terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Bolo de Côco e Cenoura (Sem Glúten, sem Leite, sem Ovos)

Uma das coisas que tenho tentado cortar ao máximo desde que iniciei esta dieta, é o trigo. Não é fácil, pois tudo à nossa volta tem trigo. A maioria dos pães, mesmo os que dizem ser de centeio, têm sempre farinha de trigo, as bolachas, as massas, quase tudo tem trigo. Então torna-se complicado, no entanto, cortando aqui e ali é possivél restringir bastante.

E porquê cortar no trigo?

A farinha de trigo branca é uma farinha refinada, é o que se chama de alimento morto, pois devido ao processo de refinação, são lhe retiradas todas as suas propriedades nutritivas. Muito resumidamente o que faz a farinha trigo:

- Aumenta os niveis de glicémia no sangue;
- É altamente inflamatória (daí muitas pessoas sofrerem de doença celiaca);
- Acidifica o sangue;
- Muitas vezes é géneticamente modificado (GMO), a comprar optar sempre os que tiverem o símbolo BIO

Estes 3 principais maleficios são também altamente cancerigenos, logo, é preciso cortá-los ao máximo. O que tenho tentado é fazer os meus prórpios bolos e pães. Dá algum trabalho, mas compensa. Uso vários tipos de farinhas diferentes e tenho conseguido receitas muito boas. Não podemos querer que os bolos sejam altos e fofos, pois é o glúten do trigo que confere essa propriedade aos bolos e pães, no entanto são muito bons na mesma.

Esta receita foi adaptada do livro "Cozinha Vegetariana para quem quer poupar" de Gabiela Oliveira.



Ingredientes:
- 1 cenoura crua
- 1chávena de farinha de milho
- 1/2 chávena de farinha de arroz
- 1 chávena de açucar de côco
- 1/2 chávena de côco ralado
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 1 colher de café de bicarbonato de sódio
- 1 e 1/2 chávena de leite vegetal
- 1/2 chávena de azeite
- 1 colher de sobremesa de sumo de limão
- Côco ralado para polvilhar

Preparação:
Ralar as cenouras e reservar. Juntar primeiro as farinhas, o açucar, o côco, o fermento e o bicarbonato. À parte juntar o leite, o azeite e o sumo de limão. Verte-se a mistura liquida nas farinhas misturando com uma vara de arames até se obter uma massa homogenea. Acrescentar a cenoura e mexer.
Untar uma forma com manteiga e polvilhar com farinha. Deita-se a massa na mesma e vai ao forno pré-aquecido a 180º durante uns 35minutos.

Polvilhar com o côco e está pronto!
Enjoy :)


quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

"O cancro não é uma doença, é um mecanismo de sobrevivência"



Felizmente (ou não!) fomos dotados da capacidade de pensar e de nos questionarmos, é certo que nem todos fazem valer essa capacidade, mas eu por acaso questiono-me bastante, às vezes de mais.
Toda esta situação que tenho vivido me tem levado a questionar sobre alguns aspetos, tenho procurado bibliografia, muita matéria me tem suscitado interesse, desde a génese do cancro até às formas de o combater. Há quem ache que isso não me faz bem, que não devia pensar tanto neste assunto e que devia era ler uns romances para desanuviar a cabeça. Mas eu não penso assim, o meu interesse vai crescendo por este tema, quanto mais coisas leio mais tenho necessidade de ler, e gosto! Porque haveria de não o fazer?
Tenho chegado a algumas conclusões/questões acerca do cancro que gostava de partilhar.
O que tenho vindo a descobrir é que à semelhança do que acontece com o consumo de carne e as proteínas associadas a esta, em que nos foi incutido pela sociedade que se não comermos carne não consumimos proteína, quando se sabe que a proteína está em quase tudo de origem vegetal, o mesmo acontece com o cancro. Desde sempre ouvimos falar do cancro como sendo uma doença assombrosa, qualquer um treme por dentro quando recebe um diagnóstico de cancro, vê-se nele o risco de morte eminente. Ok! É chato ter umas células pouco saudáveis a crescer descontroladamente no nosso organismo, mas e outras doenças como as insuficiências cardíacas, ou uma diabetes ou até mesmo uma simples úlcera no estomago? Não são doenças potencialmente fatais?
Claro que sim! Um diabético, por exemplo, se não tiver a sua doença sob controlo de certeza que pode morrer com um coma hiperglicémico (quando o açúcar no sangue sobe muito) ou uma hipoglicémia (quando o açúcar no sangue baixa muito). Isso não acontece com frequência porque toda a gente é ensinada a controlar os seus diabetes, o problema é que ninguém foi ensinado a controlar o seu cancro!
Ora vejamos, ajudem-me a pensar porque há algo aqui que não faz sentido: o cancro é uma doença oportunista, quando vê uma fraqueza no sistema imunitário ataca, certo? Então e qual o tratamento padrão para o cancro? Quimioterapia e radioterapia, certo? Tratamentos que destroem terrivelmente o nosso sistema imunitário: o cabelo cai, a pele fica pálida, perde-se a força e a vitalidade, etc, etc. Então mas não devíamos era restabelecer o nosso sistema imunitário para que ele consiga combater e controlar o crescimento das células cancerígenas, tal e qual uma diabetes?
Não estou a perceber então….
Não digo que não devemos recorrer à medicina tradicional e se me dissessem após o meu diagnóstico que teria que fazer não sei quantas sessões de quimioterapia eu teria feito. Porque é isso que acontece, é dado um diagnóstico tão aterrador que estamos disposto a tudo o que nos propuserem sem sequer nos questionarmos. Mais uma vez não estou contra os tratamentos existentes para o cancro, apenas por vezes questiono a sua eficácia e questiono o facto da maior parte das pessoas se limitar a esperar pelo resultado sem ter um papel ativo no mesmo. Se quando temos gripe tomamos um chá de limão com mel porque faz bem, porque não temos esse papel quando se trata de outra doença POTENCIALMENTE mais grave?
Enfim, isto sou eu a falar, mas se quem estiver a ler isto estiver a passar por algo deste género, retenham uma coisa: o cancro não é nenhum bicho papão, podemos morrer de cancro? Sim, mas também podemos morrer devido a uma doença coronária, uma insuficiência renal ou até de uma simples gripe. Não façamos as coisas parecerem piores do que são e, muito importante, há que fazer parte ativa de todo o processo. Se tivermos que recusar um tratamento porque não temos a certeza da sua eficácia não podemos ter medo de o fazer, se não nos dão alternativas temos que ser nós a procurá-las!

