Não há melhor agora no verão do que uma salada bem fresca, não é? Como tenho lido alguns artigos sobre isso, decidi fazer um post precisamente sobre saladas. Não é nenhuma receita, mas pode ajudar.
Sabem que existe dois tipos de saladas?
- As saladas á base de vegetais crus como alface, agrião, tomates, pepino, rabanete ou mesmo com frutos secos.
- As saladas á base de batatas cozidas, que depois se pode misturar com os vegetais crus ou mesmo com carne ou peixe.
Claro que não podemos restringir uma alimentação apenas a saladas, mas o que é certo é que podemos incluir numa salada tudo aquilo que o nosso organismo necessita. Normalmente as saladas são baixas em calorias, no entanto ficamos completamente saciados.
O ideial numa salada é incluir fontes de proteína, vitaminas e minerais e alguns hidratados de carbono também.
Como fonte de proteína temos as carnes, preferencialmente carnes brancas (peru ou frango), ou mesmo peixe como o atum ou salmão fumado.
Os queijos são óptimos nas saladas, sempre que se incluir devemos escolher os mais brancos, pois quanto mais amarelo mais colesterol.
O ovo, deve ser consumido moderadamente, pois também contém muito colesterol, mas fica sempre delicioso numa saladinha.
Como fonte de hidratados de carbono podemos incluir as massas, fica óptimo em saladas frias
As vitaminas, minerais e fibras podemos ir buscar aos vegetais. Geralmente os vegetais de cores vivas têm bioflavonóides e os vegetais verde-escuro são os mais baixos em calorias.
E claro tudo bem regado com um molhinho. Os molhos caseiros são sempre os melhores, há uma panóplia de molhos que se podem usar em saladas, como a maionese caseira, molho de vinagreta, molhos à base de soja, molhos à base de iogurtes etc.
Portanto, toca a comer saladas! Eu estou fã!!