quinta-feira, 31 de março de 2011

Crepes!

Adoro crepes, era capaz de comer a toda a hora. Claro que agora há aqueles congelados que é só descongelar e já está, mas nada melhor que os caseirinhos, certo?

Ingredientes (para cerca de 7 crepes):
2 ovos
2 chávenas de chá de farinha
200 ml de leite
1/2 chávena de açucar
1 pitada de sal

Preparação:
Eu normalmente faço a olho, mas tentei adaptar as medidas. É só juntar os ingredientes, até obter um creme, não muito liquido nem muito espesso. Untar uma frigideira anti-aderente com manteiga e colocar um pouco de creme ate obter uma massa fininha. E está feito. Eu gosto deles simples, apenas com açúcar, mas com chocolate é sempre uma boa opção também! 

segunda-feira, 28 de março de 2011

Folhados

Apetecia-me um miminho! Nada melhor que uns folhados, como não sabia com que rechear, fiz vários: com chocolate, fiambre e queijo e salsicha. São realmente fáceis de fazer, como já tinha visto noutros blogs, e muito bons que podem ser feitos em qualquer altura.



Ingredientes:
Massa folhada
Salsichas
Creme de chocolate
Pepitas de chocolate
Fiambre e queijo

Preparação:
Nada mais simples que estender a massa, cortar á medida e rechear a gosto. Vai ao forno a cerca de 200º durante 20 a 30 minutos e estão prontissimos. 
Também podemos fazer o nosso creme de chocolate, mas o importante é que se deixe arrefecer antes de se colocar na massa. Outra coisa, fechem bem as pontas dos folhados antes de ir ao forno porque podem haver surpresas indesejadas, como eu tive com um aliás, que começou a abrir.

sábado, 26 de março de 2011

Pernil de Porco Assado no Forno

Hoje decidi-me por pernil de porco no forno, é muito fácil de fazer e muito saboroso. Como acompanhamento assei também umas batatas junto com o pernil e fiz um arroz de feijão. Ficou muito bom. Experimentem:)




Ingredientes:
Pernil de porco pequeno
Batatas para assar
Sal
Pimenta
5 dentes de alho
Cebola
Azeite
Vinho branco
Vinagre
1 colher de sopa de massa de pimentão
1 colher de copa de polpa de tomate
Manteiga

Preparação:
Prepara-se o pernil, retira-se a gordura em excesso, fazem-se uns cortes no pernil e tempera-se com sal e pimenta. À parte prepara-se o tempero, junta-se os dentes de alho picados, a cebola picada, o azeite, o vinho branco, a massa de pimentão, o vinagre e a polpa de tomate. Mistura-se tudo muito bem e coloca-se por cima do pernil, juntando ainda uns pedaços de manteiga por cima. Se necessário junta-se ainda um pouco de água. Depois é só colocar no forno a 180º, juntamente com as batatas, durante cerca de 1hora até ficar bem tostado.

sábado, 19 de março de 2011

Esparguete com Camarão

Olhei para o congelador sem ideias e vi o miolo de camarão, lembrei me de fazer esta receita simples e muito boa...



Ingredientes:
250g de miolo de camarão ultra-congelado
Esparquete
1/2 Cebola picada
1 dente de alho picado
Sal 
Pimenta
Azeite
1/2 xicara de polpa de tomate
Vinho branco
Salsa

Preparação:
Coze-se a esparguete em água com sal e um fio de azeite. Numa frigideira, pica-se a cebola e o alho e deixa-se refogar em azeite. Junta-se o miolo de camarão, tempera-se com sal, pimenta, vinho branco a gosto e a polpa de tomate, deixa-se refogar muito bem até ficar um molho espesso e apurado (se necessário juntar um pouco de água). Depois da esparguete cozida, juntar ao camarão na frigideira deixar apurar um minutinho, desligar o fogão e juntar a salsa.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Muffins de Chocolate

Os muffins são uma tentação, e são uma tentação muito fácil de fazer. Pesquisei algumas receitas e fiz a minha. De tantas variedades e tantos tipos que existe decidi fazer de chocolate, com muito chocolate, como eu gosto!

