sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Tricolor Cake

Este foi mesmo para inventar e experimentar! Pode parecer a coisa mais complicada do mundo, mas é tão simples que nem dá para acreditar. É um bolo divertido e que apetece comer só de olhar!

A receita base é a do bolo de iogurte:
- 5 ovos
- 1 iogurte (usei de pessego)
- 3 medidas do copo do iogurte de farinha
- 2 medidas de açucar
- 1 medida de óleo
- 1 colher de chá de fermendo



Mistura-se bem todos os ingredientes!



Divide-se a massa em 3 partes:
- Uma das partes não mexemos;
- Na outra mistura-se 1 colher de sopa de corante vermelho (ou até obter a cor desejada)
- Por último, na outra mistura-se chocolate (1/2 tablete de chocolate meio amargo derretido no microondas)



Depois é só ir colocando por camadas numa forma previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha.



Vai ao forno a 180º por uns 40 minutos, e saíu esta maravilha!





quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Crumble de Maçã e Pêra

Agora que aprendi a fazer Crumbles não quero outra coisa. É viciante comer esta sobremesa! Dá para fazer com todo o tipo de frutas mas eu continuo a gostar do tradicional de maçã. Neste juntei também pêra! 
É também uma receita que dá para variar em tudo, na fruta e também na cobertura. Esta também utilizei a "clássica" de manteiga e farinha, mas podem juntar-se flocos de aveia ou frutos secos se preferirem!

Vejam como é fácil.



Ingredientes:
2 maçãs
1 pêra
1 colher de sopa de canela em pó
1 colher de sopa de açucar amarelo
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de farinha

Preparação:
Descascam-se as maçãs e as pêras e laminam-se finamente. Dispôe-se num tabuleiro de ir ao forno. Povilha-se com a canela e o açucar por cima. Depois faz-se a cobertura (atenção que as medidas que dei podem ter que ser ajustadas, ou mais farinha ou mais manteiga), mistura-se a farinha com a manteiga (à temperatura ambiente) até obter uma espécie de "esmigalhado", que se põe depois por cima da fruta. Vai ao forno a 200º por uns 15 minutos ou até ficar uma crosta crocante.

Serve-se quente com uma bola de gelado! É talvez a melhor sobremesa do mundo! :)

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Bolo de Chocolate e Avelãs

Este foi adaptado da revista CakeDesign, que trás sempre umas ideias muito interessantes. Fico um bolo com muitas texturas e muito saboroso!



Ingredientes:
4 ovos
125gr de manteiga
120 gr de açucar
150 gr de farinha
1 colher de chá de fermento
100 gr de avelãs
75 gr de chocolate meio amargo/pepitas de chocolate

Preparação:
As claras são batidas em castelo e reserva-se. Junta-se a manteiga ao açucar e posteriormente juntam-se as 4 gemas, a farinha, o fermento, as avelãs picadas e o chocolate picado na picadora. Posteriormente envolve-se as claras e vai ao forno numa forma bem untada, a 180º por cerca de 40minutos.

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Omelete de Espargos e Bacon

Como sabem sou enfermeira, trabalho por turnos e, consequentemente, com horarios que afetam todo o meu organismo. Fazer noites por exemplo é algo que me desregula todo o sistema. Chego a casa, durmo umas belas horas e acordo com uma fome desgraçada, mas sem vontade nenhuma de cozinhar. Digo-vos que esta é das coisas que mais me dá prazer comer, omeletes!! Este foi um desses dias e saiu assim:



Ingredientes:
3 ovos
100 ml de natas
30 gr de bacon
4 espargos
Sal
Pimenta
Oregãos
1 colher de chá de manteiga

Preparação:
Batem-se os ovos com as natas e tempera-se com sal e pimenta. Vai para a frigideira previamente aquecida com a manteiga e deixa-se fritar um pouco. Depois juntam-se os espagos cortados em pedaçoes e o bacon também cortado. Tempera-se com oregãos e fecha-se as pontas até estar ao gosto de cada um.

Que bem que soube!

