sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Brownie em Copo

Há uns tempos que ando a experimentar mas ainda não tinha acertado com as quantidades. Ás vezes ficava muito liquido, outras vezes muito denso... Até que finalmente lá acertei! Acho que as imagens falam por si =) 
O frio e a chuva lá fora e um brownie quentinho, fofo, com chocolate a derreter, comido á colher enrolado numa manta a ver TV em casa! É só imaginar.... 




Ingredientes:
2colher de sopa de farinha
2colheres de sopa de açucar
2colheres de sopa de chocolate em pó
1 colher e meia de manteiga derretida
2 colheres de leite
Amendoa picada

Preparação:
Tudo muito bem misturadinho, num copo ou numa caneca, vai ao microndas cerca de 1minuto e está feito!!!

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Participação - Ponto de Rebuçado - 1ano!

O fantástico Blog Ponto de Rebuçado faz um ano e decidiu protor este desafio com o ingrediente mais viciante de sempre: o Chocolate!!! Claro que vou participar! Decido mais uma vez repetir esta receita, fica muito boa, muito fofo!! Claro que é simples, como eu gosto!!

Torta de Chocolate



Ingredientes:
6 ovos
200gr de açucar
180gr de farinha
1c. de chá de fermento
30gr de chocolate

Recheio:
Creme de cacau

Preparação:
Juntam-se todos os engredientes e vai ao forno num tabuleiro previamente untando. Depois é só desenformar para uma folha de papel vegetal, untar com o creme de cacau (ou outra coisa qualquer) e enrolar.

Não costumo ter muita sorte nestas coisas mas... vamos ver!

domingo, 26 de janeiro de 2014

Tabuleiro de Legumes Gratinado

Temos andado a tentar introduzir alguns refeiçoes sem carne ou peixe cá em casa. Não é fácil, para quem foi habituada desde pequeno a uns belos bifes. Mas, em parte, concordo com as opções de quem é vegetariano e percebo o porquê, e até gostava de conseguir ser, mas... é dificil! De qualquer forma tenho conseguido fazer uns belos pratos vegetarianos de vez em quando. Como este tabuleiro de legumes que ficou divinal!



Ingredientes:
Azeite
Cebola
Pimentos
Tomate pelado
Broculos
Ervilhas
Cebolinho
Oregãos
Sal
Pimenta
Vinho branco
Molho Inglês
Polpa de tomate
Macarrão
Queijo ralado

Preparação:
Na wook salteei a cebola picada em azeite, depois junteis os pimentos, o pomate pelado, os broculos e as ervilhas (cerca de 15/20minutos), mexendo sempre, temperei com sal, pimenta, vinho branco, uma colher de sopa de polpa de tomate e umas gotas de molho inglês. Entretanto prepara-se a massa, cozendo em água e sal.
Depois de salteados os legume e cozida a massa juntei tudo num tabuleiro, por cima coloquei o cebolinho e os oregãos e no fim o queijo. Vai ao forno a gratinar a 220º por 10 minutos ou até estar bem corado.

Fica mesmo saboroso e nem se nota que não tem carne ou peixe!

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Compota de Kiwi

Kiwis não faltam aqui em casa e não se podem estragar, claro! Este doce nunca tinha experimentado, mas ficou muito bom. Tem um sabor mais ácido que os doces que tenho feito, ainda assim muito saboroso. Fiz uma pequena quantidade porque também não sabia como ia ficar mas podem experimentar à vontade que não se irão arrepender! :)



Ingredientes:
500gr de Kiwis
400gr de açucar
1 Pau de Canela

Preparação:
Fiz esta compota com a ajuda da minha melhor amiga, a MFP! Reduz em muito o tempo de confeção e não temos que nos preocupar em mexer, é só esperar.
Começa-se por descascar e cortar os kiwis em pedaços pequenos e colocar na cuba da máquina, depois junta-se o açucar (utilizei açucar próprio para compotas, da marca  sidul) e o pau de canela. Programa-se no modo compotas e é só esperar.
Depois de terminar, retirei da cuba e passei a varinha mágica. Coloca-se em frascos et voi lá!!

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Bolachinhas de Canela

E hoje trago mais umas bolachinhas deliciosas que desapareceram num instante. São rápidas a ir para o forno, rápidas a sair e... rápidas a comer!
A base é mesma que as bolachinhas de limão, no entanto, substitui-se o limão por uma colher de chá de canela.

Fácil não é?



Não deprimam com tanta chuva... cozinhem!!! :)

sábado, 18 de janeiro de 2014

Bacalhau à Zé do Pipo

Depois do Natal já ninguem pode ver bacalhau à frente, certo?... Errado! Pelo menos para mim. Gosto muto de bacalhau, e com tantas alternativas que temos é fácil ir variando. Esta é mais uma opção, ótima por sinal. Adoro! fica superu saboroso!



Ingredientes:
Bacalhau demolhado
1 Cebola
Azeite
Maionese:
4 gemas
Pimenta preta
1colher de sopa de mostarda
Sumo de 1/2 limão
1/2 chávena (almoçadeira) de azeite.

