Esta é a primeira receita deste novo ciclo de receitas que publico. Quis que fosse uma sobremesa precisamente para vos falar um pouco do açucar e do cancro.
Como já tinha dito no post anterior o açucar é um dos maiores inimigos do cancro, quer seja na sua prevenção, quer seja no tratamento. Quando falo de açucares, falo de açucares simples e refinados, o açucar branco e ainda tudo aquilo que é branco, pão e massas por exemplo.
As células saudáveis alimentam-se de açucar, é verdade, se bem que não necessitamos de açucares adicionados, já que muitos alimentos têm açucares naturalmente presentes. O problema é que as celulas anómalas e que crescem descontroladamente no nosso organismo, as células do cancro, têm muitos mais receptores de açucares que as células normais, por isso quanto mais açucar lhes damos mais elas crescem.
E como tudo aquilo que não alimentado..... morre! O açucar refinado já saíu da minha lista de compras!
O que usamos para adoçar bolos e sobremesas?
Fácil.... Adoçantes naturais! Quando mais baixo o indice glicémico (factor que indica a quantidade de moleculas de glicose que os alimentos têm. Quando maior este valor, mais glicose, mais eleva a nossa glicémia que deteriora o pancreas) melhor. São eles, por exemplo:
Agave - adoçante natural derivado do cacto agave
Xilitol - hidrato de carbono natural que deriva de plantas fibrosas, frutas e vegetais
Açucar de coco - produzido apartir das flores de coco
Tâmaras - conferem doçura natural a bolos e doces
Vamos então à receita?
Não se admirem com a utilização do tofu em sobremeas, fica muito bom!
Esta receita foi baseada numa receita da Grande Isaura Faria, cozinheira e especialista em alimentação vegetariana!
Ingredientes:
1 embalagem de tofu (orgânico, variedade de concistência mais macia, à venda nas lojas Celeiro)
1 embalagem de natas vegetais para bater
1 chávena de cajus
15 tâmaras
2 colheres de sopa de cacau (cru e biológico)
Raspa de chocolate negro
Preparação:
Numa liquidificadora adicionar o caju e moer, juntar as tamaras e deixar moer muito bem. Adicionar o tofu e os cacau até obter uma mistura cremosa e homogenea. Á parte bater as natas, juntas as mesmas com o preparado anterior e está pronto. Raspar o chocolate negro por cima para um efeito final.
Fica com um autêntico sabor da mousse tradicional, com uma diferença: é saudável!!!
Obrigada por partilhares. É muito importante para todos nós. Uma beijoca e um abraço cheio de energia positiva. carla sousa
ResponderEliminarSó agora fiquei a par do motivo da ausência.
ResponderEliminarFelizmente, nunca passei por essa situação na 1ª pessoa, mas já preencho uma mão cheia de dedos, de situações muito próximas de mim. Neste momento, uma mesmo, mesmo ligada a mim.
Tal como tu, a alimentação foi toda repensada e descobrem-se novos sabores, outra forma de estar, surpreendentemente melhores do que até então.
Vou continuar a acompanhar o blog com especial atenção!
Um beijinho muito grande e um abraço cheio de força :)