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Caril de Frango com Maçã

Desde sempre que me lembro de comer caril de frango em casa da minha mãe, é divinal! Quando descobri que até gostava de cozinhar, pedi-lhe a receita e foi quando descobri que o belo caril levava maçã (??), "A sério?" perguntei eu "Sempre comi esse frango com maçã?", e parece que sim e fica super saboroso! Gosto muito deste prato e claro que não tem nada que saber =)



Ingredientes:
1 frango
1 cebola
1 maçã
250 ml de leite
2 colheres de sopa de caril em pó
1 colher de chá de açafrão
Sal
Azeite
Pimenta
1 caldo de galinha

Preparação:
Começar pelo refogado com a cebola picada e o azeite. Depois de refogar um minuto juntar a maçã descascada e cortada em pedaços pequenos, juntar o leite e os temperos (Sal, pimenta, o açafrão, o caril e o caldo de galinha). Deixar refogar um pouco e depois juntar depois o frango, continua a refogar em lume médio até o frango estar tenrinho. Retirar o frango para um tabuleiro e passar o molho que ficou na panela pela varinha mágica. Juanta-se o frango e acende-se o lume mais 5 minutinhos. 
Está feito e fica muito bem acompanhado por um arroz branco!

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Horta no Terraço!

Com o sol a começar a querer aparecer a horta no terraço parece que ganha logo outra vida! As alfaces estão a crescer, os coentros já brilham e plantaram-se morangueiros. Tou muito curiosa pelos morangueiros, são seres muito sensiveis e o ano passado morreu tudo, mas este ano, aprendi com alguns erros (nomeadamente, atacar as formigas antes que elas me ataquem a mim!) e estou esperançosa!! Espero ter novidades em breve!!


domingo, 16 de fevereiro de 2014

Tempero para Peixe Assado

Há pequenos truques na cozinha que vamos aprendendo e aperfeiçoando, exemplo disso são os temperos! Este que trago hoje utilizo mais em peixe e acreditem, fica sempre bom. Claro que se pode sempre variar, há imensas ervas e temperos que se podem utilizar, mas fica aqui uma ideia!



Ingredientes:
Sal e Pimenta a gosto
100 ml de Azeite
100 ml de vinho branco/cerveja
50 ml de Vinagre balsâmico
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de polpa de tomate
1 cebola cortada as rodelas
1 tomate maduro cortado em pedaços
1 colher de sopa de tomilho
1 colher de sopa de alho em pó

Depois é só misturar tudo, colocar por cima do peixe e vai direto para o forno. As quantidades também variam com a quantidade de peixe. Geralmente nunca falha e fica sempre saboroso!

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Pão Branco com Sementes

Já há algum tempo que não fazia pão na MFP, tenho-a utilizado para outras receitas: biscoitos, bolos, etc. Já tinha saudades de um pãozinho acabado de fazer! Também ainda não tinha utilizado outro programa de pão sem ser o pão "Normal" (no meu caso o programa 1), desta vez utilizei o programa 2 de pão solto e ficou muito bom. Utilizei uma receita que vinha com a máquina com umas pequenas alterações.




Ingredientes:
320 ml de água
2 colheres de sopa de mateiga
1 colher de chá de sal
2 collheres de sopa de açucar
600 gr de farinha de trigo (tipo 55)
1 pacote de fermento seco
1 colher de sopa de sementes de chia
1 colher de sopa de sementes de lichaça

Preparação:
Introduza os elementos na MFP, pela ordem descrita com excepção das sementes. Colocar o pão a fazer no programa 2 ("pão solto"). Quando a máquina apitar com o simbolo "add", adicionar as sementes. Em cerca de 3 horinhas temos um belo pãozinho caseiro!

Bom Sábado =)

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Salmão com Broa

Nova versão do bacalhau com broa, mas esta com salmão! Gosto muito de salmão, de todas as formas, e esta também ficou excelente. Experimentem...



Ingredientes (para duas pessoas):
2 filetes de salmão
Broa de milho
1 colher de sopa de manteiga
1 cebola
Azeite
1 colher de chá de coentros
1 colher de chá de tomilho seco
Sal
Pimenta

Preparação:
Num tabuleiro de ir ao forno cubra o fundo com azeite e cebola ás rodelas. Coloca-se os filetes por cima e tempera-se com sal e pimenta. Na picadora, pica-se bem a broa junto com a manteiga, os coentros e o tomilho e dispôe-se por cima do salmão. Vai ao forno por 40 minutos a 200º ou até ficar bem tostado.
Servi com batatas cozidas.   ;)

Bom fim-de-semana!