Preparação:
Começamos por preparar a maionese caseira: juntam-se os ingredientes todos num copo alto, depois com a varinha mágica, de cima para baixo, com movimentos lentos, começa-se a ligar todos os ingredientes. Obtém-se um creme homogénio. Agora é reservar. 
Entretanto o bacalhau vai a fritar numa frigideira com azeite e cebola cortada ás rodelas (cerca de 10 minutos). epois colocam-se as postas num tabuleiro, com a cebola da frigideira por cima e o azeite. Por cima de cada posta coloca-se a maionese feita anteriormente. Vai ao forno alourar, até ficar com a coloração da foto. A 200º, cerca de 20 minutos mais ou menos.
Serve-se com batata frita ou puré!

domingo, 5 de janeiro de 2014

Bolo de Mel e Canela

Fim de semana com muita chuva e frio o que pede?!
Chá, um bolinho para aquecer a alma e uma lareira de preferência! E este foi o bolinho escolhido para este fim de semana. 
Uma combinação excelente: a canela e o mel! Muito fácil de fazer, já que não é necessário bater as claras à parte, é só juntar tudo e ir ao forno. E fica super fofo!! A melhor maneira de ajudar a passar um fim de semana "invernoso"!




Ingredientes:
5 ovos
3 chávenas (de chá) de farinha
2 chávenas de açucar
1 chávena de óleo
1 chávena de leite
1 colher de chá de canela
2 colheres de sopa de mel
1 colher de sopa de fermento

Preparação:
Tão simples quanto juntar os ingredientes, bater bem até obter um mistura homogénia e ir ao forno bem aquecido a 180º por uns 40 minutos ou até estar bem cozido!


Dica: com nozes moidas também fica muito bom!



sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Bolachinhas de Limão - MFP

A MFP foi sem dúvida a melhor aquisição de sempre. Uso-a quase diáriamente, dá para quase tudo: bolos, pão, compota, até já cozi frango nela. 
Estas bolachinhas ficarm muito boas, a massa ficou excelente, muito macia e muito fácil de moldar. Tirei a ideia da blogosfera claro, encontrei nos Cozinhados da Patricia. Em vez do limão, podemos optar por raspa de laranja, canela, chocolate em pó, entre outros. Sempre com a mesma base. Ora cá vai:

Ingredientes:
1 ovo
100gr de açucar
200gr de manteiga
300gr de farinha
raspa de limão

Preparação:
É importante que sejam introduzidos os ingredientes liquidos primeiro e depois os outros. Primeiro o ovo e a manteiga amolecida e depois a farinha e o açucar e por fim a raspa do limão. É só colocar tudo na cuba da máquina e programar no programa para massa. Depois é estender numa bancada e moldar á vontade.
Vai ao forno por 20 minutos a 180º.




Vão adorar!
Bom fim-de-semana:)

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Licores - Maçã/Canela e Banana

Podemos dizer que a crise que atravessamos tem o seu lado positivo (bem, bem no fundo tem um lado positivo). Um deles é que somos mais criativos em prendas de natal por exemplo, procuramos coisas mais económicas, que no fim nos dão muito gozo fazer e claro, torna os presentes muito mais especiais e pessoais. Este ano, dediquei-me aos licores. Estes foram os primeiros para experimentar. Ficaram ótimos e, quem os recebeu, adorou, pelo menos, tendo em conta os comentários mais ouvidos de certeza que gostaram: "Para o ano podes fazer mais"; "Foste mesmo tu que fizeste?"... eh eh

Licor de Maçã e Canela
Ingredientes:
2 chávenas (Almoçadeiras) de maçã partida com casca
1/2 Chávena de açucar
3paus de canela
1 chávena de água ardente

Preparação:
Coloca-se tudo (as maçãs partidas com a casca, o açucar, os paus de canela e a água ardente) tudo num frasco de vidro e fecha-se. Fica a macerar pelo menos 8 dias, mexendo todos os dias. Ao fim desses dias é preciso coar tudo (preferencialmente com a ajuda de tecido para que nao fiquem particulas a boiar no licor) e colocar em frascos a gosto. Juntei nos frascos os paus de canela que ajudam a dar sabor.




Licor de Banana
Ingredientes:
6 bananas
400gr de açucar
400ml de água
1/2 Litro de água ardente

Preparação:
Este é um pouco diferente. Primeiro cortam-se as bananas em rodelas, coloca-se num frasco de vidro junto com a água ardente, bem fechado, fica a macerar 8 dias, mexendo sempre. Passados esses 8 dias, faz-se uma calda com a água e o açucar: leva-se ao lume até atingir o ponto de pérola.
Coa-se a mistura das bananas e da água ardente e junta-se a calda anterior a este preparado. É possivél que passado uns dias seja necessário coar outra vez, pois fica com depósito. Por fim vai para os frascos e está pronto.

A isto jutaram-se umas etiquetas que ajudaram a compor tudo.

Bom ano a todos!

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Rabanadas

.... ou "fatias douradas" e há ainda quem lhe chame de "fatias parídas". Pra mim serão sempre rabanadas e natal que é natal tem que as ter. Mas também não é preciso chegar ao dia de natal para, efetivamente as provar- Andava a pensar nelas há uns quantos dias, até que me propus a fazê-las e não custa mesmo nada. É tão fácil como estrelar um ovo. Vou tentar dar umas medidas aproximadas porque é um pouco a "olho". Cá vai...

