Foram uns longos meses de ausência....
Muitas mudanças na minha vida, muita coisa aconteceu...
Não queria deixar de aproveitar o blog para partilhar um pouco dessa mudança que aconteceu na minha vida, principalmente no que diz respeito à alimentação. Poderei ser uma ajuda para outros, poderei ajudar a quebrar alguns mitos, sei que não sou nenhuma especialista, mas tenho a experiência de quem passou por tudo na primeira pessoa!
Descobri (talvez da pior maneira!) que a alimentação para além de servir para saciar a nossa fome e a gula, serve ainda como prevenção e cura para muitas doenças, é, literalmente, uma farmácia! Não estou a falar do que ouvi dizer, do que li um dia numa revista ou do que a vizinha me disse, falo de estudos cientificos, falo de medicina, aquela a que chamam "alternativa"!
E porquê esta mudança de hábitos?
Pois bem... Num dia estou bem, aparentemente "saudável", grávida, feliz da vida, com milhares de planos na minha cabeça, e no dia a seguir estou internada num hospital com o diagnóstico daquela que é a mais temida doença do século, aquela que dizemos só acontecer aos outros, aquela com que lido todos os dias na minha profissão...o cancro!
E o que se faz quando nos tiram o chão que pisamos todos os dias? Não temos alternativa.... Temos que lutar, temos que seguir em frente! Sou demasiado nova para morrer, para me resignar, para desistir, por muito mau que seja o cenário que me pintem. Não sei como isto vai acabar (afinal, ninguem sabe, não é?), mas acreditem... não vai acabar sem dar luta!
E onde entra a alimentação? Vejamos.... Apareceu como que por magia, no ecrã do meu computador o titulo de um livro chamado "Dieta Anti-cancro". Titulo sugestivo, certo? Dada a minha situação, despertou de imediato o meu interesse, li algumas paginas e não hesitei em marcar uma consulta com a autora do livro, Drª Magda Roma, nutricionista.
Depois de um longo e sofrido internamento, esta consulta foi o melhor que me aconteceu. Para além do optimismo de quem já viu dezenas de casos de sucesso, de quem tem a certeza daquilo que faz, a Drª Magda deu me uma nova esperança, novos objetivos e novos planos. Fez me crer que ia correr tudo bem, e não era por "obra e graça do espirito santo", era com trabalho.
Depois desta consulta, de pesquisas e mais pesquisas, de livros e mais livros estudados, o meu interesse foi crescendo. Como é que eu nao sabia destas coisas?? Como é que os médicos não me advertiram para estas coisas?...
Não pus de parte o tratamento convencional, porque como é um tratamento recente não me deblita o sistema imunitário, mas completei com a alimentação.
Tornei-me então Vegan!! Cortei tudo de origem aninal, a proteina animal é um dos alimentos preferidos do grande "C", cortei os açucares refinados, outra iguaria que ele aprecia, dediquei especial atenção a todos aqueles alimentos que provocam a apoptose das células cancerigenas, ou seja a sua morte.
4 meses depois, houve uma melhoria enorme no meu estado clinico desde o diagnóstico! Estou longe da cura, mas acredito cada vez mais nela!
Quero por isso partilhar um pouco daquilo que tenho feito, tenho cozinhado coisas fantasticas sem recorrer a nada de origem animal. Coisas que nunca pensei cozinhar...
Vou tentar postar, com a frequência que me for possivél, alguns destes petiscos que tenho feito, ao mesmo tempo que vou transmitindo um pouco daquilo que tenho aprendido!
Bem...
Acho que estava mesmo a precisar de escrever este post!!
Beijos e abraços, vão acompanhando os próximo episódios!! =)
Mais do que um blog de culinária. Uma partilha de sabores, cores e experiências de vida!
terça-feira, 23 de dezembro de 2014
sábado, 3 de maio de 2014
Gelado de Morango e Avelãs
Será desta que o calor fica? Não sei, já nem digo nada, mas de qualquer maneira apetecia-me um geladinho! Gosto muito de os fazer em casa (como tudo o resto não é?), tenho uma máquina de gelados que comprei por graça mas até dá jeito. Claro que se faz perfeitamente bem sem a máquina e ficam igualmente bons. Esta junção de morango e avelãs ficou excelente!
Ingredientes:
6 morangos grandes
200 ml de natas
1/2 lata de leite condensado
Avelãs trituradas
Preparação:
Faz-se um puré dos morangos e reserva-se. As natas são batidas e junta-se o leite condensado e os morangos. Liga-se a máquina de gelados (a cuba deve ficar 24h no congelador) e coloca-se o preparado. Depois coloca-se também as avelãs trituradas e deixa-se a máquina fazer o trabalho por uns 20 minutos, até obter um consistência de gelado!
E está feito!
quinta-feira, 1 de maio de 2014
Dia um... na Cozinha! Pão de Sésamo!
Toda a blogosfera culinária esperava ansiosamente pelo dia 1 de Maio! E porquê? Porque como já é tradição o primeiro dia do mês é dia do desfile culinário mais saboroso de sempre, o "Dia um...na Cozinha"! O tema deste mês era o Pão! Tema que amei, porque sou completamente viciada em pãozinho caseiro, adoro o cheio do pão pela casa, adoro ter pão fresquinho pela manhã, adoro inventar tipos de pão... Pelo que trouxe-vos um pãozinho com sementes de sésamo, fácil de fazer, saboroso e saudáve! Retirei do livro "200 receitas de pão", com uma ou outra alteração!