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Batido de Frutas e Sementes

É muito raro a fruta deitar-se fora por estes lados. Ou congela-se ou fazem-se batidos ou tartes... Algum uso ela tem. 
Neste batido usei fruta congelada de compra e alguma que estava a ficar muito madura.



Ingredientes:
1 chávena almoçadeira de frutas congeladas (multifrutos da marca continente)
2 bananas maduras
1 Kiwi
1 colher de sopa de sementes de linhaça
400 ml de leite

Preparação:
Juntei tudo e passei com a varinha. Não acrescentei açucar pois estava já doce o suficiente.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Corações de Chocolate - em 1 minuto

E parece que estamos numa de "love", não é? Para ser sincera já não sou muito de comemorações do dia dos namorados, nem de prendas e peluches, etc. Em tempos dava muita importância, quando ainda nem sequer pensava muito nas coisas e me deixava levar pelas publicidades e pelas montras cheias de corações. Agora acho que qualquer dia é ideial para celebrar o amor, jantar fora ou oferecer presentes. Gosto mais de receber uma prenda só porque sim do que receber uma prenda num dia onde todos dão só porque é "o-dia-dos-namorados". 
Mas... Decidi dar algumas ideias Simples e Saborosas para quem quiser fazer algo diferente para a sua cara metade! 
Aqui ficam uns bolinhos muito saborosos.. e hiper rápidos!!





Ingredientes:
1 ovo
4 colheres de sopa de farinha
4 colheres de sopa de chocolate em pó
3 colheres de sopa de açucar
2 colheres de sopa de óleo (ou manteiga derretida)
2 colheres de sopa de leite
1 colher de café de fermento
Açucar em pó

Preparação:
Juntam-se todos os ingredientes e mexe-se muito bem até obter uma mistura homogenea. Coloca-se em formas (neste caso em forma de coração) e vai ao microondas por um minuto na potência máxima.
Atenção: tudo depente do micoondas, no meu tive que por um a um e na potência média para ficar húmido. O melhor é ir vigiando para não queimar!

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Macarons - 1ª Tentativa

Andava há tempos com esta ideia na cabeça! Pesquisa aqui, vê ali e eis que experimentei fazer macarons!! Não é nada dificil, mas tem muitos pormenores que é preciso ter em atenção. Não sairam perfeitos, mas também não ficaram nada mal para os primeiros. Claro que os meus utensilios de pastelaria também não são os melhores e isso também influencia.
Não vou pôr para já a receita porque fiz apenar para meia duzia de macarons, só utilizei uma clara, por isso reduzi muito a receita original. Na próxima vez descrevo todos os pormenores.
Para já deliciem-se só com uma pequena amostra :)





Bom fim-de-semana! :)

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Bolachas de chocolate e Sementes de Linhaça

Ando mesmo numa de bolachas e bolachinhas! Tiro umas ideias daqui outras dali, vou inventando e têm saido muito bem!! Aqui ficam mais umas deliciosas com umas sementinhas que dão uma textura excelente! Mais uma vez a base é igual ás outras que fiz, acrescentado mais umas novidades! Vejam...




Ingredientes:
1 ovo
200gr de manteiga amolecida
100gr de açucar
300gr de farinha
2colheres de sopa de chocolate em pó
2 colheres de sopa de sementes de linhaça.

Preparação:
Eu utilizei a MFP para ajudar a bater e amassar, mas pode ser prefeitamente feito à mão. Depois de tudo misturado, estende-se a massa numa bancada enfarinhada, estica-se e molda-se as bolachinhas. Vai ao forno a 200º por uns 20 minutos e ficam prontissimas! :)

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Iogurte de Tutti - Frutti

Todas as semanas há iogurtes caseiros aqui em casa. Tento sempre ir variando de sabores, com frutas ou cereais, para não cansar. Têm ficado muito bons! Este foi mais um deles, utilizei gelatina em pó o que deixa os iogurtes mais firmes, igualmente bons!
Muito simples!



Ingredientes:
1l de leite magro
2 colheres de sopa de açucar
2 colheres de sopa de gelatina em pó de tutti.frutti
1 iogurte de tutti frutti

Preparação:
Juntam-se todos os ingredientes à temperatura ambiente e mexe-se bem como uma vara de arames. Coloca-se nos frascos da iogurteira e vai para a máquina umas 8 ou 9 horas e fica pronto.