Foto e edição: Carla Carloto

 (O titulo do post é de um livro com o mesmo nome, do autor Andreas Moritz)

domingo, 18 de janeiro de 2015

O Poder Vermelho - Sumos Antioxidantes

Desde há uns meses que o meus dias começam de maneira diferente!
Logo ao acordar bebo sempre um copo de àgua morna com bicarbonato de sódio e outro com umas gotas de clorofila, isto recomendações da minha nutricionista. E porquê? É importante manter sempre o nosso intestino limpo, principalmente quando tomamos muitos medicamentos e, por exemplo quando se faz quimioterapia. A quantidade de substâncias toxicas presentes neste tipo de tratamentos é enorme e a desintoxicação à base de frutas, legumes e muita água é fundamental. Por outo lado a clorofila e o bicarbonato ajudam também a manter o PH do nosso sangue em níveis em que não seja possivél às células cancerígenas se desenvolverem, ou seja, um meio alcalino.
Após esta àgua bebo um sumo de frutas e legumes.
É certo que no início estas coisas faziam-me imensa confusão, estava habituada a tomar o meu café e fazer a minha tosta e está a andar. Mas agora já faço tudo de forma tão automática que nem noto. E os benefícios também se começam a notar, para além de me sentir logo cheia de energia, fico sempre com a sensação de bem estar gastro-intestinal, sem me sentir cheia ou pesada.
A acompanhar os sumos como regularmente uma torrada de pão o mais escuro possivél, de centeio é o melhor. Barrado com doce ou outro tipo de pastas vegetais.

Muito bem, depois de vos mostrar um pouco da minha rotina matinal aqui vão alguns dos sumos que bebo. Costumo sempre tentar fazer algumas combinações de frutos e legumes baseado nas suas cores, pois normalmente têm propriedades idênticas.
Os frutos e legumes de cor vermelha ou roxa estão carregados de antioxidantes que bloqueiam os radicais livres - os radicais livres são moléculas produzidas naturalmente no nosso organismo mas também produzidas pela ingestão de carne e lacticinios, tabaco ou álcool, danificam as células boas e transforma-nas em cacerigenas.

Aqui ficam então algumas combinações super antioxidantes:

Sumo de Beterraba, Mirtílos e Goji
- 1/2 beterraba descascada
- Um punhado de Mirtiílos
- Um punhado de sementes de goji
- Sementes de papoila
- Água qb
Usei a centrifugadora para o sumo de beterraba, juntei aos mirtílos as bagas goji e triturei tudo com a varinha mágica. No fim juntei um pouco de água para ficar mais liquido e algumas sementes de papoila.



Smoothie de Morangos, Mirtílos e Framboesas
- 4 morangos
- Um punhado de mirtílos
- Um punhado de framboesas
- Um iogurte natural de soja
- Bebida de soja qb
Juntei tudo e triturei com a varinha mágica.