Ingredientes:
Fatias de pão (de forma ou outro)
500 ml de leite
4 colheres de chá de açucar
2 ovos
Óleo
Açucar e canela

Preparação:
É uma receita para cerca de 8 fatias de pão como as da foto. Começamos por aquecer o leite e juntar as colheres de açucar (pessoalmente faço por partes, ou seja, aqueço cerca de 250ml de leite de cada vez num prato de sopa) e batem-se os ovos. Põe-se uma frigideira ao lume com o óleo para fritar, quando o óleo estiver bem quente começamos a fritar as nossas rabanadas. Primeiro passa-se pelo leite e espreme-se o excesso, passa-se no ovo e vai a fritar. Depois de bem douradas, retira-se e ainda quente polvilha-se com açucar e canela.




Uma maravilha!

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Sabor...e Arte!

Para além de cozinhar há muitas outras coisas que adoro fazer, as minhas folgas estão sempre ocupadas e se os dias tivessem 30horas seriam preenchidas de certeza. Este é o meu mais recente hobbie: fazer cachecois!! A ideia é oferecer no natal mas estou a gostar tanto deles que estou tentada a guardar alguns para mim. É realmente viciante, e estes em espiral ficam girissimos. Por isso decidi partilhar!

 Que tal?

Bom fim-se-semana!

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Aletria

Mais uma receita natalicia! Tou a ver que quando chegar realmente ao Natal começo a fazer receitas de páscoa, dado o adianto que levo... eh eh
Eu não gosto muito de arroz doce, e sempre pensei que a aletria fosse parecida pelo que parti do principio que também não gostava. Mas eis que provei a aletria da minha sogra e.... Gostei! Todos os anos lhe peço a receita, mas como é daquelas receitas que ela diz "Isso é mais ou menos a olho", ou "Pões umas quantas meadas e um 1 ou 2 litros de água e vais vendo". E nunca quis arriscar, porque 1 litro é diferente de 2... Mas a experiência já é tanta que é tudo a olho e fica sempre no ponto. Mas, enfim, quis arriscar e, apesar de alguns percalços, não ficou nada mal. Eis então a receita (mais ou menos) certa:

Ingredientes:
1,5l de Água
5 Meadas de Aletria
500gr de Açucar
Casca de Limão
Pau de canela
Canela em pó.

Preparação:
Começa por se levar ao lume a água com o limão e o pau de canela, e deixa-se levantar fervura e apurar. Depois de começar a ferver junta-se a aletria, levanta fervura e põe-se a panela no minimo, fervendo muito lentamente, mais ou menos cerca de 1 hora ou até obter a textura pretendida, ou seja, a água acaba por evaporar e fica só uma "papa" aguada. Despeja-se para uma travessa não muito funda e deixa-se arrefecer. Depois de frio é só decorar com a canela em pó...
Ficou, incrivelmente parecida com a da sogra realmente!



Bom fim-se-semana e agasalhem-se que vai estar frio!!! :)

domingo, 3 de novembro de 2013

Torta de Chocolate (e mais um regresso)

Voltei! Pois eu sei que ja fui e vim várias vezes. Os afazeres da vida por vezes impedem-nos de ter mais tempo para pequenas coisas que nos dão tanto prazer. Alguma coisa tem que ficar para trás e, realmente, o blog tem sido sempre a mais sacrificado. Os cozinhados vão surgindo e vão sendo feitas coisas muito soborosas e engraçadas mas a parte do post é que falha sempre.
Adiante...
Com mais um regresso, regressa um docinho!
Chegamos a Novembro e parece que até já cheira a Natal. É num instante que chegamos a esta altura do ano. Quando entra Outurbro, começamos a ouvir dizer "estamos aqui estamos no Natal", em Novembro já começam a aparecer os anuncios alusivos à época, começamos a pensar em prendas, começo a pensar se irei trabalhar neste ano e num instante está passado. Tempos houve em que ficava entusiasmadissima com esta época, e não é que não goste mas, sinceramente, esta corrida ás compras é uma coisa que me aborrece muitissimo. Mas claro adoro a parte da comidinha boa acompanhada pela familia, ao pé da lareira, com miudos a gritar que nem loucos com o pai Natal (que eles até sabem que é, literalmente o pai ou o irmão).

Para dizer a verdade não foi a pensar nisso que surgiu esta torta, era apenas uma simples torta de chocolate, mas não é que a "magana" ficou parecida com um tronco!! Digo-vos que ficou divinal! Ora anotem aí...



Ingredientes:
6 ovos
200gr de açucar
180gr de farinha
1c. de chá de fermento
30gr de chocolate

Recheio:
Creme de cacau

Preparação:
Juntam-se todos os engredientes e vai ao forno num tabuleiro previamente untando. Depois é só desenformar para uma folha de papel vegetal, untar com o creme de cacau (ou outra coisa qualquer) e enrolar. Ficou mesmo parecida com um tronco! Já sei o que levar para casa da minha mãe no dia 24!
Boa semana!...

terça-feira, 30 de abril de 2013

Creme de Beterraba

Sopa é sempre sopa, seja verão, seja inverno, há sempre uma sopinha no frigorifico.Gosto de experimentar sopas diferentes mas por vezes elas não saem muito como gostaria, às vezes invento de mais :p
Mas esta ficou excelente, a cor é convidativa e o sabor é ainda melhor...