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Nutella Caseira

Eis que descobri a receita da felicidade!! Nutella caseirinha!! Dá para acreditar? Quem não gosta de Nutella? Acho que não existe ninguém que não goste! Claro que tudo o que é caseiro é ainda melhor, para além de que sabemos exatamente como se faz, ao contrário dos produtos que compramos. É muito simples de fazer este creme de avelãs.



Ingredientes:
1/2 chávena de chá de avelãs (descascadas)
3 colheres e sopa de óleo
3 colheres de sopa de açucar
1 pitada de sal
250 gr de chocolate meio amargo

Preparação:
Colocam-se as avelãs na picadora por uns 5minutos, até começar a libertar um óleo e até ficar uma espécie de pasta. Depois junta-se o óleo, o açucar e o sal e pica-se mais um pouco. Derrete-se o chocolate no microondas ou em banho maria e junta-se ao preparado anterior. Pica-se mais um pouco e por fim coloca-se em frascos.
Se endurecer é só por uns segundos no microondas.

Nota: para tirar a pele das avelãs mais facilmente é só tostá-las um pouco numa frigideira até a pele começar a estalar.

Deliciem-se! =)

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Brownie em Copo

Há uns tempos que ando a experimentar mas ainda não tinha acertado com as quantidades. Ás vezes ficava muito liquido, outras vezes muito denso... Até que finalmente lá acertei! Acho que as imagens falam por si =) 
O frio e a chuva lá fora e um brownie quentinho, fofo, com chocolate a derreter, comido á colher enrolado numa manta a ver TV em casa! É só imaginar.... 




Ingredientes:
2colher de sopa de farinha
2colheres de sopa de açucar
2colheres de sopa de chocolate em pó
1 colher e meia de manteiga derretida
2 colheres de leite
Amendoa picada

Preparação:
Tudo muito bem misturadinho, num copo ou numa caneca, vai ao microndas cerca de 1minuto e está feito!!!

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Participação - Ponto de Rebuçado - 1ano!

O fantástico Blog Ponto de Rebuçado faz um ano e decidiu protor este desafio com o ingrediente mais viciante de sempre: o Chocolate!!! Claro que vou participar! Decido mais uma vez repetir esta receita, fica muito boa, muito fofo!! Claro que é simples, como eu gosto!!

Torta de Chocolate



Ingredientes:
6 ovos
200gr de açucar
180gr de farinha
1c. de chá de fermento
30gr de chocolate

Recheio:
Creme de cacau

Preparação:
Juntam-se todos os engredientes e vai ao forno num tabuleiro previamente untando. Depois é só desenformar para uma folha de papel vegetal, untar com o creme de cacau (ou outra coisa qualquer) e enrolar.

Não costumo ter muita sorte nestas coisas mas... vamos ver!

domingo, 26 de janeiro de 2014

Tabuleiro de Legumes Gratinado

Temos andado a tentar introduzir alguns refeiçoes sem carne ou peixe cá em casa. Não é fácil, para quem foi habituada desde pequeno a uns belos bifes. Mas, em parte, concordo com as opções de quem é vegetariano e percebo o porquê, e até gostava de conseguir ser, mas... é dificil! De qualquer forma tenho conseguido fazer uns belos pratos vegetarianos de vez em quando. Como este tabuleiro de legumes que ficou divinal!



Ingredientes:
Azeite
Cebola
Pimentos
Tomate pelado
Broculos
Ervilhas
Cebolinho
Oregãos
Sal
Pimenta
Vinho branco
Molho Inglês
Polpa de tomate
Macarrão
Queijo ralado

Preparação:
Na wook salteei a cebola picada em azeite, depois junteis os pimentos, o pomate pelado, os broculos e as ervilhas (cerca de 15/20minutos), mexendo sempre, temperei com sal, pimenta, vinho branco, uma colher de sopa de polpa de tomate e umas gotas de molho inglês. Entretanto prepara-se a massa, cozendo em água e sal.
Depois de salteados os legume e cozida a massa juntei tudo num tabuleiro, por cima coloquei o cebolinho e os oregãos e no fim o queijo. Vai ao forno a gratinar a 220º por 10 minutos ou até estar bem corado.

Fica mesmo saboroso e nem se nota que não tem carne ou peixe!