Sumo de Romã, Morangos e Arónia
- Bagos de meia romã
- 4 morangos
- Um punhado de bagos de arónia
Usei a centrifugadora para a romã. Juntei este liquido aos morangos e aos bagos de arónia e triturei com a varinha mágica. Não tive necessidade de juntar água, mas pode-se juntar um pouco.



E pronto, aqui ficam alguns exemplos de sumos super saborosos e saciantes. Dá trabalho? Sim, mais trabalho que beber um copo de leite, mas será que não vale a pena acordar um pouco mais cedo para os fazer?
Think about...

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Risoto de Cogumelos Shitake e Curcuma

Sabiam que o nosso organismo está preparado para se curar de todo o tipo de afeções sem recorrer a qualquer tipo de medicação? A única coisa de que ele precisa é dos estímulos certos!Claro que se lhe damos os estímulos errados relacionados com o nosso estilo de vida, como a alimentação, sedentarismo, tabaco ou a esposição solar, ele vai reagir da pior forma. E o que temos que fazer quando isso acontece? Restabelecer o equilíbrio!

No meu caso, tendo todas as características de risco como a pele clara, olhos claros e muitos sinais, a esposição solar inconsciente quando era nova teve as piores consequências. Acredito, no entanto, que nada acontece por acaso e se não fosso o cancro não saberia as coisas que sei agora, não me tinha aproximado tanto de certas pessoas que descobri serem tão importantes na minha vida, não tinha dito tantas vezes a algumas pessoas que gosto delas, não tinha aprendido a ver a vida como a vejo agora. Afinal, nem tudo nesta doença é mau, há que saber ver SEMPRE o lado positivo por muito mau que sejam as situações.

A receita que vos quero mostrar hoje tem tem alguns daquele SUPERALIMENTOS que deviam sempre fazer parte da nossa alimentação e ainda mais no combate ao cancro. Falo dos cogumelos shitake e da curcuma.

Os cogumelos no geral são um alimento super nutritivo e muito versátil, dá para fazer tudo com eles, uso muitas vezes por semana. Em especial alguns deles têm propriedades estraordinárias.
Os shitake são cogumelos muito consumidos entre os povos asiáticos e por algum motivo estes são dos povos com menos incidência de cancro. Têm muitas propriedades medicinais, estão carregados de nutrientes, proteínas e aminoácidos essenciais. Têm um poder enorme de fortalecer o sistema imunitário, inibindo, especialmente, o desenvolvimento das celulas cancerígenas.

No que diz respeito à curcuma, podemos encontrá-la fácilmente nos supermercados como o Açafrão das Índias, e é mais um inimígo do cancro. Eu consegui encontrar esta especiaria na sua forma mais primitiva, como raíz, muito parecida com o gengibre. Utilizo muito, em quase tudo. Tem um grande poder anti-inflamatório e antioxidante. Vários estudos foram feitos com a utilização de células tumorais in vitro, onde se viu que esta especiaria inibe o crescimento do cancro e induz a sua apoptose (destruição) com um efeito muito semelhante á quimioterapia, sendo, no entanto selectiva. O seu efeito é potenciado quando junta com a pimenta preta.

Claro que todos os poderes destes alimentos (e outros que falarei depois) estão comprovados com estudos e investigações científicas. Quem me conhece sabe que não sou pessoa de acreditar em tudo o que me dizem sem primeiro fazer a minha própria pesquisa e, acreditem, a minha pesquisa tem sido imensa!...

Vamos à receita:

Ingredientes:
Arroz carolino ou de risoto
Cebola
Alho françês
Cenoura
Cravinho
Cogumelos shitake e outros
Queijo creme vegetal (usei este)
Miso (usado para fazer sopa, mas também como tempero, comprei este)
Molho de soja
Sal
Pimenta preta
Curcuma/Açafrão
Cebolinho

Preparação:
Como os meus shitake estavam desidratados, deixei em água durante uma meia hora até estarem mais macios. Reserva-se a água.
Caldo:
Começamos por preparar o caldo do risoto. Numa panela pica-se a cebola e faz-se um refogado com azeite, junta-se o alho françês ás rodelas e a cenoura também ás rodelas. Depois acrescenta-se a água dos cogumelos que desidrataram. Tempera-se com um pouco de sal, pimenta, acrescenta-se uns paus de cravinho e deixa-se ferver uns 10 minutos. Depois de desligar acrescenta-se uma colher de chá de miso (Atenção que é muito salgado). O miso não deve ferver pois perderá as suas propriedades.
Reserva-se o caldo.

Arroz:
Numa panela com um pouco de azeite salteiam-se os cogumelos cortados em pedaços, acrescenta-se o arroz e deixa-se fritar um minuto. Retificam-se os temperos e junta-se a curcuma ralada. Depois vai-se acrescentando o caldo previamente feito aos poucos. Mexendo sempre, nesta fase não nos podemos descuidar para o arroz não agarrar ao fundo. O arroz deve ter sempre algum caldo. Entretanto ele começa a deitar alguma goma e começa a ficar mais espesso, nesta altura estará quase cozido. Não deixar cozer demasiado para não ficar desfeito. Depois de cozido, apaga-se o lume e acrescenta-se uma colher de sopa de queijo creme e mexe-se muito bem. Este vai-lhe dar uma cremosidade especial.
No fim, pode-se pôr algumas ervas frescas por cima, eu usei o cebolinho.