Ingredientes:
275ml de água morna
2 colheres de sopa de sementes de sésamo
475gr de farinha T65
1 colher de sopa de açucar
2 e 1/2 colheres de chá de fermento seco
Manteiga derretida para pincelar
Sementes de sésamo para polvilhar
Preparação:
Nada mais facil que colocar os ingredientes pela ordem indicada na cuba da MFP, programar no programa "Massa" que dura 1:50h na minha máquina. Passado este tempo, retirar para uma mesa enfarinhada., amassar um pouco e colocar numa forma de bolo inglês. Deixei levedar mais uma horinha. Por fim, pincela-se com a manteiga derretida e povilha-se com mais umas sementinhas de sésamo!
segunda-feira, 28 de abril de 2014
Queijadinhas de Legumes - #Meatless Monday
Não deixar passar uma segunda feira sem publicar uma sugestão "livre de carne", mas desta vez aproveito ainda para participar no desafio lançado pelos blogs Cozinha da Ovelha Negra e Coisas e Coisinhas, passatempo intitulado Festas Low - Cost. Acho que não podia ter escolhido melhor receita. Todos os ingredientes são muito em conta e é ainda muito versátil, onde para além dos legumes há muitas outras combinações que poderão ser feitas, basicamente com aquilo que houver no frigorifico! Fica uma refeição para qualquer bolso e acima de tudo muito saudável!
Ingredientes:
1 pacote de natas "4 queijos" da Parmalat
2 ovos
Pimentos
Beterraba
Courgette
Cebola
Sal
Pimenta
Orgãos
Prepação:
Bate-se muito bem as natas com os ovos. Cortam-se todos os legumes em juliana e junta-se ao preprado. Envolve-se bem e coloca-se em formas de muffins. Por fim, vai ao forno a 200º por uns 20 minutos.
sábado, 26 de abril de 2014
Tagliatelle de Salmão
Toda e qualquer sobra é reaproveitada no quer quer seja. Aqui em casa temos um lema: "Não ao desperdício alimentar". Este prato serviu para reaproveitar umas postas de salmão do dia anterior que tinha sobrado. Uma refeição rápida mas super saborosa!
Ingredientes:
Massa Tagliatelle (normal e de cogumelos)
Postas de salmão do dia anterior
Pimento amarelo
Cebola
Tomate cereja
Salsa
Azeite
Sal
Pimenta
Preparação:
A massa é cozida em água sal e um pouco de azeite e reserva-se. Na wook faz-se um refogado com cebola e azeite, junta-se o pimento amarelo em pedaços pequenos e o tomate cereja. No fim coloca-se o salmão previamente cortado em pedaços. Retifica-se temperos (Sal e pimenta) e está feito. No fim junta-se um pouco de salsa fresca!
quarta-feira, 23 de abril de 2014
Crinkles de Limão e Côco
Finalmente a minha participação no desfile de bolachas do Blog Cravo e Canela. "Vamos fazer bolachas", era o desafio e claro que tinha que partificipar, não fosse eu viciada em bolachinhas caseiras. Nunca tinha feito crinkles, adorei, ficam umas bolachinhas diferentes com um efeito muito bonito! Pesquisa daqui, pesquisa dali, sairam estas de limão e côco, ideia retirada do blog Bimby and me, as originais seriam de lima mas adaptei ao que tinha por casa e coloquei limão.
Ingredientes:
100gr de açucar
1 ovo
80 gr de manteiga derretida fria
Raspa de 1 limão
1 c. sopa de sumo de limão
1 c. sopa de coco ralado
220 gr de farinha
1 c. chá de fermento
Açúcar em pó e normal para polvilhar
Preparação:
Nm recipiente bater avmanteiga e com o açúcar. Juntar o ovo, o sumo e a raspa de limão e o coco. Bater tudo muito bem até obter uma massa homogenia.
Juntar a farinha e envolver bem, até ficar uma massa consistente.
Cobrir com película aderente e colocar no frigorífico durante umas 2 horinhas (ou durante uma noite).
Formar pequenas bolas de massa, passar no açúcar açúcar em pó envolvendo bem.
Colocar num tabuleiro, espaçadas entre si e levar ao forno pré-aquecido a 180º por cerca de 15 minutos.
segunda-feira, 21 de abril de 2014
Brás de Legumes - #Meatless Monday
Cada vez mais fã das Segundas Sem Carne, aqui fica mais uma sugestão. Cá por casa não é apenas ás segundas que não há carne, tenho muitos outros dias! Há tantas opções e tanto por onde escolher sem adicionar carne que realmente tenho essas refeições várias vezes por semana.
Esta sugestão é super rápida de fazer, basicamente é fazer como o bacalhau à brás mas sem bacalhau, apenas com legumes!
Ingredientes
1/2 pimento amarelo
1/2 pimento vermelho
1/2 pimento verde
1 Alho françês
1 Cenoura
1 cebola pequena
Batata palha
Azeite
Sal
Pimenta
Noz Moscada
Salsa
Azeitonas
1 calice de vinho branco
2 ovos
Preparação:
Preparamos os legmes: os pimentos cortam-se em pedaços pequenos, o alho francês ás rodelas
a cenoura em juliana e a cebola ás rodelas.