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Compota de Kiwi

Kiwis não faltam aqui em casa e não se podem estragar, claro! Este doce nunca tinha experimentado, mas ficou muito bom. Tem um sabor mais ácido que os doces que tenho feito, ainda assim muito saboroso. Fiz uma pequena quantidade porque também não sabia como ia ficar mas podem experimentar à vontade que não se irão arrepender! :)



Ingredientes:
500gr de Kiwis
400gr de açucar
1 Pau de Canela

Preparação:
Fiz esta compota com a ajuda da minha melhor amiga, a MFP! Reduz em muito o tempo de confeção e não temos que nos preocupar em mexer, é só esperar.
Começa-se por descascar e cortar os kiwis em pedaços pequenos e colocar na cuba da máquina, depois junta-se o açucar (utilizei açucar próprio para compotas, da marca  sidul) e o pau de canela. Programa-se no modo compotas e é só esperar.
Depois de terminar, retirei da cuba e passei a varinha mágica. Coloca-se em frascos et voi lá!!

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Bolachinhas de Canela

E hoje trago mais umas bolachinhas deliciosas que desapareceram num instante. São rápidas a ir para o forno, rápidas a sair e... rápidas a comer!
A base é mesma que as bolachinhas de limão, no entanto, substitui-se o limão por uma colher de chá de canela.

Fácil não é?



Não deprimam com tanta chuva... cozinhem!!! :)

sábado, 18 de janeiro de 2014

Bacalhau à Zé do Pipo

Depois do Natal já ninguem pode ver bacalhau à frente, certo?... Errado! Pelo menos para mim. Gosto muto de bacalhau, e com tantas alternativas que temos é fácil ir variando. Esta é mais uma opção, ótima por sinal. Adoro! fica superu saboroso!



Ingredientes:
Bacalhau demolhado
1 Cebola
Azeite
Maionese:
4 gemas
Pimenta preta
1colher de sopa de mostarda
Sumo de 1/2 limão
1/2 chávena (almoçadeira) de azeite.

Preparação:
Começamos por preparar a maionese caseira: juntam-se os ingredientes todos num copo alto, depois com a varinha mágica, de cima para baixo, com movimentos lentos, começa-se a ligar todos os ingredientes. Obtém-se um creme homogénio. Agora é reservar. 
Entretanto o bacalhau vai a fritar numa frigideira com azeite e cebola cortada ás rodelas (cerca de 10 minutos). epois colocam-se as postas num tabuleiro, com a cebola da frigideira por cima e o azeite. Por cima de cada posta coloca-se a maionese feita anteriormente. Vai ao forno alourar, até ficar com a coloração da foto. A 200º, cerca de 20 minutos mais ou menos.
Serve-se com batata frita ou puré!

domingo, 5 de janeiro de 2014

Bolo de Mel e Canela

Fim de semana com muita chuva e frio o que pede?!
Chá, um bolinho para aquecer a alma e uma lareira de preferência! E este foi o bolinho escolhido para este fim de semana. 
Uma combinação excelente: a canela e o mel! Muito fácil de fazer, já que não é necessário bater as claras à parte, é só juntar tudo e ir ao forno. E fica super fofo!! A melhor maneira de ajudar a passar um fim de semana "invernoso"!




Ingredientes:
5 ovos
3 chávenas (de chá) de farinha
2 chávenas de açucar
1 chávena de óleo
1 chávena de leite
1 colher de chá de canela
2 colheres de sopa de mel
1 colher de sopa de fermento

Preparação:
Tão simples quanto juntar os ingredientes, bater bem até obter um mistura homogénia e ir ao forno bem aquecido a 180º por uns 40 minutos ou até estar bem cozido!


Dica: com nozes moidas também fica muito bom!



sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Bolachinhas de Limão - MFP

A MFP foi sem dúvida a melhor aquisição de sempre. Uso-a quase diáriamente, dá para quase tudo: bolos, pão, compota, até já cozi frango nela. 
Estas bolachinhas ficarm muito boas, a massa ficou excelente, muito macia e muito fácil de moldar. Tirei a ideia da blogosfera claro, encontrei nos Cozinhados da Patricia. Em vez do limão, podemos optar por raspa de laranja, canela, chocolate em pó, entre outros. Sempre com a mesma base. Ora cá vai:

Ingredientes:
1 ovo
100gr de açucar
200gr de manteiga
300gr de farinha
raspa de limão

Preparação:
É importante que sejam introduzidos os ingredientes liquidos primeiro e depois os outros. Primeiro o ovo e a manteiga amolecida e depois a farinha e o açucar e por fim a raspa do limão. É só colocar tudo na cuba da máquina e programar no programa para massa. Depois é estender numa bancada e moldar á vontade.
Vai ao forno por 20 minutos a 180º.