Ingredientes:
10 cl de leite
1 ovo
1 clara de ovo
120 g de farinha
2 colheres de café de fermento
60 g de açúcar
70 g de manteiga
1/2 xícara de chocolate em pó
Pepitas de chocolate para pulvilhar

Cobertura:
70g de manteiga
1 xícara de chocolate em pó

Preparação:

Pré-aquece-se o forno a 180º C. Num recipiente, deita-se a farinha e o fermento. Junta-se a manteiga amolecida o açúcar e o chocolate. Mistura-se tudo muito bem. Por fim junta-se o ovo, a clara e o leite. Mistura-se bem até se obter uma massa uniforme. Enchem-se as formas até metade e leva-se ao forno durante cerca de 30 minutos e desenformam-se. Para a cobertura de chocolate, leva-se ao lume a manteiga e o chocolate até ficar um creme espesso, cobrem-se os muffins com este creme e polvilha-se com pepitas de chocolate.

domingo, 13 de março de 2011

Arroz de Pato

Almoço de Domingo: arroz de pato! O tão típico arroz de pato, tão tradicional que ao mesmo tempo tem tantas formas de fazer. Eu aprendi com a minha mãe, claro que o dela fica muito melhor que o meu, acho que as mães têm o poder de transformar tudo em algo muito bom! Mas o meu não ficou muito atrás. Ora vejam...



Ingredientes:
1/2 pato caseiro
2 chávenas de chá de arroz (desta vez utilizei arroz vaporizado que era o que tinha)
1 Cebola
2 Cravinhos
Chouriço
1 Cenoura
Sal
Pimenta
1/2 Caldo de Carne
2 gemas

Preparação:
Depois do pato cortado em pedaços (não necessitam de ser pedaços muito pequenos) vai a cozer numa panela com água que cubra todo o pato. Á agua da cozedura junte metade de uma cebola com os dois cravinhos espetados, o chouriço, a cenoura, sal e pimenta a gosto e o 1/2 caldo de carne, só para dar mais sabor. O pato fica a cozer durante cerca de 35-40 minutos até ficar tenro.
Depois de cozido, retira-se o pato da água e deixa-se arrefecer um pouco, reserve também a água da cozedura.
Entretanto começa-se a fazer o arroz. Faz-se um refogado com cebola e azeite, depois da cebola loura junta-se 2 chávenas de arroz e cerca de 4 chávenas da água da cozedura do pato (junta-se mais água se o arroz começar a secar muito).
Enquanto o arroz fica a cozer, vamos desfiando o pato. O chouriço que cozeu com o pato, eu corto ás rodelas, mas algum dele corto em pedaços bem pequenos e junto ao pato desfiado, o resto fica para decoração.
Depois do arroz cozido, num tabuleiro de ir ao forno, põe-se uma camada de arroz, depois o pato e por fim outra camada de arroz. Esta ultima camada é pincelada com as duas gemas e decorada com o chouriço. Vai ao forno a 180º cerca de 30 minutos até ficar tostado e está pronto. Fica muito bem com uma salada de alface como acompanhamento.

terça-feira, 8 de março de 2011

Caldeirada de Peixe




Hoje para jantar decide-me por caldeirada de peixe, foi a primeira vez que fiz, já há muito que tencionava experimentar. Não me saí nada mal mas para a próxima espero que saia ainda melhor.

Ingredientes
Peixes vários (ameijoa, salmão, pescada, raia, etc)
Pimento vermelho, verde e amarelo
Cebola
Batata para cozer
Tomate maduro
Azeite
Vinho Branco
Sal
Pimenta

Preparação
Para ser mais prático comprei um preparado com vários peixes próprio para caldeirada, mas pode -se optar por comprar as variedades de peixe que se quiser avulso.
A caldeirada faz-se por camadas, para começar no fundo do tacho colocam-se as ameijoas (estas impedem que a cebola queime) seguido da cebola cortada em meia lua, os pimentos em pedaços pequenos, o tomate cortado em meia lua as batatas ás rodelas e o peixe. Rega-se com azeite, vinho branco e tempera-se com sal e pimenta. Estas camadas são repetidas até acabar. Este prato é feito sempre em lume brando, sem mexer, podendo apenas agitar-se ligeiramente o tacho. Desliga-se o fogão cerca de 15-20 minutos depois de levantar fervura. 

