quinta-feira, 19 de maio de 2011

Chop Suey de Porco

Ainda com alguns legumes congelados, decidi fazer mais uma versão de comidinha chinesa, que desde já vos digo que ficou melhor do que nos restaurantes.

Antes da receita decidi pesquisar algumas coisas sobre este prato e descobri coisas interessantes. Sabiam que Chop Suey significa “pedaços misturados” em Chinês?

Na realidade não se sabe concretamente se esta receita tem a sua origem na China ou na América, um pouco nos dois. Apesar da maioria das versões apontar para a crença de que o Chop Suey teria sido inventado nos Estados Unidos por imigrantes chineses, há na realidade muitas versões. Muitos dizem que este prato teria sido inventado durante a visita de um general chinês à América, o chef queria fazer um prato apropriado aos paladares chineses e americanos e quando certos repórteres perguntaram sobre que comida o general estava a saborear, o chef terá respondido, confuso pois nem ele sabia muito bem, “pedaços misturados”, o tal Chop Suey!

E pronto, também é bom sabermos estas coisas e eu achei muito interessante.
Vamos então à minha versão deste prato que acompanhei com um arrozinho xau xau

 Ingredientes:
Carne de porco em tiras
Embalagem de legumes congelados
Cebola picada
Azeite
Polpa de tomate
Vinho branco
Molho de soja
Sal
Pimenta


Preparação:
Numa frigideira ou numa Wok faz-se um refogado com cebola e azeite e coloca-se a carne. Esta é temperada com sal, pimenta, vinho branco, uma colher de sopa de polpa de tomate (só para dar mais cor) e molho de soja a gosto. Deixa-se refogar bem a carne e depois retira-se. No molho da carne junta-se os legumes e tempera-se com mais molho de soja, deixa-se saltear. Por fim junta-se a carne e está pronto.


Queria também ter juntado gengibre, mas não tinha em casa e sinceramente não conheço muito bem esta especiaria. Já agora, em que tipo de cozinhados costumam usar o gengibre?

7 comentários:

  1. Pode parecer estranho mas nunca comi comida chinesa, nunca me deu para exprimentar...
    A tua ficou com bom aspecto...

    bjo

    ResponderEliminar
  2. Comida chinesa para mim é feita em casa, e acreditem que fica mais saborosa! bjs

    ResponderEliminar
  3. Hummmm... Que delícia. Parece muito bom. Abraços, Adriana.

    ResponderEliminar
  4. Este é um prato que eu gosto muito, e este que tu fizeste ficou com um aspecto de "comer e chorar por mais.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  5. Ah!! eu adoro comida chinesa ^^' no outro dia fui a um buffet e sai de lá bem cheia! xD realmente não sei o que eles metem para lá mas a comida fica muito boa. Mas o que gosto mesmo são os cogumelos. Qualquer dia volto a comprar cogumelos shitake (que agora têm a bondade de vender nos hipermercados normais) e faço o meu Chau Min. Ou então um ramen que não é nada chinês mas é óptimo na mesma xD

    O chop suey tem bom aspecto =D
    Em relação ao gengibre... eu geralmente uso nas tartes de maça e a fazer o shoarma para comer tipo pita. Deve haver mais no entanto ^^'

    beijinhos!

    ResponderEliminar
  6. Amo comida chinesa, a sua receita ficou bem apetitosa, boa d+!
    bjs,
    Andréa....

    ResponderEliminar