Faz-se um refogado com a cebola e o azeite, quando estiver translucida colocar os legumes, temperar com sal, pimenta e nós moscada, refrescar com um pouco de vinho branco. Deixar saltear bem. Quando os legumes estievrem cozinhados, adicionar a batata palha e deixar cozinhar por mais uns minutos. Depois de batidos, adicionar os ovos e envolver muito bem. Apagar o lume e juntar a salsa e as azeitonas.
sexta-feira, 18 de abril de 2014
Bolo Finto Alentejano
O meu coração é metade Alentejano, metade Transmontano (se bem que talvez seja mais de metada alentejano).
Não sei se conhecem Portalegre, se não conhecem façam o favor de vir conhecer! É uma bonita cidade alentejana com tradições vincadas e iguarias muito próprias. Qualquer alentejano conhece o Bolo Finto tipico nesta altura por estas bandas! O nome "finto" vem de "fintar", que significa levedar, é uma das caracteristicas deste bolo/pão, ou seja, é preciso ser feito com tempo para levedar umas quantas horas... Tem também um sabor muito caracteristico de canela e da erva doce que deixa pela casa um "Aroma de Páscoa".
A estes dei-lhes um toque diferente e adicionei sementes de papoila, sésamo e linhaça!
Ingredientes:
2 ovos
Sumo de 1 laranja (cerca de uma chávena de chá)
90gr de banha
120 ml de Leite
500gr de Farinha T65
1 pitada de sal
1 colher de café de canela
1 colher de café de erva doce
1 saqueta de fermento seco (fermipan)
Depois:
Farinha para polvilhar
1 gema para pincelar
Sementes de girassol
Sementes de papoila
Sementes de linhaça
Preparação:
Juntei todos os ingredientes pela ordem descrita na MFP no programa "Massa" que demora cerca de 1:50h. Depois retira-se para uma bancada polvilhada com farinha e faz-se uma bola que se divide em 3, deixa-se num tabuleiro tapado com uma toalha numa zona quente e fica a levedar (o meu ficou 2 horas). Depois de ter crescido quase para o dobro, pincela-se com a gema e fazem-se uns cortes em cruz. Num dos bolos polvilhei sementes de papoila, em outro sementes de girassol e no outro de linhaça.
Vai ao forno a 200º por cerca de 50 minutos ou até estar bem cozido!
quinta-feira, 17 de abril de 2014
Biscoitos de Canela e Gengibre
Mais uns biscoitinhos,estes ficaram com um sabor intenso do gengibre e da canela! Já para não falar do cheiro, a casa não precisa de velas de cheiro no dia que se faz estes biscoitos, o aroma é incrivél! Muito fáceis!
Ingredientes:
1 ovo
200gr de manteiga amolecida
180gr de açucar amarelo
300 gr de farinha com fermento
1 colher de chá de gengibre em pó
1 colher de chá de canela
Preparação:
Fiz na MFP, programa "pasta para massa" que incorpora e amassa todos os ingredientes. Pode perfeitamente ser feito da maneira tradicional. Pode haver a necessidade de colocar mais farinha se virem que a massa fica mole de mais.
Pus no dispara biscoitos e vai ao forno a 200º por uns 15 a 20 minutinhos!
quarta-feira, 16 de abril de 2014
Bifes de Atum de Cebolada
A primeira vez que comi bifes de atum foi na Madeira (claro!), compramos na lota, super fresco, preprado pela minha mãe em casa, ficou ótimo! Desde aí nunca mais comi um bife de atum tão bom, uma série de circuntâncias tornaram Aquele bife super saboroso. Este não ficou muito atrás, mas não foi Aquele bife!
Ingredientes:
2 bifes de atum
Azeite
Sal
1 Cebola
Preparação:
Tempera-se os bifes apenas com o sal uns 10 minutos antes de fritar. O bife é frito em azeite, num frigideira bem quente. Depois de frito, retira-se. Corta-se a cebola em rodelas e junta-se ao azeite do bife, quando a cebola estiver com aquele tom dourado e caramelizado, retira-se e coloca-se por cima do bife, juntamente com o azeite!
segunda-feira, 14 de abril de 2014
Tagliatelle com Molho de Tomate e Cogumelos - #Meatless Monday
Sabiam que o Sr. Jamie Oliver tem uns frascos de pasta souce com o nome dele? O Sr. Oliver realmente surpreende-me! Talvez já existe há muito tempo, mas só no outro dia é que reparei, claro que comprei para experimentar. Não é nada de mais, nada que não possamos fazer em casa, aliás faço muitas vezes estes molhos e congelo para estar pronto a usar. Trata-se de um molho de tomate para massas, este que utilizei é feito á base de azeitonas, é otimo!
Este prato de massa é daqueles que como antes de alguma prova de atletismo que tenha no dia seguinte, é a chamada comida de atleta, cheinha de hidratos de carbono que têm que ser gastos, caso contrário vão para sitios que não devem.
Incrivélmente rápido e fácil, cá vai:
Ingredientes:
Pasta Souce do Jamie Oliver
Cogumelos inteiros
Sal
Pimenta
Oregãos
Queijo Ralado
Massa Tagliatelle
Azeite
Preparação:
A massa é cozida e água a ferver, temperada com sal e um fio de azeite e escorrida.