Boa Semana =)


quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Manteiga de Amendoim Caseira

Quando deixamos de consumir lácteos há que encontrar outras opções para os substituir e para complementar os lanches e pequenos almoços.
 Pensava que me ia ser muito difícil deixar o leite de vaca mas na realidade o pior foi mesmo a manteiga e o queijo. Entretanto encontrei, nas lojas de produtos naturais, queijo e manteija vegetal que realmente são muito bons. Mas atenção, é sempre bom ler os rótulos! Agora leio sempre os rótulos de tudo e nem imaginam as suspresas que tenho. Experimentem ler os ingredientes dos produtos e começamos a aperceber-nos do markting da coisa. Quantas vezes não vemos, nas embalagens de manteiga, por exemplo, manteiga "100% vegetal" e depois vamos ler os ingredientes e eis que diz o seguinte: "pode conter vestigios de leite de vaca". Que raio! Não dizia 100% vegetal?? Pois bem, por isso o melhor é ler sempre os rótulos, ou então fazemos a nossa própria manteiga em casa! Claro que não vamos fazer manteiga de vaca, mas temos sempre as manteigas de amendoim, caju ou avelãs, por exemplo, que são muito fáceis de fazer.

Já agora em relação ás Oleaginosas, assim se chamam estes frutos, como o próprio nome indica, têm óleos e gorduros. São frutos com algumas calorias, mas estão cheios de nutrientes. Qualquer um deles são uma grande fonte de magnésio, cálcio, ferro e proteina. Saibam por exemplo que 100gr de avelãs possui mais cálcio que um copo de leite de vaca, e esta heim?

Vamos então à receita:
Ingredientes:
- 1 chávena de amendoins descascados
- Sal ou Agave a gosto (conforme se queira doce ou salgado)

Preparação:
Torrar ligeiramente os amendoins no forno, eles ficaram brilhantes e facilita a extração do óleo.
Numa liquidificadora colocar os amendoins e triturar até se obter um creme aveludado (este processo pode demorar alguns minutos), juntar o sal ou o agave e triturar mais um pouco. Está feito.


sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Mousse de Chocolate e Caju (Vegan)

Esta é a primeira receita deste novo ciclo de receitas que publico. Quis que fosse uma sobremesa precisamente para vos falar um pouco do açucar e do cancro.

Como já tinha dito no post anterior o açucar é um dos maiores inimigos do cancro, quer seja na sua prevenção, quer seja no tratamento. Quando falo de açucares, falo de açucares simples e refinados, o açucar branco e ainda tudo aquilo que é branco, pão e massas por exemplo.
As células saudáveis alimentam-se de açucar, é verdade, se bem que não necessitamos de açucares adicionados, já que muitos alimentos têm açucares naturalmente presentes. O problema é que as celulas anómalas e que crescem descontroladamente no nosso organismo, as células do cancro, têm muitos mais receptores de açucares que as células normais, por isso quanto mais açucar lhes damos mais elas crescem.
E como tudo aquilo que não alimentado..... morre! O açucar refinado já saíu da minha lista de compras!

O que usamos para adoçar bolos e sobremesas?
Fácil.... Adoçantes naturais! Quando mais baixo o indice glicémico (factor que indica a quantidade de moleculas de glicose que os alimentos têm. Quando maior este valor, mais glicose, mais eleva a nossa glicémia que deteriora o pancreas) melhor. São eles, por exemplo:

Agave - adoçante natural derivado do cacto agave

Xilitol - hidrato de carbono natural que deriva de plantas fibrosas, frutas e vegetais

Açucar de coco - produzido apartir das flores de coco

Tâmaras - conferem doçura natural a bolos e doces

Vamos então à receita?
Não se admirem com a utilização do tofu em sobremeas, fica muito bom!
Esta receita foi baseada numa receita da Grande Isaura Faria, cozinheira e especialista em alimentação vegetariana!



Ingredientes:
1 embalagem de tofu (orgânico, variedade de concistência mais macia, à venda nas lojas Celeiro)
1 embalagem de natas vegetais para bater
1 chávena de cajus
15 tâmaras
2 colheres de sopa de cacau (cru e biológico)
Raspa de chocolate negro

Preparação:
Numa liquidificadora adicionar o caju e moer, juntar as tamaras e deixar moer muito bem. Adicionar o tofu e os cacau até obter uma mistura cremosa e homogenea. Á parte bater as natas, juntas as mesmas com o preparado anterior e está pronto. Raspar o chocolate negro por cima para um efeito final.