Ingredientes:
2 beterrabas
1 alho francês
200gr de abóbora
3 batatas grandes
2/3 cenouras
Caldo de carne
Coentros picados
Sal

Preparação:
Colocam-se os legumes todos na panela com o caldo de carne (eu tinha caldo de carne, de ter cozido umas pernas de frango á uns tempos, e claro tudo se aproveita), cozem-se os legumes e tempera-se com sal, passam-se na varinha mágica. Se necessário adiciona-se mais água. Mesmo antes de servir polvilha-se com coentros.



sexta-feira, 26 de abril de 2013

Bolinhos de Café

Belos bolinhos,super rápidos de fazer e muito saborosos. O sabor do café é optimo, quase parece que estamos a tomar o pequeno almoço :)

Ingredientes:
50gr de manteiga derretida
300gr de açúca
2 ovos
125gr de farinha
1,5dl de leite
1dl de café

Preparação:
Nada mais facil que juntar os ingredientes,  misturar tudo muito bem, dispor em formas e levar ao forno por cerca de 30 minutos a 180graus.
Experimentem, boa semana!! :)

sábado, 6 de abril de 2013

Empadas de Frango

Em minha casa nada se estraga, comida não vai fora: é utilizada de outras formas, é congelada, mas para o lixo não vai de certeza. Estas empadas foram o resultado de uns pedaços de frango que tinham sobrado da refeição anterior.
Foi simplesmente desfiado e refogado em zeite, cebola bem picada, mais algum tempero (sal, pimenta) e mais nada. A massa folhada, que ha sempre no frigorifico, foi cortada á medida, colocado o recheio (não esquecer de dobrar bem as pontas para dentro), uma gema de ovo pincelada por cima, só para dar cor, et voilá....

Bom fim-de-semana

quarta-feira, 27 de março de 2013

E-Mercearia

Aí está a encomenda da e-mercearia! São realmente muito eficazes, rápidos, com uns paninhos de oferta e mais uns temperos também oferecidos. Estas encomendas deixa-nos sempre felizes, não é verdade! :)


Boa Semana!

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Pão Brioche

Agora com a MFP há sempre pão fresco! Pão inteiro, pãezinhos, baguetes...Há montes de opções!... Foi, sem duvida, das melhores aquisições!
Estes pães foram feitos com a farinha da marca Nacional para Pão Caseiro, a receita vinha na embalagem, para pão de brioche. Ficaram muito saborosos, o leve sabor de laranja é optimo!



Ingredientes:
200ml de leite morno
2 ovos
1 colher de chá de vinho do Porto
60gr de açucar
50gr de Farinha
Raspa de Limão
1 pitada de canela
500gr de Farinha Nacional para Pão Caseiro

Preparação:
Colocar os ingredientes pela ordem indicada na cuba da MFP, seleccionar o programa "Massa". Depois da massa feita, num tabuleiro untado com óleo, coloca-se bolinhas feitas com a massa, vai ao forno a 200º uns 35 a 40 minutos e já está.
É só ir buscar a manteiga e deliciarem-se!

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Tarte de Maça.... e um regresso

De volta mais uma vez... Não, não é por falta de vontade, nem por não ter feito receitas boas e deliciosas, muito pelo contrário, tenho experimentado montes de coisas novas, no entanto, o tempo não é muito para tudo aquilo que se quer fazer. Entre outras das minhas paixões, a corrida, depois há o mestrado (que nunca mais acaba), uma nova hospede de casa (uma cadela amorosa, mas que só faz asneiras!!), resta pouco tempo para ir deixando as novidades. De qualquer das formas, vou tirando fotos, para sempre que houver um buraquinho postar alguma coisa.

Desta feita, surgiu esta tarte de maçã (rápida, ta claro!), retirado do livro de Joana Roque, "Feito em Casa". A unica coisa que demora (e é uma seca!!) é descascar as maçãs e cortá-las, porque o resto é realmente muito fácil, e fica optima, especialmente quando ainda está quente!



Ingredientes:
5 maças (depende do tamanho)
125gr de Açucar
125gr de farinha
125gr de manteiga
3 ovos
Caramelo liquido
Canela em pó
Açucar amarelo

Preparação:
Prepara-se as maças: descasca-se e corta-se em rodelas. Prepara-se a massa: junta-se o açucar, a farinha, os ovos e a manteiga e bate-se tudo muito bem. Numa forma redonda, untada com manteiga e polvilhada com farinha, cobre-se o fundo com caramelo liquido e dispõe-se as maças. Por cima destas, polvilhar com a canela e o açucar amarelo. Verte-se a massa ja feita por cima das maças e vai ao forno a 180º cerca de 35 minutos até estar bem cozido.
Por fim é só desenformar e degustar esta maravilha....

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Muffins de Chocolate e Maçã

Estes duraram apenas algumas horas, eu só provei o primeiro... :) Por isso penso que os outros estariam bons, pelo tempo que duraram... eh eh
É uma receita do Sá Pessoa, do livro "Entre Pratos", com aquelas pequenas alterações que fazemos sempre, é muito fácil, e deliciosa.