Para o molho, numa frigideira wook, coloca-se um fio de azeite e os cogumelos, deixa-se cozinhar um pouco e coloca-se o molho de tomate, que já vem pronto. Retifica-se de tempero, acrecenta-se um pouco de pimenta ou sal e oregãos
Coloca-se este molho sobre a massa e por fim o queijo ralado!
sexta-feira, 11 de abril de 2014
Sumos Detox (Branco, Rosa e Verde)
Parece que estes sumos estão na moda! Pois eu já fazia esta "misturada" há muito tempo, não pensava neles como sumos desintoxicantes nem nada do género, apenas os fazia porque achava que era uma maneira de comer frutas e legumes sem quase dar por isso, e por serem bons! Estes sumos são então isso mesmo, uma combinação de frutas, vegetais, sementes, frutos secos e tudo o que lhe quisermos por. Normalmente (não sei muito bem porquê) costumo combinar os legumes e a fruta por cores, por exemplo, frutos vermelhos com vegetais vermelhos, frutos brancos com vegetais brancos, etc.
Deixo-vos então 3 receitas de sumos detox e com esta receita a minha participação no passatempo do Blog Prazeres Saudáveis.
Sumo Branco
1/2 banana
1 Maça
1/2 Courgette
1 colher de sopa de avelãs
1 colher de chá de coco ralado
1 colher de chá de açucar mascavado
Água qb
Sementes de chia
Coloca-se tudo na liquidificadora com água suficiente que cubra todos os ingredientes, com excepção das sementes de chia que se mistura só no fim.
Sumo Rosa
1/2 banana
4 Morangos
3 Colheres de sopa de couve roxa
1 colher de sopa de farelo de trigo
! colher de chá de mel
Água qb
Sementes de Linhaça
Coloca-se tudo na liquidificadora com água suficiente que cubra todos os
ingredientes, com excepção das sementes de linhaça que se mistura só no
fim.
Sumo Verde
1/2 Maçã
2 Kiwis
Espinafres (uma mão cheia)
Abacate (1/4 de um inteiro)
1/2 colher de chá de gengibre em pó
1 colher de sopa de amêndoas
1 colher de chá de açucar mascavado
Sementes de sésamo
Coco ralado
Coloca-se tudo na liquidificadora com água suficiente que cubra todos os
ingredientes, com excepção das sementes de sésamo e do coco que se mistura só no
fim.
Panadinhos de Queijo
Vi esta receita na revista Mulher Moderna na Coznha, adorei a sugestão, como entrada ou mesmo como refeição principal acompanhado por uma saladinha! Não é a coisa mais saudável do mundo, mas... vá lá, podemos pecar de vez em quando, certo?
Ingredientes:
500ml de água
1 cubo de caldo de galinha
30 gr de manteiga
200gr de farinha
200gr de quijo ralado
Pão Ralado
Óleo
Sal
Pimenta
Preparação:
Os 500ml de água vão ao lume com o caldo de galinha e a manteiga. Tempera-se com sal e pimenta. Quando levantar fervura junta-se a farinha e vai-se mexendo ao mesmo tempo. Começa a formar uma grande bola, nesta altura acrescenta-se o queijo ralado (usei mozzarella) envolve-se, desliga-se o fogão e deixa-se arrefecer. Molda-se depois as bolinhas, passa-se pelo pão ralado e frita-se em óleo bem quente. Não coloquem óleo até cobrir a bolinha por completo, mas sim metada e vai-se sem virando.
segunda-feira, 7 de abril de 2014
Hamburgueres de Tófu - #Meatless Monday
Tenho reparado que vários bloges aderiram ás "segundas sem carne", Meatless Monday, algo que me agrada em muito. Cada vez mais tenho me apercebido dos malefícios da carne, não só pela questão do sacrificio de animais, mas também devido aos malefícios da proteina animal para o nosso organismo. Vários estudos cientificos falam sobre isso e realmente à coisas um pouco assustadoras. Não quero ser fundamentalista neste assunto, até porque sempre fui criada comendo de tudo um pouco, mas se pudermos mudar um pouco os nossos hábitos para melhor, porque não? Aqui fica então uma sugestão sem carne.
Ingredientes:
100 gr de tofu biológico
1 cenoura cortada em juliana
1 cougete cortado em juliana
Pão ralado
Sal
Pimenta
Azeite
Preparação:
Com antecedência deixa-se um tofu a escorrer um pouco, para retirar o máximo de humidade e poder absorver o sabor dos outros ingredientes. Num recipiente cortam-se as cenouras e os courgetes e junta-se o tofu, tempera-se com sal e pimenta, um fio de azeite e mistura-se um pouco de pão ralado até se conseguir moldar. Moldam-se umas bolas e achata-se para ficar em forma de hamburguer. Passa-se por pão ralado e grelha-se.
sábado, 5 de abril de 2014
Crumble de Frutos Vermelhos
Os crumbles são realmente ótimas opções para sobremesas, Ficam muito saborosos! Os primeiros fiz da maneira tradicional, isto é, o crumble apenas com farinha e manteiga, mas vi esta sugestão numa receita da Nigella e gostei. Não fiz totalmente igual, na receita original era feito só com amoras, mas fiz com frutos vermelhos e substitui alguns frutos secos e sementes. Fiz assim:
Ingredientes:
125gr de manteiga derretida
60gr de flocos de aveia
40gr de amendoas laminadas
30gr de sementes de linhaça
70gr de farinha
1 colher de chá de canela moida
75gr de açucar amarelo
500gr de frutos vermelhos
2 colheres de chá de amido de milho
50gr de açucar baunilhado
Preparação:
Mistura-se os flocos de aveia, as amendoas, as sementes de linhaça, a farinha, a canela e o açucar numa taça e mexe-se: verte-se depois a manteiga derretida e mistura-se
Colocam-se os frutos vermelhos num pirex, polvilha-se com o amido de milho e o açucar baunilhado. Deita-se a cobertura da aveia anterior sobre as frutas e vai ao forna a 200º por uns 30 minutos.
quinta-feira, 3 de abril de 2014
Iogurte de Manga
Um dos meus hábitos semanais são os iogurtes, todas as semanas faço! Há uns tempos atrás vi umas iogurteiras e lembrei-me de começar a faze-los em casa, nem tanto pelo que se poupa mas mais porque sabemos exatamente o que levam se formos nós a fazer, são muito mais saborosos e, claro, são caseiros!!