Fica com um autêntico sabor da mousse tradicional, com uma diferença: é saudável!!!

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Uma looonga ausência.... Uma mudança radical!

Foram uns longos meses de ausência....
Muitas mudanças na minha vida, muita coisa aconteceu...
Não queria deixar de aproveitar o blog para partilhar um pouco dessa mudança que aconteceu na minha vida, principalmente no que diz respeito à alimentação. Poderei ser uma ajuda para outros, poderei ajudar a quebrar alguns mitos, sei que não sou nenhuma especialista, mas tenho a experiência de quem passou por tudo na primeira pessoa!
Descobri (talvez da pior maneira!) que a alimentação para além de servir para saciar a nossa fome e a gula, serve ainda como prevenção e cura para muitas doenças, é, literalmente, uma farmácia! Não estou a falar do que ouvi dizer, do que li um dia numa revista ou do que a vizinha me disse, falo de estudos cientificos, falo de medicina, aquela a que chamam "alternativa"!

E porquê esta mudança de hábitos?
Pois bem... Num dia estou bem, aparentemente "saudável", grávida, feliz da vida, com milhares de planos na minha cabeça, e no dia a seguir estou internada num hospital com o diagnóstico daquela que é a mais temida doença do século, aquela que dizemos só acontecer aos outros, aquela com que lido todos os dias na minha profissão...o cancro!
E o que se faz quando nos tiram o chão que pisamos todos os dias? Não temos alternativa.... Temos que lutar, temos que seguir em frente! Sou demasiado nova para morrer, para me resignar, para desistir, por muito mau que seja o cenário que me pintem. Não sei como isto vai acabar (afinal, ninguem sabe, não é?), mas acreditem... não vai acabar sem dar luta!

E onde entra a alimentação? Vejamos.... Apareceu como que por magia, no ecrã do meu computador o titulo de um livro chamado "Dieta Anti-cancro". Titulo sugestivo, certo? Dada a minha situação, despertou de imediato o meu interesse, li algumas paginas e não hesitei em marcar uma consulta com a autora do livro, Drª Magda Roma, nutricionista.
Depois de um longo e sofrido internamento, esta consulta foi o melhor que me aconteceu. Para além do optimismo de quem já viu dezenas de casos de sucesso, de quem tem a certeza daquilo que faz, a Drª Magda deu me uma nova esperança, novos objetivos e novos planos. Fez me crer que ia correr tudo bem, e não era por "obra e graça do espirito santo", era com trabalho.
Depois desta consulta, de pesquisas e mais pesquisas, de livros e mais livros estudados, o meu interesse foi crescendo. Como é que eu nao sabia destas coisas?? Como é que os médicos não me advertiram para estas coisas?...
Não pus de parte o tratamento convencional, porque como é um tratamento recente não me deblita o sistema imunitário, mas completei com a alimentação.
Tornei-me então Vegan!! Cortei tudo de origem aninal, a proteina animal é um dos alimentos preferidos do grande "C", cortei os açucares refinados, outra iguaria que ele aprecia, dediquei especial atenção a todos aqueles alimentos que provocam a apoptose das células cancerigenas, ou seja a sua morte.
4 meses depois, houve uma melhoria enorme no meu estado clinico desde o diagnóstico! Estou longe da cura, mas acredito cada vez mais nela!

Quero por isso partilhar um pouco daquilo que tenho feito, tenho cozinhado coisas fantasticas sem recorrer a nada de origem animal. Coisas que nunca pensei cozinhar...
Vou tentar postar, com a frequência que me for possivél, alguns destes petiscos que tenho feito, ao mesmo tempo que vou transmitindo um pouco daquilo que tenho aprendido!

Bem...
Acho que estava mesmo a precisar de escrever este post!!
Beijos e abraços, vão acompanhando os próximo episódios!! =)

sábado, 3 de maio de 2014

Gelado de Morango e Avelãs


Será desta que o calor fica? Não sei, já nem digo nada, mas de qualquer maneira apetecia-me um geladinho! Gosto muito de os fazer em casa (como tudo o resto não é?), tenho uma máquina de gelados que comprei por graça mas até dá jeito. Claro que se faz perfeitamente bem sem a máquina e ficam igualmente bons. Esta junção de morango e avelãs ficou excelente!

Ingredientes:
6 morangos grandes
200 ml de natas
1/2 lata de leite condensado
Avelãs trituradas

Preparação:
Faz-se um puré dos morangos e reserva-se. As natas são batidas e junta-se o leite condensado e os morangos. Liga-se a máquina de gelados (a cuba deve ficar 24h no congelador) e coloca-se o preparado. Depois coloca-se também as avelãs trituradas e deixa-se a máquina fazer o trabalho por uns 20 minutos, até obter um consistência de gelado! 
E está feito!