Ingredientes:
220gr de manteiga derretida
2 ovos
2 colheres de sopa de mueseli (eu usei corn-flakes ralado)
170gr de açúcar
2 colheres de chá de fermento
160gr de farinha
2 maças raladas
75gr de chocolate ralado

Preparação:
Inicialmente mistura-se a manteiga com o açucar e bate-se muito bem, juntam-se os ovos, a farinha e o fermento. Depois de triturar os corn.flakes, as maças e o chocolate juntam-se ao preparado anterior. Distribui-se pelas formas e vai ao forno a 180º ate estar bem cozido. No fim polvilha-se com açucar em pó.

Experimentem para o fim-de-semana ser mais docinho :)

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Salada Simples de Tomate e Agrião

Esta é uma salada muito simples, para acompanhamento da refeição principal, ou mesmo como refeição principal.
Porque as saladas não têm que ser apenas de alface ou tomate, acrescentando mais umas coisinhas fica uma salada com um aspecto deferente e muito saborosa.



Ingredientes:
Tomate
Cebola em meias luas
Azeitonas
Queijo fresco
Mistura de rebentos
Agrião
Azeite
Vinagre
Sal
Oregãos

Uma salada é uma salada, e nada mais simples que misturar tudo, cortado em pedaços e temperar com o sal, azeite, vinagre e oregãos!

Boa Semana! Bons Cozinhados!

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Petisco de Corações de Frango

Ótimo petisco, para oferecer a convidados ou simplesmente para se fazer quando se tem vontade. É realmente muito bom e muito simples.



Ingredientes:
Corações de frango
Cebola
Azeite
Alho
Tomate maduro em cubos
Polpa de tomate
Vinho branco
Sal
Pimenta
Coentros

Preparação:
Faz-se um refogado com o azeite, a cebola picado, alhos e o tomate maduro cortado em cubos. Coloca-se depois os corações, temperam-se com sal, pimenta e vinho branco, depois a polpa de tomate. É só deixar cozinhar uns minutos, é muito rápido. No fim, os coentros dão o toque final.
Experimentem:)

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Massa de Polvo

Bem, não queria deixar abandonado o meu blog, mas realmente está a ser difícil! Meto-me em tudo e mais alguma coisa e depois é difícil gerir (e ainda por cima nem tenho filhos, imagino quando tiver =) ). De qualquer das formas vou tentar ir colocando qualquer coisa. Os cozinhados que tenho feito também têm sido pouco interessantes, mas esta semana saiu este prato, uma massa de polvo, nada dificil, e muito bom!



Ingredientes:
1kl de polvo
Massa fusilli
Cebola picada
Chouriço picado
Salsa
Azeite
Molho picante
Vinho branco
Louro
Sal
Pimenta
Tomate pelado

Preparação:
O polvo é cozido, e quando estiver tenro, retira-se. Reserva-se a água do mesmo. Este é cortado em pedaços.
Faz-se um refogado com a cebola picada, o chouriço e o louro. A meio do refogado coloca-se o tomate pelado em pedaços, e deixa-se refogar, junta-se o vinho branco e o molho picante. Vai-se adicionando a água de cozer o polvo, cerca de 1litro. Quando ferver, junta-se a massa, tempera-se com sal e pimenta. Quando a massa estiver quase cozida, junta-se o polvo. Deixa-se cozinhar mais uns minutos e desliga-se.
Deve ser servido de imediato para o molho não secar... Fica optimo!! 

Boa Semana!

sábado, 4 de agosto de 2012

Pão com Chouriço

Qualquer pessoa que gosta de cozinhar, que gosta de coisas fresquinhas e que gosta de comer pensa em ter uma coisa destas!! Eu já tenho a minha! É da Silvercrest, a marca do Lidl, pra já ainda não me arrependi, aliás, estou a adorar! O primeiro pão não saiu muito bem, feito em modo "express", a pressa de experimentar é sempre muita, e ficou comestivél, mas nada de especial.
Este pão foi a segunda tentativa, um pão com chouriço feito com as farinhas da marca Nacional, ficou optimo!!



Ingredientes:
230ml de Água
1 colher de sopa de azeite
50g de manteiga
2ovos 
500g de farinha Nacional Pão Rustico

200g de Chouriço

Preparação:
Os ingredientes são colocados por esta ordem na MFP, reserva-se o chouriço. Eu fiz no programa normal, e ao ouvir o sinal para adicionar, coloquei o chouriço e deixei a maquina fazer o resto.

Passadas umas horas, cá estava o pão fresquinho e delicioso!


quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Sopa de "Sustento"

Pela minha terra é assim que lhe chamamos, ou então sopa de "entulho", porque tem muita coisa, e ficamos completamente satisfeitos só com ela. Esta que fiz, é quase um cozido, com a diferença que o caldo também ficou. E não é tão dificil como pode parecer! 