Vão adorar!
Bom fim-de-semana:)

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Licores - Maçã/Canela e Banana

Podemos dizer que a crise que atravessamos tem o seu lado positivo (bem, bem no fundo tem um lado positivo). Um deles é que somos mais criativos em prendas de natal por exemplo, procuramos coisas mais económicas, que no fim nos dão muito gozo fazer e claro, torna os presentes muito mais especiais e pessoais. Este ano, dediquei-me aos licores. Estes foram os primeiros para experimentar. Ficaram ótimos e, quem os recebeu, adorou, pelo menos, tendo em conta os comentários mais ouvidos de certeza que gostaram: "Para o ano podes fazer mais"; "Foste mesmo tu que fizeste?"... eh eh

Licor de Maçã e Canela
Ingredientes:
2 chávenas (Almoçadeiras) de maçã partida com casca
1/2 Chávena de açucar
3paus de canela
1 chávena de água ardente

Preparação:
Coloca-se tudo (as maçãs partidas com a casca, o açucar, os paus de canela e a água ardente) tudo num frasco de vidro e fecha-se. Fica a macerar pelo menos 8 dias, mexendo todos os dias. Ao fim desses dias é preciso coar tudo (preferencialmente com a ajuda de tecido para que nao fiquem particulas a boiar no licor) e colocar em frascos a gosto. Juntei nos frascos os paus de canela que ajudam a dar sabor.




Licor de Banana
Ingredientes:
6 bananas
400gr de açucar
400ml de água
1/2 Litro de água ardente

Preparação:
Este é um pouco diferente. Primeiro cortam-se as bananas em rodelas, coloca-se num frasco de vidro junto com a água ardente, bem fechado, fica a macerar 8 dias, mexendo sempre. Passados esses 8 dias, faz-se uma calda com a água e o açucar: leva-se ao lume até atingir o ponto de pérola.
Coa-se a mistura das bananas e da água ardente e junta-se a calda anterior a este preparado. É possivél que passado uns dias seja necessário coar outra vez, pois fica com depósito. Por fim vai para os frascos e está pronto.

A isto jutaram-se umas etiquetas que ajudaram a compor tudo.

Bom ano a todos!

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Rabanadas

.... ou "fatias douradas" e há ainda quem lhe chame de "fatias parídas". Pra mim serão sempre rabanadas e natal que é natal tem que as ter. Mas também não é preciso chegar ao dia de natal para, efetivamente as provar- Andava a pensar nelas há uns quantos dias, até que me propus a fazê-las e não custa mesmo nada. É tão fácil como estrelar um ovo. Vou tentar dar umas medidas aproximadas porque é um pouco a "olho". Cá vai...

Ingredientes:
Fatias de pão (de forma ou outro)
500 ml de leite
4 colheres de chá de açucar
2 ovos
Óleo
Açucar e canela

Preparação:
É uma receita para cerca de 8 fatias de pão como as da foto. Começamos por aquecer o leite e juntar as colheres de açucar (pessoalmente faço por partes, ou seja, aqueço cerca de 250ml de leite de cada vez num prato de sopa) e batem-se os ovos. Põe-se uma frigideira ao lume com o óleo para fritar, quando o óleo estiver bem quente começamos a fritar as nossas rabanadas. Primeiro passa-se pelo leite e espreme-se o excesso, passa-se no ovo e vai a fritar. Depois de bem douradas, retira-se e ainda quente polvilha-se com açucar e canela.




Uma maravilha!

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Sabor...e Arte!

Para além de cozinhar há muitas outras coisas que adoro fazer, as minhas folgas estão sempre ocupadas e se os dias tivessem 30horas seriam preenchidas de certeza. Este é o meu mais recente hobbie: fazer cachecois!! A ideia é oferecer no natal mas estou a gostar tanto deles que estou tentada a guardar alguns para mim. É realmente viciante, e estes em espiral ficam girissimos. Por isso decidi partilhar!

 Que tal?

Bom fim-se-semana!