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Dia um... na Cozinha! Pão de Sésamo!


 Toda a blogosfera culinária esperava ansiosamente pelo dia 1 de Maio! E porquê? Porque como já é tradição o primeiro dia do mês é dia do desfile culinário mais saboroso de sempre, o "Dia um...na Cozinha"! O tema deste mês era o Pão! Tema que amei, porque sou completamente viciada em pãozinho caseiro, adoro o cheio do pão pela casa, adoro ter pão fresquinho pela manhã, adoro inventar tipos de pão... Pelo que trouxe-vos um pãozinho com sementes de sésamo, fácil de fazer, saboroso e saudáve! Retirei do livro "200 receitas de pão", com uma ou outra alteração!

Ingredientes:
275ml de água morna
2 colheres de sopa de sementes de sésamo
475gr de farinha T65
1 colher de sopa de açucar
2 e 1/2 colheres de chá de fermento seco

Manteiga derretida para pincelar
Sementes de sésamo para polvilhar

Preparação:
Nada mais facil que colocar os ingredientes pela ordem indicada na cuba da MFP, programar no programa "Massa" que dura 1:50h na minha máquina. Passado este tempo, retirar para uma mesa enfarinhada., amassar um pouco e colocar numa forma de bolo inglês. Deixei levedar mais uma horinha. Por fim, pincela-se com a manteiga derretida e povilha-se com mais umas sementinhas de sésamo!

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Queijadinhas de Legumes - #Meatless Monday


 Não deixar passar uma segunda feira sem publicar uma sugestão "livre de carne", mas desta vez aproveito ainda para participar no desafio lançado pelos blogs Cozinha da Ovelha Negra e Coisas e Coisinhas, passatempo intitulado Festas Low - Cost. Acho que não podia ter escolhido melhor receita. Todos os ingredientes são muito em conta e é ainda muito versátil, onde para além dos legumes há muitas outras combinações que poderão ser feitas, basicamente com aquilo que houver no frigorifico! Fica uma refeição para qualquer bolso e acima de tudo muito saudável!

Ingredientes:
1 pacote de natas "4 queijos" da Parmalat
2 ovos
Pimentos
Beterraba
Courgette
Cebola
Sal
Pimenta
Orgãos

Prepação:
Bate-se muito bem as natas com os ovos. Cortam-se todos os legumes em juliana e junta-se ao preprado. Envolve-se bem e coloca-se em formas de muffins. Por fim, vai ao forno a 200º por uns 20 minutos.


sábado, 26 de abril de 2014

Tagliatelle de Salmão


 Toda e qualquer sobra é reaproveitada no quer quer seja. Aqui em casa temos um lema: "Não ao desperdício alimentar". Este prato serviu para reaproveitar umas postas de salmão do dia anterior que tinha sobrado. Uma refeição rápida mas super saborosa!

Ingredientes:
Massa Tagliatelle (normal e de cogumelos)
Postas de salmão do dia anterior
Pimento amarelo
Cebola
Tomate cereja
Salsa
Azeite
Sal
Pimenta

Preparação:
A massa é cozida em água sal e um pouco de azeite e reserva-se. Na wook faz-se um refogado com cebola e azeite, junta-se o pimento amarelo em pedaços pequenos e o tomate cereja. No fim coloca-se o salmão previamente cortado em pedaços. Retifica-se temperos (Sal e pimenta) e está feito. No fim junta-se um pouco de salsa fresca!

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Crinkles de Limão e Côco


 Finalmente a minha participação no desfile de bolachas do Blog Cravo e Canela. "Vamos fazer bolachas", era o desafio e claro que tinha que partificipar, não fosse eu viciada em bolachinhas caseiras. Nunca tinha feito crinkles, adorei, ficam umas bolachinhas diferentes com um efeito muito bonito! Pesquisa daqui, pesquisa dali, sairam estas de limão e côco, ideia retirada do blog Bimby and me, as originais seriam de lima mas adaptei ao que tinha por casa e coloquei limão.

Ingredientes:
100gr de açucar
1 ovo
80 gr de manteiga derretida fria
Raspa de 1 limão
1 c. sopa de sumo de limão
1 c. sopa de coco ralado
220 gr de farinha
1 c. chá de fermento


Açúcar em pó e normal para polvilhar

Preparação:
Nm recipiente bater avmanteiga e com o açúcar. Juntar o ovo, o sumo e a raspa de limão e o coco. Bater tudo muito bem até obter uma massa homogenia.
Juntar a farinha e envolver bem, até ficar uma massa consistente.
Cobrir com película aderente e colocar no frigorífico durante umas 2 horinhas (ou durante uma noite).
Formar pequenas bolas de massa, passar no açúcar açúcar em pó envolvendo bem.
Colocar num tabuleiro, espaçadas entre si e levar ao forno pré-aquecido a 180º por cerca de 15 minutos.