Ingredientes:
Couve 
Batatas em cubos
Cenoura em cubos
Entrecosto
Orelha do porco
Chouriço
Feijão manteiga
Grão de bico
Cebola picada
Azeite
Sal
Pimenta

Preparação:
Primeiro comecei com um refogado com  cebola e azeite, depois da cebola lourinha adicionei o entrecosto e orelha de porco cortada em pedaços, temperei com sal e pimenta e deixei fritar um pouco. Depois acrescentei água e deixei ferver. Cortei as batatas em cubos bem como a cenoura e foram para o tacho a cozer. Pus também o chouriço (Começou a sentir-se um cheirinho de fazer água na boca.). Mais para o final da cozedura, adicionei a couve cortada, o feijão e o grão. Deixei cozer tudo e está pronto! Servi assim, não passei nada com a varinha, soube muito bem!!!

sábado, 7 de julho de 2012

Horta em Vasos2

Cá estou eu, passando algum tempo é certo, mas trago novidades! 
A horta em vasos tá crescida, está tudo em bom andamento. Estas fotos foram tiradas à algum tempo, já tem mais uns centímetros estes agriões, espero começar a colher dentro de alguns dias!! A salsa e os coentros estão igualmente em bom andamanento. Entretanto, como não pude resistir, já plantei mais uma coisinhas, que em breve irei mostrar!



Ah, comprei o almanaque, claro, como boa jardineira que se preze, pra saber qual a melhor altura para cada hortaliça! eh eh

Bom fim-de-semana!

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Gelado de Meloa

Aqui está mais um gelado feito com a ajuda da maquineta! Ficam cada vez melhores, e o facto de utilizarmos o que quisermos é optimo!! Esta é mais um receita muito muito simples com meloa que se transforma em puré com  varinha mágica, junta-se a um pacote de natas previamente batidas e 3 colheres de sopa de leite condensado.
Depois deita-se na maquina de gelados uns 40 minutos e está pronto!


Aguardem noticias da minha mini-horta, está tudo a crescer de dia para dia, para meu espanto! Afinal uns simples vasos chegam para umas hortaliças frescas em casa!!

quarta-feira, 13 de junho de 2012

A minha Horta

Desde que me mudei para casa nova que tenho andado a pensar em fazer uns canteiros com ervas aromáticas ou mesmo algumas verduras. Apesar de ser uma casa grande, terra propriamente dita não tenho, mas não queria que isso me impedisse de ter a minha própria horta. Só é preciso algum espaço (pouco), sol, água, amor e carinho (é preciso disto em tudo o que fazemos, não é verdade?).
Então comecei a pesquisar (e não têm noção das coisas que há sobre "hortas em espaços pequenos" - é um mundo), aprendi como se faz, comprei o material necessário e comecei! 



É algo realmente fácil de fazer, e podemos ter legumes ou ervas aromáticas frescas sempre que queremos, para além de ser relaxante e de ser um hobbie fantástico. 
É apenas necessário, floreiras (como na foto) ou qualquer vaso relativamente fundo, depois o fundo é coberto por argila, são umas pedrinhas que se compram em qualquer loja de jardinagem, serve para fazer a drenagem da água, já que vamos plantar em vasos, não podemos correr o risco de apodrecer a raiz com a água acumulada. Seguidamente á argila, convem por uma camada pequena de areia e depois então a terra. Depois é só semear o que se quer e esperar que corra tudo bem.



 Eu optei, para já, por semear salsa, coentros e uns agriões, se correr bem, experimento outras coisas.
Este foi o primeiro dia, dentro de mais alguns dias, trago novidades!

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Macflurry Caseiro

Quem não gosto de um macflurry do MAC? É tão bom!! E porque não fazê-lo em casa? É super fácil! Foi a minha segunda tentativa com a máquina de gelados, a primeira não deu com nada, nem sei bem porquê, mas agora ficou maravilhoso!! 



Ingredientes:
M&M's 
2 pacotes de natas
1 lata de leite condensado

Preparação:
Bate-se bem as natas até ficarem bem firmes e junta-se o leite condensado. Liga-se a máquina de gelados, e vai-se deitando o preparado pela abertura. Pica-se grosseiramente os M&M's e junta-se na maquina também. Reserva-se alguns para colocar depois.
Depois é só por numa caixa hermética ou algo do género e vai pro congelador.

Super fácil e delicioso!!

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Caldo Verde

Estamos no Verão e apetece mesmo é coisas frescas, mas também é preciso aconchegar o estômago com umas sopinhas de vez em quando, não é? Então decidi-me por um caldo verde que sabe sempre bem!



Ingredientes:
Batatas 
Couve Galega
2 dentes de alho
1 cebola
Água
Sal
Azeite
Chouriço

Preparação:
Para a base da sopa descasca-se batatas, não coloquei quantidades porque depende muito do gosto de cada um e da quantidade que se quer fazer. Há quem goste de um creme mais espesso, outras pessoas mais liquido. O meu ficou mais para o liquido.
As batatas vão a cozer em água, com a cebola e os dentes de alho, tempera-se com sal e azeite e fica a cozer uns 30 ou 35 minutos.
Depois de cozido, passa-se tudo pela varinha mágica e coloca-se a couve cortada para caldo verde (eu comprei já cortada para o efeito) e deixa-se cozer cerca de 10 minutos. Uns minutos antes de desligar coloca-se o chouriço cortado ás rodelas no caldo e está pronto.

Bom resto de semana!

