segunda-feira, 31 de março de 2014

Bolo Dourado!



Mais ou menos uma vez por semana faço um bolinho, destes simples, sem grandes cremes ou decorações, nem nada de complicado. Gosto de ter alguma coisa que petiscar quando fico com um "ratinho", mas que não dê muito trabalho, só pegar e comer. Então faço assim uns bolinhos para esse efeito. Este, é dos melhores bolos que tenho feito, fica tão fofo que quase se disfaz na boca, é dificil explicar o que se sente ao come-lo. Experimentem, a sério! Faz qualquer um feliz!!

Ingredientes:
6 ovos
2 chávenas de açucar
2 chávenas de farinha de trigo
1 chávena de amido de milho (maisena)
1 chávena de óleo
1 chávena de leite
1/2 chávena de caramelo liquido
1 colher de chá de fermento

Preparação:
Unta-se um tabuleiro retangular e polvilha-se com farinha.
Batem-se as claras em castelo e reserva-se.
Juntam-se os restantes ingredientes pela ordem descritas e bate-se muito bem.
Envolvem-se as claras em castelo, coloca-se na forma untata e vai ao forno pre-aquecido a 190º por uns 50 minutos, até estar bem dourado.
Depois de retirar e arrefecer, corta-se em pequenas fatias e polvilha-se com açucar em pó!


sábado, 29 de março de 2014

Almôndegas (pseudo) Vegetarianas

Eram para ser umas almôndegas só com legumes, mas o meu instinto de carne/peixe levou-me a abrir também uma lata de atum para dar mais sabor! Para a próxima será mesmo só com legumes!...
Ficaram muito boas, diferentes do habitual, mas muito saborosas. É daquelas coisas rápidas que podem ser feitas quando não se deixou nada preparado para o jantar! 




Ingredientes:
2 cenouras
1 courgete
1 lata de atum
Pimentos
Salsa
1 ovo
Sal
Pimenta
Pão ralado

Preparação:
Cortam-se as cenouras e o cougete em juliana para um recipente. Picam-se os pimentos finamente e juntam-se ás cenouras e ao courgete. Junta-se ainda o atum, a salsa picada e o ovo. Tempera-se com sal e pimenta e vai-se colocando pão ralado até se conseguir moldar. Depois é só fazer umas bolinhas, passar novamente no pão ralado e fritar em óleo bem quente.

quinta-feira, 27 de março de 2014

Passatempo TEKABlog

"Tem um blog de culinária? É apaixonado por cozinha e partilha os seus pratos com os dezenas de seguidores? Então concorra! Quem sabe o seu não será o melhor blog de culinária em Portugal!

O TEKABlog é um concurso que terá três fases de apuramento e um desafio final, onde estarão os três melhores bloggers. O vencedor ganhará um vale de 500€ em produtos TEKA!

Para concorrer só tem de nos enviar uma mensagem com os seus dados, o link do seu blog, uma receita com fotografia e partilhar o passatempo no seu blog.

Pode ler o regulamento completo aqui: http://on.fb.me/1eOWBfI
Participe!"


Posto isto, a minha participação foi com esta receita: Lasanha de Legumes (http://simplesesaboroso.blogspot.pt/2014/03/lasanha-de-legumes.html)

Agora é esperar para ver!! ;)

terça-feira, 25 de março de 2014

Biscoitos de Laranja

O meu brinquedo novo chegou!! Demorou, mas chegou! Adivinhem o que é? Um dispara biscoitos!! Já tinha visto em vários sitios, mas pareceu-me demasiado caro para um "brinquedo", já que podemos perfeitamente fazer biscoitos ou bolachinhas à mão, não é? Mas entretanto encontrei um bem baratinho num site de vendas com grandes descontos, o Showroomprive.pt, não sei se conhecem. Aproveitei e encomendei mais umas coisas também muito em conta.
Claro que tinha que experimentar então o dito cujo! Fiz estes biscoitos de laranja muito simples...