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Brás de Legumes - #Meatless Monday


 Cada vez mais fã das Segundas Sem Carne, aqui fica mais uma sugestão. Cá por casa não é apenas ás segundas que não há carne, tenho muitos outros dias! Há tantas opções e tanto por onde escolher sem adicionar carne que realmente tenho essas refeições várias vezes por semana.
Esta sugestão é super rápida de fazer, basicamente é fazer como o bacalhau à brás mas sem bacalhau, apenas com legumes!

Ingredientes
1/2 pimento amarelo
1/2 pimento vermelho
1/2 pimento verde
1 Alho françês
1 Cenoura
1 cebola pequena
Batata palha
Azeite
Sal
Pimenta
Noz Moscada
Salsa
Azeitonas
1 calice de vinho branco
2 ovos

Preparação:
Preparamos os legmes: os pimentos cortam-se em pedaços pequenos, o alho francês ás rodelas
a cenoura em juliana e a cebola ás rodelas.
Faz-se um refogado com a cebola e o azeite, quando estiver translucida colocar os legumes, temperar com sal, pimenta e nós moscada, refrescar com um pouco de vinho branco. Deixar saltear bem. Quando os legumes estievrem cozinhados, adicionar a batata palha e deixar cozinhar por mais uns minutos. Depois de batidos, adicionar os ovos e envolver muito bem. Apagar o lume e juntar a salsa e as azeitonas.

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Bolo Finto Alentejano


 O meu coração é metade Alentejano, metade Transmontano (se bem que talvez seja mais de metada alentejano). 
Não sei se conhecem Portalegre, se não conhecem façam o favor de vir conhecer! É uma bonita cidade alentejana com tradições vincadas e iguarias muito próprias. Qualquer alentejano conhece o Bolo Finto tipico nesta altura por estas bandas! O nome "finto" vem de "fintar", que significa levedar, é uma das caracteristicas deste bolo/pão, ou seja, é preciso ser feito com tempo para levedar umas quantas horas... Tem também um sabor muito caracteristico de canela e da erva doce que deixa pela casa um "Aroma de Páscoa".
A estes dei-lhes um toque diferente e adicionei sementes de papoila, sésamo e linhaça!

Ingredientes:
2 ovos
Sumo de 1 laranja (cerca de uma chávena de chá)
90gr de banha
120 ml de Leite
500gr de Farinha T65
1 pitada de sal
1 colher de café de canela
1 colher de café de erva doce
1 saqueta de fermento seco (fermipan)

Depois:
Farinha para polvilhar
1 gema para pincelar
Sementes de girassol
Sementes de papoila
Sementes de linhaça

Preparação:
Juntei todos os ingredientes pela ordem descrita na MFP no programa "Massa" que demora cerca de 1:50h. Depois retira-se para uma bancada polvilhada com farinha e faz-se uma bola que se divide em 3, deixa-se num tabuleiro tapado com uma toalha numa zona quente e fica a levedar (o meu ficou 2 horas). Depois de ter crescido quase para o dobro, pincela-se com a gema e fazem-se uns cortes em cruz. Num dos bolos polvilhei sementes de papoila, em outro sementes de girassol e no outro de linhaça.
Vai ao forno a 200º por cerca de 50 minutos ou até estar bem cozido!

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Biscoitos de Canela e Gengibre



Mais uns biscoitinhos,estes ficaram com um sabor intenso do gengibre e da canela! Já para não falar do cheiro, a casa não precisa de velas de cheiro no dia que se faz estes biscoitos, o aroma é incrivél! Muito fáceis!

Ingredientes:
1 ovo
200gr de manteiga amolecida
180gr de açucar amarelo
300 gr de farinha com fermento
1 colher de chá de gengibre em pó
1 colher de chá de canela

Preparação:
Fiz na MFP, programa "pasta para massa" que incorpora e amassa todos os ingredientes. Pode perfeitamente ser feito da maneira tradicional. Pode haver a necessidade de colocar mais farinha se virem que a massa fica mole de mais. 
Pus no dispara biscoitos e vai ao forno a 200º por uns 15 a 20 minutinhos!

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Bifes de Atum de Cebolada


 A primeira vez que comi bifes de atum foi na Madeira (claro!), compramos na lota, super fresco, preprado pela minha mãe em casa, ficou ótimo! Desde aí nunca mais comi um bife de atum tão bom, uma série de circuntâncias tornaram Aquele bife super saboroso. Este não ficou muito atrás, mas não foi Aquele bife!

