segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Licores - Maçã/Canela e Banana

Podemos dizer que a crise que atravessamos tem o seu lado positivo (bem, bem no fundo tem um lado positivo). Um deles é que somos mais criativos em prendas de natal por exemplo, procuramos coisas mais económicas, que no fim nos dão muito gozo fazer e claro, torna os presentes muito mais especiais e pessoais. Este ano, dediquei-me aos licores. Estes foram os primeiros para experimentar. Ficaram ótimos e, quem os recebeu, adorou, pelo menos, tendo em conta os comentários mais ouvidos de certeza que gostaram: "Para o ano podes fazer mais"; "Foste mesmo tu que fizeste?"... eh eh

Licor de Maçã e Canela
Ingredientes:
2 chávenas (Almoçadeiras) de maçã partida com casca
1/2 Chávena de açucar
3paus de canela
1 chávena de água ardente

Preparação:
Coloca-se tudo (as maçãs partidas com a casca, o açucar, os paus de canela e a água ardente) tudo num frasco de vidro e fecha-se. Fica a macerar pelo menos 8 dias, mexendo todos os dias. Ao fim desses dias é preciso coar tudo (preferencialmente com a ajuda de tecido para que nao fiquem particulas a boiar no licor) e colocar em frascos a gosto. Juntei nos frascos os paus de canela que ajudam a dar sabor.




Licor de Banana
Ingredientes:
6 bananas
400gr de açucar
400ml de água
1/2 Litro de água ardente

Preparação:
Este é um pouco diferente. Primeiro cortam-se as bananas em rodelas, coloca-se num frasco de vidro junto com a água ardente, bem fechado, fica a macerar 8 dias, mexendo sempre. Passados esses 8 dias, faz-se uma calda com a água e o açucar: leva-se ao lume até atingir o ponto de pérola.
Coa-se a mistura das bananas e da água ardente e junta-se a calda anterior a este preparado. É possivél que passado uns dias seja necessário coar outra vez, pois fica com depósito. Por fim vai para os frascos e está pronto.

A isto jutaram-se umas etiquetas que ajudaram a compor tudo.

Bom ano a todos!

3 comentários: