domingo, 18 de janeiro de 2015

O Poder Vermelho - Sumos Antioxidantes

Desde há uns meses que o meus dias começam de maneira diferente!
Logo ao acordar bebo sempre um copo de àgua morna com bicarbonato de sódio e outro com umas gotas de clorofila, isto recomendações da minha nutricionista. E porquê? É importante manter sempre o nosso intestino limpo, principalmente quando tomamos muitos medicamentos e, por exemplo quando se faz quimioterapia. A quantidade de substâncias toxicas presentes neste tipo de tratamentos é enorme e a desintoxicação à base de frutas, legumes e muita água é fundamental. Por outo lado a clorofila e o bicarbonato ajudam também a manter o PH do nosso sangue em níveis em que não seja possivél às células cancerígenas se desenvolverem, ou seja, um meio alcalino.
Após esta àgua bebo um sumo de frutas e legumes.
É certo que no início estas coisas faziam-me imensa confusão, estava habituada a tomar o meu café e fazer a minha tosta e está a andar. Mas agora já faço tudo de forma tão automática que nem noto. E os benefícios também se começam a notar, para além de me sentir logo cheia de energia, fico sempre com a sensação de bem estar gastro-intestinal, sem me sentir cheia ou pesada.
A acompanhar os sumos como regularmente uma torrada de pão o mais escuro possivél, de centeio é o melhor. Barrado com doce ou outro tipo de pastas vegetais.

Muito bem, depois de vos mostrar um pouco da minha rotina matinal aqui vão alguns dos sumos que bebo. Costumo sempre tentar fazer algumas combinações de frutos e legumes baseado nas suas cores, pois normalmente têm propriedades idênticas.
Os frutos e legumes de cor vermelha ou roxa estão carregados de antioxidantes que bloqueiam os radicais livres - os radicais livres são moléculas produzidas naturalmente no nosso organismo mas também produzidas pela ingestão de carne e lacticinios, tabaco ou álcool, danificam as células boas e transforma-nas em cacerigenas.

Aqui ficam então algumas combinações super antioxidantes:

Sumo de Beterraba, Mirtílos e Goji
- 1/2 beterraba descascada
- Um punhado de Mirtiílos
- Um punhado de sementes de goji
- Sementes de papoila
- Água qb
Usei a centrifugadora para o sumo de beterraba, juntei aos mirtílos as bagas goji e triturei tudo com a varinha mágica. No fim juntei um pouco de água para ficar mais liquido e algumas sementes de papoila.



Smoothie de Morangos, Mirtílos e Framboesas
- 4 morangos
- Um punhado de mirtílos
- Um punhado de framboesas
- Um iogurte natural de soja
- Bebida de soja qb
Juntei tudo e triturei com a varinha mágica.



Sumo de Romã, Morangos e Arónia
- Bagos de meia romã
- 4 morangos
- Um punhado de bagos de arónia
Usei a centrifugadora para a romã. Juntei este liquido aos morangos e aos bagos de arónia e triturei com a varinha mágica. Não tive necessidade de juntar água, mas pode-se juntar um pouco.



E pronto, aqui ficam alguns exemplos de sumos super saborosos e saciantes. Dá trabalho? Sim, mais trabalho que beber um copo de leite, mas será que não vale a pena acordar um pouco mais cedo para os fazer?
Think about...

1 comentário:

  1. Só costuma começar depois uma pessoa habitua-se e quando se nota os beneficios já não se quer outra coisa
    Eu gostei dos três sumos, todos eles tem ingredientes que eu gosto, são perfeitos
    Boa semana
    bjs

    ResponderEliminar