Os iogurtes são muito consumidos cá em casa, para além de ser uma coisa super prática, são também super saudáveis. Contrinuem para a manutenção do equilibrio na flora intestinal, facilitam a disgestão e estão cheios de bactérias (mas atenção, bactérias amigas!! São os chamados lactobacillus entre outras).
Desta vez fiz uns iogurtes de manga! Utilizar polpa de fruta é uma excelente opção para dar sabor aos iogurtes e deixa-os muito cremosos.
Ingredientes (para 8 iogurtes):
1 iogurte natural
1 medida (Copo do iogurte) de polpa de manga
1/2 medida de açucar baunilhado
800ml de leite magro
Preparação:
Jutam-se todos os ingrediente se mexe-se muito bem com uma vara de arames para dissolver tudo. Colocam-se nos copos da iogurteira. Liga-se a iogurteira por umas 8 horas e está feito.
Nota: deve-se colocar sempre os copos sem tampas na iogurteira, devido ao vapor de água que se forma.
É ou não é simples?
quarta-feira, 2 de abril de 2014
Prémio Conóceme
Venho finalmente retribuir este prémio, que é mais um reconhecimento que em forma de cadeia passa de mão em mão na blogosfera com o objetivo de dar a conhecer outros bloges e dar-nos a conhecer a nós próprios.
Foi com grande surpresa que este reconhecimento me foi atribuido por 3 blogues: o Blogue Pitadas de Coisas Boas; A Cozinha da Ovelha Negra e Coisas e Coisinhas. Sâo 3 blogues fantásticos que tenho seguido assiduamente, pessoas normais como todos nós, que gostam de cozinhar e gostam de mostrar a todos aqueles que partilham essa mesmas paixão. É com agrado que vejo esta comunidade a crescer cada vez mais (acho que deviamos fazer um encontro!!!), sigo já dezenas de blogues, nem sempre consigo acompanhar todos tão assiduamente, mas vão expreitando sempre que posso.
Bem, e quanto ao prémio:
Destina-se a blgues com menos de 200 seguidores, sendo que o objetivo é de nos conhecermos. Tem algumas regras:
- Colocar o símbolo do prémio Conóceme na lateral do blogue
- Falar do blog que lhe concedeu o prémio
- Atribuir o prémio a 11 blogs com menos de 200 seguidores
- Notificar os blogs escolhidos deixando um comentário na sua página
- Ao receber o prémio deve responder às 11 questões que lhe colocaram e formular outras 11 aos blogs que decidiu premiar
- Quem recebe o prémio deve ser, ou tornar-se, seguidor do blog que lho entregou e falar sobre ele
Vou quebrar um pouco as regras, já que recebi o prémio de vários blogues (penso que estou perdoada por isso) , vou desde já nomear os 11 blogues, peço-vos que passem por cada um deles, todos com receitas e ideias formidáveis, não sei como ainda só têm 200 seguidores:
- As receitas da Selminho
- Na minha cozinha, ás 5
- Cozinha da Flozinha
- Cantinho da Zezinha
- Recanto com Tempero
- Nós Moscada e Gengibre
- Da nossa Cozinha
- Sabores do Paraiso
- Minutos com os Tachos
- As receitas do Selminho
- Cozinha com Pinta
Sobre mim:
Vou também falar um pouco sobre mim no geral, as questões colocadas foram muitas, por isso vou fazer um pouco resumo. Pode ser?
Sou uma pessoa normal, como todas as outras, tenho 28 anos (quase 29! Começa a doer!), sou enfermeira, profissão que adoro. Ainda vivo em Portugal! (sou persistente, não é?) Não sou mais um dos enfemeiros que emigra, não quero desistir do meu país ainda, apesar de por vezes achar que o meu país é que desistiu de mim/nós, mas enfim...
Cozinho diáriamente, as refeições normais que qualquer família cozinha em casa. Mas descobri nesta arte um prazer que nunca imaginei que existisse. Adoro exprimentar coisas novas, modificar receitas, gosto dos aromas que ficam pela casa, de sentir as texturas, do agridoce, das cores, do gourmet e também do tradicional.... Deste gosto nasceu este blogue!
Tenho outro hobbie também, a corrida! Desde há um ano e tal que começei a correr e desde então tenho feito com alguma frequência. É algo parecido com a culinária, é também um vício que mantém a minha sanidade mental! eh eh
Bom, ficaram a conhecer um pouco sobre mim, claro que não podemos revelar tudo, o desconhecido é sempre fascinante! =)
Continuem a seguir-me, vou tentar não vos desiludir!!
Beijos e Abraços :)
segunda-feira, 31 de março de 2014
Bolo Dourado!
Mais ou menos uma vez por semana faço um bolinho, destes simples, sem grandes cremes ou decorações, nem nada de complicado. Gosto de ter alguma coisa que petiscar quando fico com um "ratinho", mas que não dê muito trabalho, só pegar e comer. Então faço assim uns bolinhos para esse efeito. Este, é dos melhores bolos que tenho feito, fica tão fofo que quase se disfaz na boca, é dificil explicar o que se sente ao come-lo. Experimentem, a sério! Faz qualquer um feliz!!