Ingredientes
1 ovo
200 gr de manteiga amolecida
180 gr de açucar amarelo
300gr de farinha com fermento
Raspa de uma laranja
Sementes de Chia

Preparação:
Juntam-se todos os ingredientes e amassa-se bem, com a ajuda da batedeira e depois à mão. Se virem que esta muito pegajoso, acrescentem um pouco de farinha. Faz-se um rolinho com a massa e coloca-se no dispara biscoitos, "dispara-se" num tabuleiro e vai ao forno a 200º até ficar dourado.
Não ficou uma maravilha?




domingo, 23 de março de 2014

Pão com Chouriço

O primeiro post do meu blog foi a 12 de Novembro de 2010. Passaram quase 4 anos, já é alguma coisa, apesar disso não tenho 1000 seguidores ou coisa parecida. Poruque na realidade para se construir um blog é preciso muita dedicação, diária e constante para que quem nos segue não deixe de perder o interesse naquilo que fazemos. Conseguir isso nem sempre é tarefa fácil. Claro que pulo de alegria quando tenho mais um seguidor, fico super entusiasmada quando tenho mais um "like" na página do facebook, mas pergunto-me se mesmo que só tivesse uma pessoa a seguir-me, se continuava a "postar"? Sem dúvida que sim! Não sei porquê, mas já não consigo pensar numa receita diferente sem pensar no blogue quase instântaneamente! 
Gostava de me dedicar ainda mais, mas tenho um emprego que me ocupa muito do meu tempo, os turnos deixam-me em farrapos e ás vezes não consigo mesmo fazer mais... Tenho também outro hobbie que me ocupa algum tempo: correr! Entre treinos (que são menos do que gostaria) e provas aos fins-de-semana, por vezes sobra pouco tempo! Apesar disso, vou continuar a partilhar algumas das coisas que faço, vou continuar a visitar as "cozinhas" de todos os meus amigos blogueiros até que as "pernas me doam"!...
Isto tudo e ainda não tenho filhos, por isso imaginem!!

Posto este desabafo, vamos à receita. Esta foi retirada de um blogue que sigo quase desde o principio, Rapa Tachos. Sou seguidora assídua, guardo muitas receitas (ás vezes tão bem guardadas que nem sei onde), e gosto principalmente das receitas de pão. Tinha esta guardada à algum tempo, finalmente foi executada... com grande sucesso!
Aqui fica...



Ingredientes:
275 ml de agua
30 g de manteiga sem sal á temperatura amolecida
1colher chá de sal
475 g de farinha de trigo t 65
2olheres.chá  de açúcar
1 saqueta de fermento biológico seco

Chouriço ás rodelas
Queijo Fatiado
 Leite qb

Preparação:
Coloquei os ingredientes por esta ordem na cuba da MFP, no programa "amassar", cerca de 1:50h. Entretanto cortei o chouriço ás rodelas, finamente.
Depois de terminado o programa, estendi a massa numa superficie polvilhada com farinha. Amassei ligeiramente a massa, cortei em 8 quadrados, estenti cada um deles, coloquei o chouriço no meio e uma fatia de queijo e enrolei. Desta forma em todos os pães. Depois fica a levedar num sitio quente por mais um 40 minutinhos. Antes de ir ao forno, pincela-se com um pouco de leite morno e faz-se uns cortes, polvilha-se com farinha e vai ao forno, a 200º por uns 35 minutos, mais ou menos.



Alguns congelei, outros foram devorados ainda quentinhos!!

sexta-feira, 21 de março de 2014

Lulas Recheadas

Ideias não faltam! Quase todos os dias tenho feito um prato diferente (acho que estou a atravessar uma fase de inspiração...eh eh). Estou no trabalho e estou a pensar o que irei fazer para amanhã ou depois de amanhã, e realmente ideias não faltam. 
Esta receita não é novidade nenhuma, mas o que mais me agrada é que podemos rechear com aquilo que bem entendermos e fica sempre bom!
Esta foi um sucesso, umas lulas recheadas que acompanhei com puré de legumes!