Doce de Nata e Bolacha



O que é que para mim uma comida reconfortante? Há imensas, mas qualquer doce que inclua natas, leite condesado e bolacha maria para mim é super reconfortantes e viciante também!
Hoje acordei com uma imensa vontade de um doce deste género... E foi o que fiz! Um doce muito muito simples e que podemos comer a qualquer hora.... Bom... Com alguma moderação claro, cuidado com os quilinhos a mais! :)

Ingredientes:
1 pacote de 200g bolacha Maria bem picada
1 pacote de 200g de Natas para bater
1 lata de 390g de Leite condensado
200 ml de leite
2 folhas de gelatina

Preparação
Num pouco de água coloca-se as folhas de gelatina a amolecer durante 5 minutos. Entretanto leva-se ao lume os 200 ml de leite e juntam-se as folhas de gelatina já amolecidas, mexe-se muito bem para estas fiquem bem dissolvidas. Depois de levantar fervura desliga-se o fogão. 
À parte batem-se muito bem as natas, até que estas fiquem bem fofas, junta-se o leito condensado, sem deixar de bater, e o leite com as folhas de gelatina. Bate-se mais um pouco e reserva-se. Coloca-se este preparado em taças ou num recipiente maior e, conforme o gosto de cada um, poderão ser feitas camadas com a bolacha picada, ou coloca-se apenas por cima. Eu fiz uma camada também no meio, gosto deste doce com bastante bolacha (reservei alguma bolacha picada para por quando estiver a comer). Vai ao frigorífico até ficar bem consistente.. Et voilá... Pronto a comer!!

sábado, 5 de março de 2011

Coelho Assado no Forno



Sou uma adepta de pratos no forno, tornam tudo muito mais simples, não necessitam de tanta vigilância e dão-nos tempo para outras coisas, para além de ficarem deliciosos. Desta feita, decidi-me por fazer coelho assado no forno com batata assada e uma migas como acompanhamento.

Ingredientes:
1 coelho partido em pedaços
Batata para assar
1 tomate cortado ás rodelas
1/2 Cebola cortada ás rodelas
Azeite
Vinho Branco
2 colheres de sopa de polpa de tomate
Sal
Pimenta
Tomilho
Manteiga
1 Caldo de carne
Salsa

Acompanhamento (migas de couve)
Couve
Pão
Alho picado
Azeite

Depois do coelho cortado em pedaços não muito grandes coloca-se num pirex de ir ao forno, tempera-se com sal, pimenta, tomilho a gosto e um caldo de carne. Rega-se com azeite e vinho branco e por fim dispôem-se por cima do coelho a polpa de tomate, o tomate, a cebola, e pedaços de manteiga.
Entretanto cozem-se ligeiramente as batatas com casca e junta-se ao coelho. Vai tudo ao forno cerca de 35-40 minutos até ficar bem coradinho. Depois de retirado coloca-se a salsa picada por cima.
Para as migas de couve, numa frigideira alouram-se os alhos picados em azeite e coloca-se a couve (em lume brando) depois de previamente cozida. Deixa-se saltear alguns minutos e junta-se o pão (este deve ser passado previamente por água para amolecer). Salteia-se tudo muito bem e tapa-se com o texto de uma panela durante uns segundos. Este acompanhamento é servido junto com o coelho e a batata e combina muito bem. 

quarta-feira, 2 de março de 2011

Polvo à Lagareiro


E a primeira receita é um dos meus pratos preferidos, polvo à lagareiro, é muito simples e rápido de fazer e muuuito saboroso. Então cá vai...
Ingredientes:
800g de Polvo congelado
Batata pequena para assar
Alho
Sal
Pimenta
Azeite
Salsa picada

Em primeiro lugar coze-se o polvo durante cerca de 45 minutos em lume brando, deixa-se cozer sem água, ainda congelado na panela, ele coze na propria água que liberta (escolham sempre polvo congelado porque é muito mais tenro, ou então comprem fresco e congelem). 
Cozem-se ligeiramente as batatas pequenas com a casca (apenas uma ligeira cozedura).
Depois de tudo cozido, parte-se o polvo em pedaços e dispoêm-se num pirex.
Dá-se um pequeno murro em cada batata e junta-se ao polvo. Junta-se o alho picado e o azeite e vai ao forno durante cerca de 30 minutos.
No final, depois de retirado do forno polvilha-se com a salsa.
E está pronto a comer, eu cozi ainda uma couve lombarda como acompanhamento, ficou muito bom... ;)