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Aletria

Mais uma receita natalicia! Tou a ver que quando chegar realmente ao Natal começo a fazer receitas de páscoa, dado o adianto que levo... eh eh
Eu não gosto muito de arroz doce, e sempre pensei que a aletria fosse parecida pelo que parti do principio que também não gostava. Mas eis que provei a aletria da minha sogra e.... Gostei! Todos os anos lhe peço a receita, mas como é daquelas receitas que ela diz "Isso é mais ou menos a olho", ou "Pões umas quantas meadas e um 1 ou 2 litros de água e vais vendo". E nunca quis arriscar, porque 1 litro é diferente de 2... Mas a experiência já é tanta que é tudo a olho e fica sempre no ponto. Mas, enfim, quis arriscar e, apesar de alguns percalços, não ficou nada mal. Eis então a receita (mais ou menos) certa:

Ingredientes:
1,5l de Água
5 Meadas de Aletria
500gr de Açucar
Casca de Limão
Pau de canela
Canela em pó.

Preparação:
Começa por se levar ao lume a água com o limão e o pau de canela, e deixa-se levantar fervura e apurar. Depois de começar a ferver junta-se a aletria, levanta fervura e põe-se a panela no minimo, fervendo muito lentamente, mais ou menos cerca de 1 hora ou até obter a textura pretendida, ou seja, a água acaba por evaporar e fica só uma "papa" aguada. Despeja-se para uma travessa não muito funda e deixa-se arrefecer. Depois de frio é só decorar com a canela em pó...
Ficou, incrivelmente parecida com a da sogra realmente!



Bom fim-se-semana e agasalhem-se que vai estar frio!!! :)

domingo, 3 de novembro de 2013

Torta de Chocolate (e mais um regresso)

Voltei! Pois eu sei que ja fui e vim várias vezes. Os afazeres da vida por vezes impedem-nos de ter mais tempo para pequenas coisas que nos dão tanto prazer. Alguma coisa tem que ficar para trás e, realmente, o blog tem sido sempre a mais sacrificado. Os cozinhados vão surgindo e vão sendo feitas coisas muito soborosas e engraçadas mas a parte do post é que falha sempre.
Adiante...
Com mais um regresso, regressa um docinho!
Chegamos a Novembro e parece que até já cheira a Natal. É num instante que chegamos a esta altura do ano. Quando entra Outurbro, começamos a ouvir dizer "estamos aqui estamos no Natal", em Novembro já começam a aparecer os anuncios alusivos à época, começamos a pensar em prendas, começo a pensar se irei trabalhar neste ano e num instante está passado. Tempos houve em que ficava entusiasmadissima com esta época, e não é que não goste mas, sinceramente, esta corrida ás compras é uma coisa que me aborrece muitissimo. Mas claro adoro a parte da comidinha boa acompanhada pela familia, ao pé da lareira, com miudos a gritar que nem loucos com o pai Natal (que eles até sabem que é, literalmente o pai ou o irmão).

Para dizer a verdade não foi a pensar nisso que surgiu esta torta, era apenas uma simples torta de chocolate, mas não é que a "magana" ficou parecida com um tronco!! Digo-vos que ficou divinal! Ora anotem aí...



Ingredientes:
6 ovos
200gr de açucar
180gr de farinha
1c. de chá de fermento
30gr de chocolate

Recheio:
Creme de cacau

Preparação:
Juntam-se todos os engredientes e vai ao forno num tabuleiro previamente untando. Depois é só desenformar para uma folha de papel vegetal, untar com o creme de cacau (ou outra coisa qualquer) e enrolar. Ficou mesmo parecida com um tronco! Já sei o que levar para casa da minha mãe no dia 24!
Boa semana!...

terça-feira, 30 de abril de 2013

Creme de Beterraba

Sopa é sempre sopa, seja verão, seja inverno, há sempre uma sopinha no frigorifico.Gosto de experimentar sopas diferentes mas por vezes elas não saem muito como gostaria, às vezes invento de mais :p
Mas esta ficou excelente, a cor é convidativa e o sabor é ainda melhor...