Ingredientes:
6 ovos
2 chávenas de açucar
2 chávenas de farinha de trigo
1 chávena de amido de milho (maisena)
1 chávena de óleo
1 chávena de leite
1/2 chávena de caramelo liquido
1 colher de chá de fermento
Preparação:
Unta-se um tabuleiro retangular e polvilha-se com farinha.
Batem-se as claras em castelo e reserva-se.
Juntam-se os restantes ingredientes pela ordem descritas e bate-se muito bem.
Envolvem-se as claras em castelo, coloca-se na forma untata e vai ao forno pre-aquecido a 190º por uns 50 minutos, até estar bem dourado.
Depois de retirar e arrefecer, corta-se em pequenas fatias e polvilha-se com açucar em pó!
sábado, 29 de março de 2014
Almôndegas (pseudo) Vegetarianas
Eram para ser umas almôndegas só com legumes, mas o meu instinto de carne/peixe levou-me a abrir também uma lata de atum para dar mais sabor! Para a próxima será mesmo só com legumes!...
Ficaram muito boas, diferentes do habitual, mas muito saborosas. É daquelas coisas rápidas que podem ser feitas quando não se deixou nada preparado para o jantar!
Ingredientes:
2 cenouras
1 courgete
1 lata de atum
Pimentos
Salsa
1 ovo
Sal
Pimenta
Pão ralado
Preparação:
Cortam-se as cenouras e o cougete em juliana para um recipente. Picam-se os pimentos finamente e juntam-se ás cenouras e ao courgete. Junta-se ainda o atum, a salsa picada e o ovo. Tempera-se com sal e pimenta e vai-se colocando pão ralado até se conseguir moldar. Depois é só fazer umas bolinhas, passar novamente no pão ralado e fritar em óleo bem quente.
quinta-feira, 27 de março de 2014
Passatempo TEKABlog
"Tem um blog de culinária? É apaixonado por
cozinha e partilha os seus pratos com os dezenas de seguidores? Então
concorra! Quem sabe o seu não será o melhor blog de culinária em
Portugal!
O TEKABlog é um concurso que terá três fases de apuramento e um desafio final, onde estarão os três melhores bloggers. O vencedor ganhará um vale de 500€ em produtos TEKA!
Para concorrer só tem de nos enviar uma mensagem com os seus dados, o link do seu blog, uma receita com fotografia e partilhar o passatempo no seu blog.
Pode ler o regulamento completo aqui: http://on.fb.me/1eOWBfI
Participe!"
Posto isto, a minha participação foi com esta receita: Lasanha de Legumes (http://simplesesaboroso.blogspot.pt/2014/03/lasanha-de-legumes.html)
Agora é esperar para ver!! ;)
O TEKABlog é um concurso que terá três fases de apuramento e um desafio final, onde estarão os três melhores bloggers. O vencedor ganhará um vale de 500€ em produtos TEKA!
Para concorrer só tem de nos enviar uma mensagem com os seus dados, o link do seu blog, uma receita com fotografia e partilhar o passatempo no seu blog.
Pode ler o regulamento completo aqui: http://on.fb.me/1eOWBfI
Participe!"
Posto isto, a minha participação foi com esta receita: Lasanha de Legumes (http://simplesesaboroso.blogspot.pt/2014/03/lasanha-de-legumes.html)
Agora é esperar para ver!! ;)
terça-feira, 25 de março de 2014
Biscoitos de Laranja
O meu brinquedo novo chegou!! Demorou, mas chegou! Adivinhem o que é? Um dispara biscoitos!! Já tinha visto em vários sitios, mas pareceu-me demasiado caro para um "brinquedo", já que podemos perfeitamente fazer biscoitos ou bolachinhas à mão, não é? Mas entretanto encontrei um bem baratinho num site de vendas com grandes descontos, o Showroomprive.pt, não sei se conhecem. Aproveitei e encomendei mais umas coisas também muito em conta.
Claro que tinha que experimentar então o dito cujo! Fiz estes biscoitos de laranja muito simples...
Ingredientes
1 ovo
200 gr de manteiga amolecida
180 gr de açucar amarelo
300gr de farinha com fermento
Raspa de uma laranja
Sementes de Chia
Preparação:
Juntam-se todos os ingredientes e amassa-se bem, com a ajuda da batedeira e depois à mão. Se virem que esta muito pegajoso, acrescentem um pouco de farinha. Faz-se um rolinho com a massa e coloca-se no dispara biscoitos, "dispara-se" num tabuleiro e vai ao forno a 200º até ficar dourado.
Não ficou uma maravilha?
domingo, 23 de março de 2014
Pão com Chouriço
O primeiro post do meu blog foi a 12 de Novembro de 2010. Passaram quase 4 anos, já é alguma coisa, apesar disso não tenho 1000 seguidores ou coisa parecida. Poruque na realidade para se construir um blog é preciso muita dedicação, diária e constante para que quem nos segue não deixe de perder o interesse naquilo que fazemos. Conseguir isso nem sempre é tarefa fácil. Claro que pulo de alegria quando tenho mais um seguidor, fico super entusiasmada quando tenho mais um "like" na página do facebook, mas pergunto-me se mesmo que só tivesse uma pessoa a seguir-me, se continuava a "postar"? Sem dúvida que sim! Não sei porquê, mas já não consigo pensar numa receita diferente sem pensar no blogue quase instântaneamente!