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Nova Amiga

Tenho uma nova aquisição!! É esta menina, amiga do verão! Uma máquina de fazer gelados, que tão bem nos sabem, principalmente nesta altura. Só apreciadora e defensora de tudo o que é caseiro, sem os corantes, nem os conservantes dos produtos que se compram nos supermercados, já para não falar do prazer que nos dá fazer estas coisas, não é verdade! Agora próximo desafio: arranjar tempo para a experimentar!!



Entretanto fico a aguardar proposta de receitas. Já tenho algumas, mas se alguém souber receitas simples e saborosas, sou toda ouvidos!!


domingo, 27 de maio de 2012

Bolinhos de Arroz

Em minha casa sobra sempre muito arroz, depois no dia seguinte já não se come porque já não sabe bem, por isto ou por aquilo e acaba por ir pro lixo. Esta ideia nunca tinha experimentado mas é uma boa alternativa, e nem parece que foi feito de arroz. Gostei e já sei o que fazer para não deitar arroz fora.



Ingredientes:
Sobras de arroz cozinhado
Queijo ralado
Pimenta
Salsa
Pão ralado
2 Ovos

Preparação:
O arroz que me sobrou foi arroz de feijão, juntei-lhe queijo, pimenta, salsa e os ovos batidas.Passei tudo na varinha. Fiz umas bolinhas, do género dos bolinhos de bacalhau, passei pelo pão ralado e vai a fritar. Ficou óptimo!!


quinta-feira, 24 de maio de 2012

Regresso!!

Estou de volta! Ainda não trouxe nenhuma receita hoje, mas brevemente voltarei com mais comidinha simples e saborosa.=)
Não se esqueçam de mim que eu também não me esqueci de vocês!!
Até breve!!

domingo, 6 de maio de 2012

Curta Ausência

Os meus seguidores mais assíduos com certeza têm reparado nas minhas ausências. Pois é, ando em mudanças, não tenho Internet e pouco tempo para cozinhar também.

Não me abandonem... Porque espero regressar com muita comidinha boa, feita na minha nova cozinha!!
Vou tentando acompanhar a blogues-fera sempre que possa.
Até breve!

Beijos e Abraços

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Strogonoff de Peru

Uma comidinha reconfortante, para estes dias frios (e nunca mais vem o calor!)! Muito simples de fazer!



Ingredientes:
Bifes de peru
Cebola
Alho
Mostarda de Dijon
Sal
Pimenta
Limão
Natas de culinária
Arroz
Azeite
Vinho Branco
Salsa

Preparação:
Os bifes de peru são cortados em tiras de strogonoff e temperadas com sal, pimenta, alho picado e limão. Aguardar uns 10/15 minutos. 
Numa frigideira alta, fazer um refogado com cebola picada e azeite, quando estiver louro adicionar a carne e deixar fritar. Temperar com vinha branco. 
Quando estiver quase pronto, colocar uma colher de sopa de mostarda de Dijon e as natas. A carne está pronta.
Depois é só fazer o arroz branco, conforme o gosto de cada um.
No fim, temperar com um pouco de salsa picada, para dar mais sabor e cor!

Espero que o ferido tenham sido óptimo!! Bom resto de semana!

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Bolo de Canela e Erva Doce

Mais um bolinho. Uma variação do bolo de canela que já aqui postei, mas agora também com erva doce. Nunca tinha experimentado, mas gostei, fica diferente. Para além disso, é daqueles rapidíssimos. Muito bom!



Ingredientes:
4 ovos
3 chávenas de chá de açúcar
3 chávenas de chá de farinha
1 chávena de leite
1 chávena de óleo
1 ou 2 colheres de sopa de canela em pó
1 colher de sopa de erva-doce em pó
1 colher de chá de fermento

Preparação:
A preparação passa única e exclusivamente por juntar tudo, colocar numa forma previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha e ir ao forno a 180º durante uns 35 ou 40 minutos. Ou dependendo do forno, ate estar bem cozido.
Espero que gostem! Experimentem!

Bom fim-de-semana!

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Beringelas Vegetarianas Recheadas

Nunca sei como comer beringelas. E sinceramente nunca me apeteceu muito fazer o que quer que seja com ela, aquele aspecto esponjoso... não sei... Mas descobri esta maneira, nem se percebe que estamos a comer beringela e sabe muito bem, como acompanhamento ou mesmo como refeição.




Ingredientes:
1 beringela
Cebola
Cenoura
Pimentos vermelhos e verde
Curgette
Alho francês
Tomate
Sal
Pimenta
Azeite
Queijo para polvilhar

Preparação:
Começa-se por abrir a beringela ao meio e retira-se a polpa das duas metades. Reserva-se esta polpa.
Faz-se um refogado com cebola picada e azeite, quando estiver louro adiciona-se o alho francês cortado em rodela, depois a cenoura picada finamente, bem como o curgette, os pimentos também bem picados, o tomate em pedaços e claro a polpa da beringela. Deixa-se refogar bem, até a os vegetais começarem a perder a agua.
Entretanto tempera-se com sal e pimenta.
Depois de tudo bem refogado, coloca-se este preparado dentro da beringela e polvilha-se com queijo.
Vai ao forno a gratinar e está pronto a servir.