Ingredientes:
2 beterrabas
1 alho francês
200gr de abóbora
3 batatas grandes
2/3 cenouras
Caldo de carne
Coentros picados
Sal

Preparação:
Colocam-se os legumes todos na panela com o caldo de carne (eu tinha caldo de carne, de ter cozido umas pernas de frango á uns tempos, e claro tudo se aproveita), cozem-se os legumes e tempera-se com sal, passam-se na varinha mágica. Se necessário adiciona-se mais água. Mesmo antes de servir polvilha-se com coentros.



sexta-feira, 26 de abril de 2013

Bolinhos de Café

Belos bolinhos,super rápidos de fazer e muito saborosos. O sabor do café é optimo, quase parece que estamos a tomar o pequeno almoço :)

Ingredientes:
50gr de manteiga derretida
300gr de açúca
2 ovos
125gr de farinha
1,5dl de leite
1dl de café

Preparação:
Nada mais facil que juntar os ingredientes,  misturar tudo muito bem, dispor em formas e levar ao forno por cerca de 30 minutos a 180graus.
Experimentem, boa semana!! :)

sábado, 6 de abril de 2013

Empadas de Frango

Em minha casa nada se estraga, comida não vai fora: é utilizada de outras formas, é congelada, mas para o lixo não vai de certeza. Estas empadas foram o resultado de uns pedaços de frango que tinham sobrado da refeição anterior.
Foi simplesmente desfiado e refogado em zeite, cebola bem picada, mais algum tempero (sal, pimenta) e mais nada. A massa folhada, que ha sempre no frigorifico, foi cortada á medida, colocado o recheio (não esquecer de dobrar bem as pontas para dentro), uma gema de ovo pincelada por cima, só para dar cor, et voilá....

Bom fim-de-semana

quarta-feira, 27 de março de 2013

E-Mercearia

Aí está a encomenda da e-mercearia! São realmente muito eficazes, rápidos, com uns paninhos de oferta e mais uns temperos também oferecidos. Estas encomendas deixa-nos sempre felizes, não é verdade! :)


Boa Semana!

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Pão Brioche

Agora com a MFP há sempre pão fresco! Pão inteiro, pãezinhos, baguetes...Há montes de opções!... Foi, sem duvida, das melhores aquisições!
Estes pães foram feitos com a farinha da marca Nacional para Pão Caseiro, a receita vinha na embalagem, para pão de brioche. Ficaram muito saborosos, o leve sabor de laranja é optimo!



Ingredientes:
200ml de leite morno
2 ovos
1 colher de chá de vinho do Porto
60gr de açucar
50gr de Farinha
Raspa de Limão
1 pitada de canela
500gr de Farinha Nacional para Pão Caseiro

Preparação:
Colocar os ingredientes pela ordem indicada na cuba da MFP, seleccionar o programa "Massa". Depois da massa feita, num tabuleiro untado com óleo, coloca-se bolinhas feitas com a massa, vai ao forno a 200º uns 35 a 40 minutos e já está.
É só ir buscar a manteiga e deliciarem-se!

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Tarte de Maça.... e um regresso

De volta mais uma vez... Não, não é por falta de vontade, nem por não ter feito receitas boas e deliciosas, muito pelo contrário, tenho experimentado montes de coisas novas, no entanto, o tempo não é muito para tudo aquilo que se quer fazer. Entre outras das minhas paixões, a corrida, depois há o mestrado (que nunca mais acaba), uma nova hospede de casa (uma cadela amorosa, mas que só faz asneiras!!), resta pouco tempo para ir deixando as novidades. De qualquer das formas, vou tirando fotos, para sempre que houver um buraquinho postar alguma coisa.

Desta feita, surgiu esta tarte de maçã (rápida, ta claro!), retirado do livro de Joana Roque, "Feito em Casa". A unica coisa que demora (e é uma seca!!) é descascar as maçãs e cortá-las, porque o resto é realmente muito fácil, e fica optima, especialmente quando ainda está quente!



Ingredientes:
5 maças (depende do tamanho)
125gr de Açucar
125gr de farinha
125gr de manteiga
3 ovos
Caramelo liquido
Canela em pó
Açucar amarelo

Preparação:
Prepara-se as maças: descasca-se e corta-se em rodelas. Prepara-se a massa: junta-se o açucar, a farinha, os ovos e a manteiga e bate-se tudo muito bem. Numa forma redonda, untada com manteiga e polvilhada com farinha, cobre-se o fundo com caramelo liquido e dispõe-se as maças. Por cima destas, polvilhar com a canela e o açucar amarelo. Verte-se a massa ja feita por cima das maças e vai ao forno a 180º cerca de 35 minutos até estar bem cozido.
Por fim é só desenformar e degustar esta maravilha....