Ingredientes:
Lulas limpas
Broa de milho
Chouriço
Espinafres
Pimentos
Tomates pelados
Água
Sal 
Pimenta
Alho
Limão
Azeite

Preparação:
Deixei as lulas descongeladas e temperadas com sal, pimenta, alho e limão de um dia para o outro. 
Reservei as cabeças das lulas bem cortadas em pedaços pequenos. Depois na hora começei por fazer o recheio: numa frigideira, com fio de azeite, salteei o chouriço cortado em pedaços bem pequenos, os pimentos, os espinafres, depois coloquei também a broa esmigalhada e não se esqueçam das cabeças das lulas; deixei refogar mais um pouco. Tempera-se com um pouco de sal.
Depois é só rechear as lulas com este preprado e fechar com um palito.
Na mesma frigideira pus os tomates pelados cortados finamente e um pouco da água do tomate pelado, deixei refogar um pouco e coloquei as lulas já recheadas. Deixam-se cozinhar bem as lulas e está pronto!

segunda-feira, 17 de março de 2014

Bolachas Integrais de Amêndoa

Hoje deixo-vos mais uma receita de bolachinhas! Cada vez mais tenho tentado substituir o que posso nas receitas por ingredientes mais saudáveis possiveis. Aqui substitui a farinha de trigo nornal por farinha integral e farinha de amêndoa e o açucar branco por açucar amarelo. A única coisa que "estraga" é a manteiga, mas ainda não consegui arranjar um substituto à altura. A manteiga deixa as bolachas sempre muito saborosas. Aqui fica a receita:



Ingredientes:
1 ovo
200gr de manteiga
150 gr de açucar amarelo
300 gr de farinha de trigo integral
100 gr de farinha de amêndoa

Preparação:
Coloquei todos os ingredientes na cuba da MFP apenas para amassar  (cerca de 15minutos, na minha máquina o programa chama-se "pasta para massa", é o mesmo onde se faz a massa de pizza), claro que se pode sempre optar por bater à mão. Depois estende-se a massa numa bancada polvilhada com farinha e cortam-se as bolachinhas!

sexta-feira, 14 de março de 2014

Pão Saloio

As receitas de pão são uma constante desde que comprei a MFP. Gosto de cozinhar de tudo, de doces a salgados, mas se há coisa que adoro é fazer pão. A MFP ajuda muito na parte de amassar e levedar, mas geralmente tiro antes de cozer, pois prefiro cozer no forno para não ficar no formato de "pão de forma", típico da máquina. O cheiro a pão pela casa, a crosta a começar a formar em cima e a estalar, tudo me fascina no pão. Esta foi mais uma experiência, a receita vem com a máquina e ficou delicioso!



Ingredientes:
300 ml de leite
1 + 1/2 Colher de Chá de Sal
2 ovos
1 Colher de Sopa de Manteiga
540gr de Farinha de trigo integral
1 Colher de Sopa de açucar
1 pacote de fermento seco

Preparação:
Pela ordem descrita coloquei tudo na MFP e programei no programa MASSA. Este programa amassa e leveda, demora 1h e 50m. Depois retirei da cuba e estendi na mesa polvilhada com farinha, amassei e moldei da forma que queria, deixei levedar mais uns 40 minutos. Antes de ir ao forno fiz um corte em cruz na parte de cima da massa e polvilhei com um pouco de farinha. Vai ao forno a 200º por cerca de 1h ou até estar cozido a gosto (mais ou menos tostado).

quinta-feira, 13 de março de 2014

Green Milk-Shake

A ideia de por espinafres num batido à partida não me soava muito bem, mas decidi experimentar. Não ficou mau de todo, a conjugação com o resto da fruta dá-lhe um sabor particular e... inacreditávelmente bom! 




Ingredientes:
1 maça
1 kiwi
Espinafres a gosto
Açucar a gosto
Leite qb

Preparação:
Depois de descascada e partida a fruta esta vai para a liquidificadora junto com uma mão cheia de espinafres (tenho sempre alguns congelados), juntei um pouco de açucar e leite a cobrir tudo. É tudo bem triturado e fica este creme verde pálido! :)

terça-feira, 11 de março de 2014

Lasanha de Legumes

Mais uma receita vegetariana! Tenho feito menos do que gostaria. Somos tão programados para pensar sempre em carne e peixe que ás vezes não me vem à cabeça nada para fazer só com vegetais. Mas esta realmente é para repetir! Ficou muito saboroso e nem se dá pela falta da carne picada típica da lasanha. Podem ser usados todo o tipo de legumes que tivermos no frigorifico, é só experimentar! Eu fiz assim...