Gostava de me dedicar ainda mais, mas tenho um emprego que me ocupa muito do meu tempo, os turnos deixam-me em farrapos e ás vezes não consigo mesmo fazer mais... Tenho também outro hobbie que me ocupa algum tempo: correr! Entre treinos (que são menos do que gostaria) e provas aos fins-de-semana, por vezes sobra pouco tempo! Apesar disso, vou continuar a partilhar algumas das coisas que faço, vou continuar a visitar as "cozinhas" de todos os meus amigos blogueiros até que as "pernas me doam"!...
Isto tudo e ainda não tenho filhos, por isso imaginem!!
Posto este desabafo, vamos à receita. Esta foi retirada de um blogue que sigo quase desde o principio, Rapa Tachos. Sou seguidora assídua, guardo muitas receitas (ás vezes tão bem guardadas que nem sei onde), e gosto principalmente das receitas de pão. Tinha esta guardada à algum tempo, finalmente foi executada... com grande sucesso!
Aqui fica...
Ingredientes:
275 ml de agua
30 g de manteiga sem sal á temperatura amolecida
1colher chá de sal
475 g de farinha de trigo t 65
2olheres.chá de açúcar
1 saqueta de fermento biológico seco
30 g de manteiga sem sal á temperatura amolecida
1colher chá de sal
475 g de farinha de trigo t 65
2olheres.chá de açúcar
1 saqueta de fermento biológico seco
Chouriço ás rodelas
Queijo Fatiado
Leite qb
Preparação:
Coloquei os ingredientes por esta ordem na cuba da MFP, no programa "amassar", cerca de 1:50h. Entretanto cortei o chouriço ás rodelas, finamente.
Depois de terminado o programa, estendi a massa numa superficie polvilhada com farinha. Amassei ligeiramente a massa, cortei em 8 quadrados, estenti cada um deles, coloquei o chouriço no meio e uma fatia de queijo e enrolei. Desta forma em todos os pães. Depois fica a levedar num sitio quente por mais um 40 minutinhos. Antes de ir ao forno, pincela-se com um pouco de leite morno e faz-se uns cortes, polvilha-se com farinha e vai ao forno, a 200º por uns 35 minutos, mais ou menos.
Alguns congelei, outros foram devorados ainda quentinhos!!
sexta-feira, 21 de março de 2014
Lulas Recheadas
Ideias não faltam! Quase todos os dias tenho feito um prato diferente (acho que estou a atravessar uma fase de inspiração...eh eh). Estou no trabalho e estou a pensar o que irei fazer para amanhã ou depois de amanhã, e realmente ideias não faltam.
Esta receita não é novidade nenhuma, mas o que mais me agrada é que podemos rechear com aquilo que bem entendermos e fica sempre bom!
Esta foi um sucesso, umas lulas recheadas que acompanhei com puré de legumes!
Ingredientes:
Lulas limpas
Broa de milho
Chouriço
Espinafres
Pimentos
Tomates pelados
Água
Sal
Pimenta
Alho
Limão
Azeite
Preparação:
Deixei as lulas descongeladas e temperadas com sal, pimenta, alho e limão de um dia para o outro.
Reservei as cabeças das lulas bem cortadas em pedaços pequenos. Depois na hora começei por fazer o recheio: numa frigideira, com fio de azeite, salteei o chouriço cortado em pedaços bem pequenos, os pimentos, os espinafres, depois coloquei também a broa esmigalhada e não se esqueçam das cabeças das lulas; deixei refogar mais um pouco. Tempera-se com um pouco de sal.
Depois é só rechear as lulas com este preprado e fechar com um palito.
Na mesma frigideira pus os tomates pelados cortados finamente e um pouco da água do tomate pelado, deixei refogar um pouco e coloquei as lulas já recheadas. Deixam-se cozinhar bem as lulas e está pronto!
segunda-feira, 17 de março de 2014
Bolachas Integrais de Amêndoa
Hoje deixo-vos mais uma receita de bolachinhas! Cada vez mais tenho tentado substituir o que posso nas receitas por ingredientes mais saudáveis possiveis. Aqui substitui a farinha de trigo nornal por farinha integral e farinha de amêndoa e o açucar branco por açucar amarelo. A única coisa que "estraga" é a manteiga, mas ainda não consegui arranjar um substituto à altura. A manteiga deixa as bolachas sempre muito saborosas. Aqui fica a receita:
Ingredientes:
1 ovo
200gr de manteiga
150 gr de açucar amarelo
300 gr de farinha de trigo integral
100 gr de farinha de amêndoa
Preparação:
Coloquei todos os ingredientes na cuba da MFP apenas para amassar (cerca de 15minutos, na minha máquina o programa chama-se "pasta para massa", é o mesmo onde se faz a massa de pizza), claro que se pode sempre optar por bater à mão. Depois estende-se a massa numa bancada polvilhada com farinha e cortam-se as bolachinhas!
sexta-feira, 14 de março de 2014
Pão Saloio
As receitas de pão são uma constante desde que comprei a MFP. Gosto de cozinhar de tudo, de doces a salgados, mas se há coisa que adoro é fazer pão. A MFP ajuda muito na parte de amassar e levedar, mas geralmente tiro antes de cozer, pois prefiro cozer no forno para não ficar no formato de "pão de forma", típico da máquina. O cheiro a pão pela casa, a crosta a começar a formar em cima e a estalar, tudo me fascina no pão. Esta foi mais uma experiência, a receita vem com a máquina e ficou delicioso!
