada a minha situação, despertou de imediato o meu interesse, li algumas paginas e não hesitei em marcar uma consulta com a autora do livro, Drª Magda Roma, nutricionista.
Depois de um longo e sofrido internamento, esta consulta foi o melhor que me aconteceu. Para além do optimismo de quem já viu dezenas de casos de sucesso, de quem tem a certeza daquilo que faz, a Drª Magda deu me uma nova esperança, novos objetivos e novos planos. Fez me crer que ia correr tudo bem, e não era por "obra e graça do espirito santo", era com trabalho.
Depois desta consulta, de pesquisas e mais pesquisas, de livros e mais livros estudados, o meu interesse foi crescendo. Como é que eu nao sabia destas coisas?? Como é que os médicos não me advertiram para estas coisas?...
Não pus de parte o tratamento convencional, porque como é um tratamento recente não me deblita o sistema imunitário, mas completei com a alimentação.
Tornei-me então Vegan!! Cortei tudo de origem aninal, a proteina animal é um dos alimentos preferidos do grande "C", cortei os açucares refinados, outra iguaria que ele aprecia, dediquei especial atenção a todos aqueles alimentos que provocam a apoptose das células cancerigenas, ou seja a sua morte.
4 meses depois, houve uma melhoria enorme no meu estado clinico desde o diagnóstico! Estou longe da cura, mas acredito cada vez mais nela!

Quero por isso partilhar um pouco daquilo que tenho feito, tenho cozinhado coisas fantasticas sem recorrer a nada de origem animal. Coisas que nunca pensei cozinhar...
Vou tentar postar, com a frequência que me for possivél, alguns destes petiscos que tenho feito, ao mesmo tempo que vou transmitindo um pouco daquilo que tenho aprendido!

Bem...
Acho que estava mesmo a precisar de escrever este post!!
Beijos e abraços, vão acompanhando os próximo episódios!! =)

10 comentários:

  1. És um exemplo de vida! Beijinho!

    Hélder Mota

    ResponderEliminar
  2. Um grande beijinho e que bom estares de volta. Que seja com essa coragem e mudanças positivas. Aqui em casa também o cancro se passeia pela pessoa que mais amo, o meu marido, diagnosticado com um Linfoma e para ele e por ele e também por todos nós alterei um pouco a alimentação aqui em casa mas vendo esta tua partilha ainda muito tenho a fazer mas vou estar atenta ás tuas partilhas e receitas, combinado?

    Abraço fraterno e votos de um Santo e Feliz Natal!

    ResponderEliminar
  3. És uma lutadora e serás uma vencedora! Vamos seguir os próximos episódios e será, certamente, com um sorriso! Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  4. Um abraço bem apertado com muita energia positiva e esperança. Aguenta-te que vai correr tudo bem! Aguardo esses cozinhados com muita ansiedade, para que eles me ajudem também a melhorar a alimentação cá de casa. Beijo grande grande

    ResponderEliminar
  5. Mil beijos de coragem!! Assim vale a pena viver!!

    ResponderEliminar
  6. Força! Feliz Natal e um ano novo cheio de esperança.

    ResponderEliminar
  7. OLA GUERREIRA estamos prontas a dar cabo do sacaninha e mais nadaaa
    Espero esteja a recuperar .
    Fico à espera de suas maravilhosas receitas que espero sejam baratinhas
    Pois minha reforma de invalidez derivado ao cancro.
    Bem ela é baixinha :-)

    MUITOOOOOOOOOOOOS BEIJINHOS DE LUZ E AMOR

    ResponderEliminar
  8. Ontem lembrei-me que há muito tempo não publicas nada. Já nem me lembrava bem o nome do blogue, apenas que assinavas como CC, eras enfermeira e estavas a ultrapassar uma fase difícil. Não bem sei o que te dizer, talvez perguntar-te se estás bem? Correu tudo bem? Espero de coração que sim. beijinhos

    ResponderEliminar