Ingredientes:
Legumes vários (curgette, cenoura, pimentos,cebola, tomate)
Placas de massa de lasanha
Bechamél
Queijo mozzarella ralado
Azeite
Pimenta
Sal
Tomilho
Vinho Branco
Polpa de Tomate



Preparação:
Começa-se por saltear os legumes:
Numa wook faz-se um refogado com a cebola picada e azeite, depois adiciona-se os pimentos cortados em pedaços pequenos, o tomate também bem cortado. Depois de refogar um pouco junta-se o curgette em rodelas, a cenoura e um pouco de polpa de tomate (2 colheres de sopa mais ou menos). Tempera-se com sal, pimenta e tomilho. Refresca-se com um pouco de vinho branco e fica a apurar. 
As placas de massa de lasanha devem ser escaldadas primeiro (pode-se usar daquelas já cozidas também). Monta-se lasanha com as placas de massa e depois o recheio dos legumes, termina-se com massa, coloca-se o bechamél por cima e por fim o queijo ralado.
Vai ao forno a 200º por uns 30 minutos até ficar bem tostado!




quarta-feira, 5 de março de 2014

Chocolate Chip Cookies

Praticamente deixei de comprar bolachas no supermercado. Gosto muito mais das feitas em casa, porque para além do prazer que me dá fazê-las, são também muito mais saborosas e pelo menos sabemos exatamente de que são feitas, não é verdade?
Faltavam-me estas para o meu livros de receitas de bolachas! Umas belas cookies com pepitas de chocolate mesmo ao estilo do monstro das bolachas!! :) eh eh

Ingredientes:
2 ovos
3 chávenas de chá de farinha com fermento
3/4 de chávena de açucar refinado
3/4 de chávena de açucar mascavado
1 colher de chá de essência de baunilha
1 pitada de sal
1 chávena de manteiga sem sal derretida
Pepitas de chocolate ou tablete de chocolate partida em pequenos pedaços


 Fiz com a ajuda da MFP, que juntou todos os ingredientes, sempre me poupa tempo a mim! Na minha máquina demora cerca de 15 minutos a amassar, mas a 4 minutos do fim juntei as pepitas.
Depois é só colocar umas colheradas da massa num tabuleiro forrado com papel vegetal



Vai ao forno a 200º por uns 15 minutos, até ficar dourado. E está feito!
Dá para cerca de 20 bolachinhas! :)





domingo, 2 de março de 2014

Coxas de Frango Recheadas com Espinhafres

Desta vez armei-me mesmo em cozinheira! :) Tantas receitas vi de coxas recheadas, todas super apeteciveis, que me aventurei. E enganem-se se parece dificil, porque não é, e com a prática fica cada vez mais rápido. E compensa no fim!
Fica muito suculento, ao contrário do peito recheado que por vezes fica mais seco, para além de que fica com uma pele muito estaladiça. Para repetir!
Vejam só...

Começamos por desossar as coxas e sobre-coxas (a parte mais dificil, mas nada impossivél), muito sinceramente recorri a uns videos e que ajudou bastante.




Consegui retirar o osso quase na perfeição e o terceiro foi num instante!



Depois é temperar:
Sal
Alho em pó
Alecrim em pó
Azeite
Raspa de limão

Reserva-se!...



Para o recheio:
Espinafres
Chouriço
Manteiga

Numa frigideira leva-se ao lume um pouco de manteiga e salteia-se o chouriço com os espinafres. Depois é só rechear o frango com este preparado, fechar bem com uns palitos e levar ao forno num tabuleiro com cebola e azeite no fundo, a 200º por uns 30 munutos até obter uma pele bem estaladiça!