Ingredientes:
300 ml de leite
1 + 1/2 Colher de Chá de Sal
2 ovos
1 Colher de Sopa de Manteiga
540gr de Farinha de trigo integral
1 Colher de Sopa de açucar
1 pacote de fermento seco
Preparação:
Pela ordem descrita coloquei tudo na MFP e programei no programa MASSA. Este programa amassa e leveda, demora 1h e 50m. Depois retirei da cuba e estendi na mesa polvilhada com farinha, amassei e moldei da forma que queria, deixei levedar mais uns 40 minutos. Antes de ir ao forno fiz um corte em cruz na parte de cima da massa e polvilhei com um pouco de farinha. Vai ao forno a 200º por cerca de 1h ou até estar cozido a gosto (mais ou menos tostado).
quinta-feira, 13 de março de 2014
Green Milk-Shake
A ideia de por espinafres num batido à partida não me soava muito bem, mas decidi experimentar. Não ficou mau de todo, a conjugação com o resto da fruta dá-lhe um sabor particular e... inacreditávelmente bom!
Ingredientes:
1 maça
1 kiwi
Espinafres a gosto
Açucar a gosto
Leite qb
Preparação:
Depois de descascada e partida a fruta esta vai para a liquidificadora junto com uma mão cheia de espinafres (tenho sempre alguns congelados), juntei um pouco de açucar e leite a cobrir tudo. É tudo bem triturado e fica este creme verde pálido! :)
terça-feira, 11 de março de 2014
Lasanha de Legumes
Mais uma receita vegetariana! Tenho feito menos do que gostaria. Somos tão programados para pensar sempre em carne e peixe que ás vezes não me vem à cabeça nada para fazer só com vegetais. Mas esta realmente é para repetir! Ficou muito saboroso e nem se dá pela falta da carne picada típica da lasanha. Podem ser usados todo o tipo de legumes que tivermos no frigorifico, é só experimentar! Eu fiz assim...
Ingredientes:
Legumes vários (curgette, cenoura, pimentos,cebola, tomate)
Placas de massa de lasanha
Bechamél
Queijo mozzarella ralado
Azeite
Pimenta
Sal
Tomilho
Vinho Branco
Polpa de Tomate
Preparação:
Começa-se por saltear os legumes:
Numa wook faz-se um refogado com a cebola picada e azeite, depois adiciona-se os pimentos cortados em pedaços pequenos, o tomate também bem cortado. Depois de refogar um pouco junta-se o curgette em rodelas, a cenoura e um pouco de polpa de tomate (2 colheres de sopa mais ou menos). Tempera-se com sal, pimenta e tomilho. Refresca-se com um pouco de vinho branco e fica a apurar.
As placas de massa de lasanha devem ser escaldadas primeiro (pode-se usar daquelas já cozidas também). Monta-se lasanha com as placas de massa e depois o recheio dos legumes, termina-se com massa, coloca-se o bechamél por cima e por fim o queijo ralado.
Vai ao forno a 200º por uns 30 minutos até ficar bem tostado!
quarta-feira, 5 de março de 2014
Chocolate Chip Cookies
Praticamente deixei de comprar bolachas no supermercado. Gosto muito mais das feitas em casa, porque para além do prazer que me dá fazê-las, são também muito mais saborosas e pelo menos sabemos exatamente de que são feitas, não é verdade?
Faltavam-me estas para o meu livros de receitas de bolachas! Umas belas cookies com pepitas de chocolate mesmo ao estilo do monstro das bolachas!! :) eh eh
Ingredientes:
2 ovos
3 chávenas de chá de farinha com fermento
3/4 de chávena de açucar refinado
3/4 de chávena de açucar mascavado
1 colher de chá de essência de baunilha
1 pitada de sal
1 chávena de manteiga sem sal derretida
Pepitas de chocolate ou tablete de chocolate partida em pequenos pedaços
Fiz com a ajuda da MFP, que juntou todos os ingredientes, sempre me poupa tempo a mim! Na minha máquina demora cerca de 15 minutos a amassar, mas a 4 minutos do fim juntei as pepitas.
Depois é só colocar umas colheradas da massa num tabuleiro forrado com papel vegetal
Vai ao forno a 200º por uns 15 minutos, até ficar dourado. E está feito!
Dá para cerca de 20 bolachinhas! :)
domingo, 2 de março de 2014
Coxas de Frango Recheadas com Espinhafres
Desta vez armei-me mesmo em cozinheira! :) Tantas receitas vi de coxas recheadas, todas super apeteciveis, que me aventurei. E enganem-se se parece dificil, porque não é, e com a prática fica cada vez mais rápido. E compensa no fim!
Fica muito suculento, ao contrário do peito recheado que por vezes fica mais seco, para além de que fica com uma pele muito estaladiça. Para repetir!
Vejam só...
Começamos por desossar as coxas e sobre-coxas (a parte mais dificil, mas nada impossivél), muito sinceramente recorri a uns videos e que ajudou bastante.
Consegui retirar o osso quase na perfeição e o terceiro foi num instante!
Depois é temperar:
Sal
Alho em pó
Alecrim em pó
Azeite
Raspa de limão
Reserva-se!...
Para o recheio:
Espinafres
Chouriço
Manteiga
Numa frigideira leva-se ao lume um pouco de manteiga e salteia-se o chouriço com os espinafres. Depois é só rechear o frango com este preparado, fechar bem com uns palitos e levar ao forno num tabuleiro com cebola e azeite no fundo, a 200º por uns 30 munutos até obter uma pele bem estaladiça!