Ingredientes:
2 bifes de atum
Azeite
Sal
1 Cebola

Preparação:
Tempera-se os bifes apenas com o sal uns 10 minutos antes de fritar. O bife é frito em azeite, num frigideira bem quente. Depois de frito, retira-se. Corta-se a cebola em rodelas e junta-se ao azeite do bife, quando a cebola estiver com aquele tom dourado e caramelizado, retira-se e coloca-se por cima do bife, juntamente com o azeite!

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Tagliatelle com Molho de Tomate e Cogumelos - #Meatless Monday


 Sabiam que o Sr. Jamie Oliver tem uns frascos de pasta souce com o nome dele? O Sr. Oliver realmente surpreende-me! Talvez já existe há muito tempo, mas só no outro dia é que reparei, claro que comprei para experimentar. Não é nada de mais, nada que não possamos fazer em casa, aliás faço muitas vezes estes molhos e congelo para estar pronto a usar. Trata-se de um molho de tomate para massas, este que utilizei é feito á base de azeitonas, é otimo!
Este prato de massa é daqueles que como antes de alguma prova de atletismo que tenha no dia seguinte, é a chamada comida de atleta, cheinha de hidratos de carbono que têm que ser gastos, caso contrário vão para sitios que não devem.
Incrivélmente rápido e fácil, cá vai:



Ingredientes:
Pasta Souce do Jamie Oliver
Cogumelos inteiros
Sal
Pimenta
Oregãos
Queijo Ralado
Massa Tagliatelle
Azeite

Preparação:
A massa é cozida e água a ferver, temperada com sal e um fio de azeite e escorrida. 
Para o molho, numa frigideira wook, coloca-se um fio de azeite e os cogumelos, deixa-se cozinhar um pouco e coloca-se o molho de tomate, que já vem pronto. Retifica-se de tempero, acrecenta-se um pouco de pimenta ou sal e oregãos
Coloca-se este molho sobre a massa e por fim o queijo ralado!

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Sumos Detox (Branco, Rosa e Verde)

Parece que estes sumos estão na moda! Pois eu já fazia esta "misturada" há muito tempo, não pensava neles como sumos desintoxicantes nem nada do género, apenas os fazia porque achava que era uma maneira de comer frutas e legumes sem quase dar por isso, e por serem bons! Estes sumos são então isso mesmo, uma combinação de frutas, vegetais, sementes, frutos secos e tudo o que lhe quisermos por. Normalmente (não sei muito bem porquê) costumo combinar os legumes e a fruta por cores, por exemplo, frutos vermelhos com vegetais vermelhos, frutos brancos com vegetais brancos, etc. 
Deixo-vos então 3 receitas de sumos detox e com esta receita a minha participação no passatempo do Blog Prazeres Saudáveis.



Sumo Branco
1/2 banana
1 Maça
1/2 Courgette
1 colher de sopa de avelãs
1 colher de chá de coco ralado
1 colher de chá de açucar mascavado
Água qb
Sementes de chia

Coloca-se tudo na liquidificadora com água suficiente que cubra todos os ingredientes, com excepção das sementes de chia que se mistura só no fim.


Sumo Rosa
1/2 banana
4 Morangos
3 Colheres de sopa de couve roxa
1 colher de sopa de farelo de trigo
! colher de chá de mel
Água qb
Sementes de Linhaça

Coloca-se tudo na liquidificadora com água suficiente que cubra todos os ingredientes, com excepção das sementes de linhaça que se mistura só no fim.


Sumo Verde
1/2 Maçã
2 Kiwis
Espinafres (uma mão cheia)
Abacate (1/4 de um inteiro)
1/2 colher de chá de gengibre em pó
1 colher de sopa de amêndoas
1 colher de chá de açucar mascavado
Sementes de sésamo
Coco ralado

Coloca-se tudo na liquidificadora com água suficiente que cubra todos os ingredientes, com excepção das sementes de sésamo e do coco que se mistura só no fim.


Panadinhos de Queijo


Vi esta receita na revista Mulher Moderna na Coznha, adorei a sugestão, como entrada ou mesmo como refeição principal acompanhado por uma saladinha! Não é a coisa mais saudável do mundo, mas... vá lá, podemos pecar de vez em quando, certo?

Ingredientes:
500ml de água
1 cubo de caldo de galinha
30 gr de manteiga
200gr de farinha
200gr de quijo ralado
Pão Ralado
Óleo
Sal 
Pimenta

Preparação:
Os 500ml de água vão ao lume com o caldo de galinha e a manteiga. Tempera-se com sal e pimenta. Quando levantar fervura junta-se a farinha e vai-se mexendo ao mesmo tempo. Começa a formar uma grande bola, nesta altura acrescenta-se o queijo ralado (usei mozzarella) envolve-se, desliga-se o fogão e deixa-se arrefecer. Molda-se depois as bolinhas, passa-se pelo pão ralado e frita-se em óleo bem quente. Não coloquem óleo até cobrir a bolinha por completo, mas sim metada e vai-se sem virando.