Bom fim-se-semana

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Arroz de Marisco (rápido)

Quando pensamos em arroz de marisco pensamos sempre em algo que dê muito trabalho e demore muito tempo (pelo menos eu pensava), e não é necessariamente assim. Eu fiz este e fica igualmente bom. :)



Ingredientes:
Marisco congelado
Arroz carolino
Pimentos
Cebola
Alho
Cenoura
Tomate
Azeite
Piri-piri
Vinho Branco
Sal
Pimenta
Caldo de marisco
Água
Salsa
Polpa de tomate

Preparação:
Inicialmente, do marisco congelado, retira-se as delicias do mar pois estas só podem ser colocadas no fim. 
Faz-se um refogado com azeite, cebola, alho, pimentos picados e o tomate também em pedaços. Deixa-se alourar tudo muito bem. Depois coloca-se o marisco nesse refogado, a polpa de tomate, rega-se com vinho branco, tempera-se com sal, pimenta e coloca-se o caldo de marisco. Aos poucos vai se pondo água. Quando tiver água suficiente coloca-se o arroz (na medida pretendida, dependendo das pessoas), deixa-se cozer o arroz (o melhor é desligar o fogão quando o arroz ainda estiver um pouco duro, para não cozer de mais). Já no final, coloca-se as delicias do mar. Passado uns dois minutos, desliga-se o fogão e põe-se a salsa (uma quantidade generosa).

Bom apetite! :)

sábado, 31 de março de 2012

Sopa de Tomate

Esta receita já era para ter saído à muito tempo, como alentejana que sou, era inadmissível não ter feito ainda uma sopa destas. Não sabia muito bem como fazer, então retirei do site da Neuza, saborintenso, e fiz como ela fez, para não haver falhas. Ficou uma delicia!



Ingredientes:
1kl de tomate pelado
400gr de batatas
Cebola picada
Alho picado
2folhas de louro
Sal
1 colher de café de açúcar


Preparação:
Começamos por preparar um refogado com a cebola picada, o azeite e os alhos, juntamente com as folhas de loura. Quando começar a alourar, vai-se juntando o tomate cortado em pedaços. Sempre mexendo. No fim, junta-se ainda o caldo do tomate que ficou, a água e as batatas e deixa-se cozer as batatas alguns minutos neste caldo. No final de cozidas as batatas e depois de retiradas as folhas de louro (não se esqueçam de tirar as folhas de louro!), passa-se tudo com a varinha mágica e a sopa está pronta.

Claro que não podiam faltar os ovos escalfados. Para os confeccionar é só abrir um ovo em água bem quente com um fio de vinagre e deixar escalfar.
E não se esqueçam do pãozinho na sopa!

Bom fim-de-semana!

sábado, 17 de março de 2012

Bolo de Canela

Para adoçar o fim-se-semana, surgiu este bolo de canela, que já há muito tempo pensava fazer. Uma receita dada por uma colega de trabalho (que faz uns óptimos bolos, diga-se de passagem) O bolo é muito saboroso, e deixa um cheirinho a canela pela casa óptimo!



Ingredientes:
5 ovos
3 chávenas de chá de açúcar
3 chávenas de chá de farinha
1 colher de café de fermento
1 chávena de leite
1 chávena de óleo
4/5 colheres de sobremesa de canela em pó

Preparação:
Unta-se uma forma com manteiga e polvilha-se com farinha.
Juntam-se todos os ingredientes e bate-se muito bem até criar uma misturar homogénea. Coloca-se a mistura na forma e vai ao forno a 190º durante cerca de 35minutos, ou dependendo do forno, até estar bem cozido.

Uma delicia!

Salada de Polvo



Aqui está uma receita tão simples de fazer e tão saborosa. Esta foi mesmo a seguir a uma sopinha, num domingo à noite, quando só apetece coisinhas destas.

Ingredientes:
800gr de Polvo congelado
Cebola picada
Salsa picada
Azeite
Vinagre

Preparação:
Coze-se o polvo ainda congelado com um pouco de água, até ficar tenro. Depois de cozido é só cortar em pedaços e temperar: com a cebola e a salsa, azeite e vinagre. Eu gosto com muito vinagre, mas claro depende de casa um. 
Temos uma bela entrada ou mesmo refeição mais leve. Serve-se fria ou ainda quente.

Bom fim-de-semana

domingo, 4 de março de 2012

Salmão no Forno com Pimentos

Muito bem que saiu este salmão! Para compensar, já que ando numa onda de bolos e doces que saem muuuito mal, cá está algo que ficou muito saboroso. Gostei especialmente do acompanhamento de migas!


Ingredientes:
Lombos de Salmão
Cebola
Pimentos
Azeite
Manteiga
Sal
Pimenta
Alho em pó
Pimenta
Vinho Branco

Preparação:
O salmão é muito simples de preparar. Numa tabuleiro com um fio de azeite e cebolas cortadas em meias luas colocam-se os lombos de salmão. Por cima do salmão coloca-se os pimentos cortados, mais alguma cebola em meias luas, um fio de azeite, manteiga, tempera-se com sal, pimenta, alho em pó e vinho branco. Para acompanhar cortei umas batatas em cubos que foram a assar com o salmão.

Fiz ainda umas migas de nabiça, que ficaram óptimas.

Boa Semana:)